Temos duas das maravilhas naturais do mundo. E elas são apenas sete. Ok, ok, essas pesquisas/enquetes podem até ser duvidosas, mais sinal de patriotismo e poder econômico, mas o fato é que lá estamos, e isso nos ajuda muito. Atualmente, se é algo que não nos atrapalha já é muito. Positivo então…temos de explorar bem. Já temos o Cristo Redentor como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, e agora a Amazônia e as Cataratas do Iguaçu (ambos destinos divididos com outros países) estão na lista das Maravilhas Naturais.
São dois destinos que já estão no imaginário dos visistantes mundiais, segundo pesquisa feita pela Embratur para a realização do Plano Aquarela, mas que ainda sofrem com tudo o que o próprio País sofre para atrair turistas, mas também com problemas específicos, especialmente de acesso. Chegar a Manaus, portão de entrada para a Amazônia, ou a Foz do Iguaçu não é tarefa das mais fáceis. Há poucos voos e a maioria com escalas. Foz ainda se beneficia por estar mais perto do polo emissor do Sudeste e por ter uma divulgação mais clara e presente, atrações mais conhecidas, um trade que fala a mesma língua. A Amazônia é mais obscura… Poucos sabem o que tem para fazer, a variedade, a riqueza cultural, a infraestrutura existente.
Essa votação é um bom empurrão para que os dois destinos deslanchem. Curiosamente estamos junto a destinos asiáticos e a um sul-africano. É o que todos apontam como a tendência do turismo nos próximos anos. É de se comemorar sim que estejamos em tão boa companhia e de olho no futuro.
Parabéns, Amazônia, Cataratas. Parabéns, Brasil.
Comentar