Enquanto algumas empresas aéreas se distanciam do trade ou preferem limitar suas ações ao grupo dos dez maiores vendedores, levando-os para premiações ao redor do mundo e esquecendo-se de ações para o restante dos agentes de viagens, operadores, consolidadores, outras, como a Iberia, na hora de lançar um produto, fazem a coisa certa. Para celebrar e divulgar o novo voo para o Nordeste, diretores de Madri estiveram no Brasil e encontraram-se com o trade em São Paulo, Fortaleza e Recife, sendo que nas cidades nordestinas também estiveram representantes de capitais vizinhas.
Teve jantar vip para poucos, mas também eventos maiores. A empresa investiu, fez barulho, cumpriu protocolos e conta com a parceria do trade. Era a hora certa de investir e a Iberia soube fazer.
O ano está apenas começando e os fornecedores já sabem onde estará sua verba: anúncios, eventos próprios, eventos de operadoras, eventos de nichos, incentivos, campanhas, ações com empresas e as tradicionais feiras. No final das contas, são essas últimas (as feiras) as que mais sairão perdendo.
Em vez de ser mais um na multidão, as empresas estão preferindo ações mais focadas. “Não temos dinheiro” é desculpa para um mau vendedor ou um vendedor burro. Todos têm dinheiro, só que mudaram a forma de gastá-lo e apostam em relacionamentos diferentes com o cliente. Quem não tem dinheiro não dá 6% mais 10% de comissão… Ou faz festas ou ações caras com apenas um cliente ou parceiro… Assim como a Iberia decidiu investir em três cidades para falar de seu voo novo, outros também partem para o mesmo caminho. Vejam a Delta que escolheu fazer uma ação com o Jornal PANROTAS somente no Centro-Oeste. O foco da empresa é divulgar seu hub em Brasília. Partiu para algo diferente e focado.
Pensem nisso, grandes feiras, grandes eventos. O mundo mudou… Cada fornecedor está fazendo o que acha estar mais certo e adequado a sua marca? Tentem pensar como eles e não como sempre se pensou…
Parabéns à Iberia e sua equipe por essa semana espanhola no Brasil.
E vamos repetir a Carmen dançando frevo, pois esteve lindíssima em Recife.
Artur,
Não apenas os evences dos clientes mudou. Se não tiver relevância é melhor não fazer evento nenhum!
Investir com inteligência é diferente de não gastar. Quem sabe com quem falar, tem assunto para levar e faz o seu trabalho direito ( um evento precisa ser parte de uma estratégia e não um fato isolado) está colhendo bom resultado.
Abraços,
Gustavo
Ao Gilson e toda a equipe Iberia em Pernambuco, parabens pela festa.
Infelizmente nao pude me ausentar de Maceio para participar. Sucesso com o voo !! Marcel/Transamerica Maceio
oi Artur. Estava esperando seu novo post.
Vou parecer um caipira frustrado, mas tenho que dar meu pitaco em seu post.
É bem isso, faz-se eventos para pequenos grupos, normalmente do eixo Rio-Sampa, e deixam de lado os menores e as vezes nem menores, mas os “interioranos” que tem bom poder de compra.
abraço
Conrado