Ainda acredito que o modelo de feira precisa ser repensado no turismo brasileiro. Já há eventos apostando mais na capacitação, nas reuniões marcadas, na qualidade sobre a quantidade. A feira da Aviesp, ainda 90% no modelo tradicional, foi um sucesso no que se propôs a fazer.
PONTOS ALTOS
Havia agentes de viagens. Muitos. Mais de 3,6 mil segundo os organizadores. E era fácil reconhecê-los. A toda hora chegavam ônibus com agentes de todo o Estado e de Estados vizinhos. No Seminário Aviesp, a cada pesquisa sobre quem era quem feita por alguém em cima do palco, via-se que 80% dos participantes eram agentes de viagens. Missão cumprida.
O local escolhido foi um acerto. Estar em Campinas, destino de fácil acesso e com muitos atrativos, e no Expo Dom Pedro facilitou a vida de todos. Quem efz bate e volta ainda pôde conhecer um dos maiores shopping do Brasil.
A infraestrutura do centro de convenções é muito boa e todo o evento coube ali: welcome coffee para as caravanas, Seminário Aviesp, almoço de Fortaleza, feira e Festa da CVC.
Os agentes presentes se mostraram bastante interessados. Tanto no seminário quanto na feira. No estande da PANROTAS pediam material que pudessem dar também a seus clientes, comentavam sobre o Jornal PANROTAS, passavam carregados de sacolas. No Seminário Aviesp, participaram ativamente.
A pauta do seminário esteve muito boa. Debates no primeiro dia, motivação no segundo. Tudo correu bem, com pequeno atraso, esperado.
A abertura encontrou boa estrutura no Teatro Castro Mendes, e foi prestigiada pelo ministro Vinicius Lages, que também visitou a feira. A homenagem a Celso Guelfi, da GTA, foi o ponto alto da noite.
A diretoria da Aviesp, unida e integrada (todos sabiam de tudo) foi outro destaque. Não me pareceu que havia disputas, vaidades ou áreas demarcadas. Muito bom.
A capacitação durante a feira lotou as salas disponíveis, seja nos espaços oficiais da Aviesp, as arenas, seja em espaços menos dentro dos estandes. O participantes não quer mais só pegar folhetos e rever fornecedores, mas se atualizar, aprender, voltar para a agência com mais conhecimento.
A proximidade com o Shopping Dom Pedro é um ponto alto. Praticamente todos os participantes fizeram uma visita para comer ou fazer compras. O preço do estacionamento, R$ 6, muito justo.
O Espaço Gol Abracorp foi um primeiro passo e só deve crescer nas próximas edições.
As áreas da Resorts Brasil e da Clia Abremar foram dois grandes acertos.
DEIXOU A DESEJAR (ou PODE MELHORAR)
A cerimônia de abertura foi muito longa. Foi bonito ver a orquestra de viola, mas no encerramento, eles tocaram para meia dúzia de pessoas. Se estamos em busca de conhecimento, lotar uma cerimônia de discursos vai contra esse objetivo. Bastavam discursos do ministro e do presidente da Aviesp. A apresentadora errou vários nomes e não chamava pelo nome quem iria receber os prêmios… Faltou um scirpt mais dinâmico para a moça.
Os banheiros do Expo Dom Pedro pareciam temporários. Precisam ser melhorados com urgência.
Faltou sinalização do lado de fora do evento (como chegar ao Expo Dom Pedro) e um mapa de estandes na parte de dentro. A feira estava pequena, mas as pessoas procuravam pelos estandes, já que faltou sinalização.
Não sei se ainda há necessidade de uma festa, como a da CVC. A maioria das pessoas estava nos bares e restaurantes do shopping ao lado. Melhor fazer eventos menores, para o público que se quer atingir.
A distribuição dos estandes-âncoras podia ser melhor, pois quem ficou na última fila da feira, praticamente passou despercebido.
Senti falta de uma presença maior (e melhor) de ícones do interior, como a Ancoradouro e o grupo Royal Palm Plaza. Ficou estranho o evento ir para Campinas e as empresas da região não se fazerem presentes como se esperava.
O nome “Expo de negócios” é como o da Abav “Expo internacional”. Não vai pegar. Todos vão continuar falando Feira da Aviesp e Feira da Abav.
No geral, foi como um recomeço, um resgate da Aviesp, que deu passos errados no passado indo onde o público não conseguia chegar ou onde não havia estrutura apropriada. Ficou parecendo um Festival de Gramado, um pouco menor, com tudo reunido em um belo espaço, e com participantes interessados. Um evento profissional que só tendte a crescer e melhorar. E que deixou algum dever de casa para a Avirrp. NOTA: 8
E você? O que achou da Aviesp 2015?
Gostei da Aviesp 2015. Local amplo e estacionamento fácil. No almoço de sábado tumultuado. Faltou usar o usual em navios. Pulseiras vermelhas e 40 minutos depois pulseiras azuis. Eliminaria filas intermináveis. As Cias. Aéreas (todas) enviaram profissionais competentes e de carreira e que entendiam nossas necessidades. As operadoras ; hoteis e assistencia em viagens da mesma forma. Por incrivél que possa parecer até as secretarias de turismo dos estados e cidades (que sempre foram horríveis no atendimento) melhoraram e disponham de gente treinada. Parabém a todos.
acho que foi a melhor feira que investi ate hoje ….mais puxa Artur nota 8 ….os caras trabalharam para caramba melhora um pouco ai…dah um 9.0….. rsrsrs …. concordo quem tem muito que tem melhorar em todas as feiras …..só a aviesp e das poucas feiras que ” faz nos sentir ” que eles se preocupa com o agente ….sabe aquele trabalho dedicado ao agente … aqueles detalhes que faz diferença você acha nessa feira …. seus dirigente são dedicados e tem potencial….
parabéns ao Matera e todos dirigentes amigos da Aviesp….
MAIS ALTOS QUE BAIXOS NA AVIESP « Sem reserva http://t.co/RusiFMDt6Y
Eu gostei. Gostei de ser tudo num único espaço, dos treinamento e principalmente do seminário.
Ninguém vai para a feira querendo fazer negócio lá, mas deu para sair de lá com novas idéias e principalmente com alguma esperança de luz no fim do túnel.
Como vc disse no post sobre o ministro, também simpatizei com ele, pena que ele se foi e mais uma vez ficamos aqui a ver navios (indo embora….).
Com certeza, uma das melhores AVIESTUR que ja participamos. Excelente localizacao e organizacao! Bom nivel de Agencias e Agentes em nosso estande, com qualidade no interesse.
jamais deixariamos de prestigiar o nosso Agente de Viagens do Interior, que sempre nos apoiou e ainda nos elege como a melhor Cia Aerea Internacional!.
Parabens AVIESP,! Estaremos sempre juntos!