Nesses tempos estranhos do turismo, eis que me liga um turista, que viu a nota que demos sobre o fechamento da empresa holandesa Holiday Cars, que tinha representante em Ribeirão Preto (para todo o Brasil). Ele estava atrás de algum contato, pois o tal representante, ninguém sabe, ninguém viu. E se quiser reembolso do que pagou e não levou, terá de contratar um advogado… na Holanda.
Ele me explicou por alto seu caso e, solidário, ouvi, pois era o que eu podia fazer. Também não tenho contatos dessa empresa. Em outubro comprara a locação no site da Holiday Cars, em português. Pagou US$ 2 mil por 20 dias de carro na Flórida, no final do ano. Recebeu o voucher por e-mail, mas como metade veio escrita em inglês, ligou para o representante em Ribeirão Preto (o cliente mora em São Paulo) para saber se estava tudo ok. “Tudo certo”, informou a atendente por telefone. Em novembro, hoouve o débito em seu cartão de crédito.
Em dezembro, chega ele com a família para pegar sua supervan no balcão da Avis. Além da falência da Holiday Cars, a Avis informa que a reserva foi feita de forma errada, como se ele morasse na Holanda, e que o valor real seria de US$ 3,5 mil, que ele teve de pagar integralmente, ou suas férias iriam por água abaixo.
Retornando ao Brasil, nada em Ribeirão, apenas uma mensagem eletrônica no telefone da Holanda, dizendo que a empresa tinha fechado, e um e-mail dizendo praticamente o mesmo.
Resignado, mas disposto a reaver o que pagou e ficou indevidamente com a empresa, o turista terminou a ligação agradecendo minha atenção e dizendo: “vivendo e aprendendo”.
Moral da história? São muitas…
Que maravilha heim Artur!!! Vivendo e aprendendo mesmo…
Compra… em site, pois bem, será que o colega:
– verificou a procedência da empresa?
– verificou se possuía inúmeros representantes pelo país, ou se contentou com a ‘representação’ em RAO ?
– que documentos será que possui além de voucher e email? Será que existe dados da representação, endereço, representante, etc.?
Pois então, será que ele conhece Amsterdam? Lá realmente ele tem um pouco mais de ‘campo’ para tentar seu prejuízo e restituição do valor pago…
Agora se esse representante é encontrado por aqui (óbvio, pode ser demandado legalmente no país)…
Mas o colega cliente, com certeza, tira a lenha e apresenta a fogueira para ele… !!
Abraço!
Com um agente de viagens devidamente estabelecido esse senhor nao teria gasto nada a mais pois as locadoras ainda comissionam os agentes, e ele teria a garantia pois a agencia responderia solidariamente tendo que ressarcir o cliente.
Realmente espero que tenha aprendido em sua proxima viagem procurar por um Agente de Viagens ….
Caro Artur
Aproveitando o seu post, gostaria de esclarecer que esta empresa nada tem a ver com a Holiday Autos. A Holiday Autos, estabelecida no Brasil desde 1998, inclusive atendeu várias agências de viagens e operadoras que se viram prejudicadas pelo fechamento da Holiday Cars na semana do Natal.
Nos dias de hoje, é muito importante separar o joio do trigo!
Abraços,
Caro Arthur
Mais um que some e deixa passageiros a ver navios como diria quem trabalha com navios.
E ai ?? Temos novidades da Shangrila ?? Ninguem fala mais nada…….
Osmar
E’ por isso que nos ultimos anos tenho feito reservas em sites que nao pedem informacao de cartao de credito e permitem pagamento no destino. A exemplo tenho usado por varias vezes a Happy Tours (www.happytoursusa.com) para locacao de carros nos EUA e EUR, pois fazem a reserva, me enviam confirmacao com codigo de reserva da propria locadora e so pago la, diretamente no balcao da locadora pela tarifa promocional confirmada.
Pessoal, infelizmente eu também fui prejudicado pela Holiday Cars. Eu aluguei um carro na Avis em outubro para pega-lo em janiero, porém recebi o e-mail dizendo que a empresa faliu no final de dezembro e não recebi nenhum reembolso até agora.
Essa empresa trabalhou muito tempo sem problemas, tenho 02 colegas que alugaram várias vezes pelo site e nunca tiveram problemas. Por este motivo aluguei sem me preocupar… porém aconteceu.. e ficou o prejuízo.
Esta semana eu quero procurar meus direitos… mas nem sei por onde começar pois se trata de uma empresa gringa.
Se alguém souber alguma informação que possa me ajudar, ficarei muito grato!
Obrigado!!
Igor, infelizmente nessa hora os representantes somem. Sei que ele mora em Ribeirão Preto, mas ninguém acha…
Abs
Artur
Nossa, eu entrei no site dessa holidaycars e estava vendo para alugar um carro, porém resolvi pesquisar antes, e estão dizendo que a empresa faliu, mas o site deles ainda está no ar e fazendo locações. então na realidade se trata de golpe?
Wow! In the end I got a webpage from where I be able to genuinely
obtain helpful information concerning my study and knowledge.