Ontem, dentro do evento Go Media 2010, em Toronto, uma reunião de empresas canadenses de turismo com jornalistas convidados do mundo todo, conversei com cerca de 20 desses representantes, no sistema de entrevistas pré-agendadas. Em todos eles, o primeiro tema era: Copa de 2014 e/ou Olimpíada de 2016. Eles pareciam mais excitados que eu com os eventos e como muitos são casados com europeus, estão planejando ir com seus maridos/esposas ao Brasil para a Copa do Mundo de Futebol (o esporte nacional por aqui é o hóquei no gelo). “Não precisa esperar tanto. Pode ir antes”, eu dizia.
A RP do Four Seasons Toronto, que abre um prédio exclusivo em 2012 e fecha o atual, e que também faz o Festival Internacional de Cinema de Toronto, disse que tem visto muitos eventos e ações do Brasil no Canadá. “É o momento do Brasil”, disse ela, animada com os eventos esportivos.
Os representantes de Vancouver, que sediou a Olimpíada de Inverno e que usam isso como chamariz (inclusive alguns equipamentos estão abertos aos turistas, como as pistas de bobslede, uma nova opção de esporte com adrenalina para os visitantes), mostram como o evento foi e é importante e estão ansiosos pela passagem pelo Brasil. Antes, há Londres 2012, diz a representante de dois hotéis em Vancouver, casada com um inglês.
Ninguém perguntou sobre violência ou o assalto no Rio (o que, vale destacar, não diminui a importância de se ter um programa efetivo de combate à violência na cidade), todos querem saber como atrair mais brasileiros, mas, da mesma forma, querem visitar o Brasil, a maioria pela primeira vez.
Como sabemos, as oportunidades são de ouro. Não nos interessa o bronze e nem competir por competir. Fomos claros?
Boa noite Artur…..
Mais do que nunca, seu comentário foi magnífico.
Abraços