Vocês já devem ter lido e visto (espero) as notas e fotos sobre a abertura do Festival do Turismo de Gramado. Emoção, boa acolhida da cidade, clima ameno (e até frio de noite), gente conhecida se encontrando a cada esquina… É para fechar o ano com chave de ouro. Mas vamos ao que eu não escrevi lá e que aqui, mais livre (e menos lido), posso desenvolver melhor.
Mesmo com a emoção da homenagem à amiga Silvia Zorzanello, Marta Rossi fez questão de dizer que o governo Yeda Crusius foi um passo atrás para o turismo do Rio Grande do Sul. A nova secretária, Abigail Pereira, que assume em janeiro, estava na plateia. O secretário Jorge Drumm, gramadense, ainda tentou fazer graça, mas não deu. Que venha janeiro.
Se alguns ainda procuram a nova Varig, o Festival de Gramado já achou: a Tam, transportadora oficial. Segundo Marta Rossi, o festival tem crescido com a Tam e no mundo todo. Ela fez questão de nominar vários gerentes internacionais da companhia.
Rita Vasconcellos, presidente da Abav-RS, está afinadíssima com o festival. Ajudou a trazer agentes de viagens do Norte e de Mato Grosso. E segundo Marta, 19 presidentes de Abav estão no festival. Kaká comemorou. Michelão perguntou: “pagou quanto pelo merchan?”.
O festival tem 250 jornalistas cobrindo. Vou pular esta parte.
Autoridades no palco, prontas para sentarem nas poltronas e eis que a mestre de cerimônias resolve agradecer a presença de algumas outras que estavam na plateia. Dois presidentes acharam que estavam sendo chamados ao palco. Um subiu e ficou. Outro subiu, não sabia o que fazer, se escondeu atrás de uma planta e desceu com olhar de paisagem. Parecia filme do Peter Sellers. É aquela história: pra que o cara é presidente de entidade? Pra sair em foto, compor mesa de abertura em eventos, ser chamado de presidente… É aquela história: ouviu o galo cantar mas não sabe onde… mas na dúvida, melhor ficar sentado né…
O secretário Jorge Drumm, em um discurso equivocado, ainda elogiou o empresariado, “que é quem faz o turismo acontecer”. Ainda bem que ele sabe né…
Carlos Silva, ainda em clima de eleições, lembrou que Dilma fez sua carreira no Rio Grande do Sul, discorreu sobre verbas do MTur liberadas para Gramado e o RS, assumiu que há gargalos de infraestrutura, pois o turismo cresce mais que o PIB (15% este ano crescerá a indústria), e garantiu que Dilma acertará tudo.
Guilherme Paulus faz suspense sobre o que vai anunciar esta semana, em São Paulo, para sua GJP Participações, que incluirá investimentos no segmento de alto luxo… Projetos desenvolvidos pessoalmente por Gustavo Paulus…
Na hora do Hino do Rio Grande do Sul, os gaúchos cantaram alto e com a mão no peito. O Hino Nacional ninguém cantou, só ouviam-se balbucios. Mas um verso cabe bem ao festival e ao trabalho de Marta Rossi e Silvia Zorzanello: sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra. Pode não ser o mais modesto dos hinos (mas qual o é?), porém, no caso em questão, pura verdade.
Amanhã estarei aí para conversarmos Artur.
E não se esqueça de separar um tempo para conhecer o templo gaúcho mais importante. A casa do atual bi-campeão da américa e quem sabe bi campeão mundial. O Gigante da Beira-Rio.
Abs
[…] This post was mentioned on Twitter by Danielle Del Colli and Danielle Del Colli, Artur Luiz Andrade. Artur Luiz Andrade said: [BLOG]: GRAMADO 2010 – BASTIDORES http://bit.ly/cYfJWZ […]
Artur,
Silvia e Marta, razão e emoção… Marta e Silvia, emoção e razão…
Nesta pujança em qualquer que seja a ordem se completavam, coisa que poucos, bem poucos são agraciados nesta pauta do merecimento. Afinal, meter a cara e fazer acontecer requer coragem e vontade!
Sobre teus textos aqui, pode ter certeza que é mais lido do que imagina! Joga na busca dos cliques, tempo médio de permanência, chama as origens e depois me conta…super beijo e arrebenta!