Eis que chega um e-mail de amigos argentinos (na verdades filhos de amigos), querendo vir passar o Réveillon no Brasil.
Uma pesquisa feita por eles lá na Argentina recolheu como sugestões: Rio de Janeiro, Florianópolis, Praia do Rosa, São Paulo, Bahia. São 13 jovens e querem alugar uma casa, pois acreditam que será mais prático e econômico.
Rio de Janeiro e praias “menos populosas” no litoral paulista foram as duas sugestões que mais os agradaram.
Vamos ao trecho sobre o Rio de Janeiro:
“En Rio, me contaron que el año nuevo es alucinante… de los mejores del mundo…2 millones de personas en Copacabana. Pero también me dijeron que por momentos te avisan que no salgas de tu casa porque están robando, y comienzan los tiros (al punto de matar a los ladrones en plena calle), e inclusive pueden llegar a verse tanques de guerra circulando por la calle…”
Em seguida perguntam: “Cuanto de verdad hay en la historia de Rio en año nuevo? Tanto de la fiesta, como de la inseguridad?”.
A culpa por essa imagem é deles, desinformados, ou nossa, que não os informamos adequadamente? São jovens de 18 anos, que vivem na internet. São de famílias com recursos. Ao menos querem vir ao Brasil, certo?
Que a nova Embratur foque mais na América do Sul e invista também na capacitação do jovem turista.
E quem tiver uma casa para alugar para 13 ou 15 jovens argentinos amedrontados…
Olá Artur. Essa é a imagem que eles tem, e nós tb. É o que o noticiário gosta de mostrar. somente isso. Você já viu focarem outro assunto? Raramente. Por isso entendo o medo deles. Aqui em FLN tb temos esse medo. Sds
Oi, Artur. Acabo de regressar da Europa, mais precisamente da França e Alemanha, de um giro de quase um mês, e esse mesmo receio dos jovens argentinos é o que a grande maioria de lá sente em relação ao nosso Carnaval e às férias por aqui…
Tudo me faz pensar que os investimentos da Embratur, na Europa, não surtiram muito efeito ou será que tudo fica assim tão negativo por causa do noticiário corrente? De fato temos muita coisa ruim acontecendo por aqui, porém vemos outros destinos bem mais problemáticos na berlinda positiva por lá. Por que será?