Home do Blog » Dia a dia » MARKETING DIGITAL (SOL REAL)
Dia a dia

MARKETING DIGITAL (SOL REAL)

As dúvidas que ainda estão na minha cabeça, mesmo depois do Encontro PANROTAS sobre marketing digital.

A campanha da Vivo na internet, com a canção Eduardo e Mônica, do Legião Urbana, foi melhor para a Vivo ou para o Legião? Tendo a achar que para o Legião, pois a Vivo nem vai vender mais smartphones, nem ter sua marca mais reconhecida… E gastou uma grana preta hein…

Sucesso na internet não significa sucesso no “mundo real”, certo? Lembro do caso do filme Serpentes a Bordo, que foi um alarde na net, e afundou nas bilheterias de cinema… O virtual não virou real. Por que essas coisas acontecem? O que fazer para evitar isso? Alguma dica?

Fala-se muito no marketing digital b2c… Alguém pode citar algum exemplo legal b2b na internet ou usando ferramentas digitais?

Muitos usam as redes sociais para fazer referências a programas de TV, como novelas e seriados, reportagens de revistas e jornais, para fazer eco a algo destacado nas mídias tradicionais. Assim sendo… como classificamos esse mix? Assistir à novela da Globo no Globo.com gera audiência somente digital ou pode ser somada à audiência tradicional da novela?

O turismo já aconteceu nas redes sociais e mídias digitais, ou ainda somos pouco ousados e criativos? Falo de empresas e anunciantes, não em vendas (Decolar bomba, claro), mas em marketing e ações. Também não me refiro a blogueiros e celebridades. As empresas usam essas ferramentas e meios como deveriam? Peixe Urbano seria o maior case?

Algum músico ou alguém deixou de viajar de United porque o violão daquele cidadão chegou quebrado e ele fez um vídeo bacana? A decisão de viajar em uma companhia envolve muito mais que isso e quem trabalha com turismo sabe disso. Há a questão do preço, mas também políticas de viagem corporativa, malha, disponibilidade, horário, preferências, companhia durante a viagem, milhas… OK, a United quebrou seu violão, milhões ficaram sabendo… mas agora ela é a maior companhia aérea do mundo e não parece estar perdendo clientes. Na época das subcelebridades (falem mal mas falem de mim, quanto mais bagaceiro melhor…), ganhar um vídeo exclusivo não é tão ruim…é?

Há outras dúvidas… mas vou dar tempo para o Leo, o Guto e os digitais me responderem…

PS Sei que o mundo não é apenas digital hein…

PS2 Preciso de dicas de apps legais para iPad e iPhone… Guto? Anyone? hehe Vamos fazer uma lista legal para o turismo? E outra para diversão? Vamos trocar dicas leitores e blogueiros?

Bom fim de semana

Preciso de sol – REAL e não DIGITAL

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Boa Artur! Nao vamos nos esquecer que no quesito Decolar ,-(o unico que vou falar ,pois nao vejo novelas e as outras atraçoes nem sei do que voce esta falando !kkkkk Desculpe me a ignorancia ! )- Voce ja viu que a propagando dela maior é OFFFFFFFFFFFFF mesmo !
    No bom e velho papel mesmo ! Encarte ( aquela coisa antiga ,lembra..) envolvendo a primeira pagina da FOLHA ( Jornal,aquele treco que diz que ninguem mais le …) E quando voce desce em GRU ,e pega o Taxi(este ,por enquanto ainda nao virou digital ..so em joguinhos on line ) para Sao Paulo, o recibo do cartao de credito ,tem a propaganda da Decolar ) O site dela de compras e digital ,mas a propaganda dela ainda e feita mesmo de papel e na TV e sem duvida ela e um sucesso goste ou nao goste .Eu acho que vou lançar uma jogada no meu site pobre e bobo : Compre na Decolar e tire suas duvidas com a Brasitalia ! Aí cobro uma taxa de consultoria ! O que acha do meu marketing ou coisa que o valha ? kkkk Beijocas VI

  • Artur,

    Nem todo objetivo é venda. O intangível da Vivo ao criar um clipe para uma das músicas mais importantes do rock nacional, que nunca teve um clipe, foi alcançado.
    Milhões de pessoas reviveram anos inesquecíveis de suas próprias vidas, e no final souberam que a mesma companhia que as vezes lhe deixa na mão, foi a responsável.
    E isso, como diz outra empresa, não tem preço.

    A vida não vive do online. Turismo é 100% offline.

    O papel do online é facilitar, aproximar, reduzir, e ampliar o tempo que você tem para pegar o sol. Que se for como o que está aqui em Porto Alegre, lhe proporcionará um fim de semana inesquecível.

    Abs

    • Sol em Porto Alegre? pegou pesado hein, colorado… Mas um dia eu vou!!! Provavelmente junto com o Encontro PANROTAS hehe Abraços e bom fds (que o Inter só lhe traga alegrias, desde que não seja contra o Mengão)

  • Por coincidência fiz um curso de marketing digital esta semana para aprender a mexer com estas ferramentas de forma mais profissional, mas os cases que eles mostraram não consegui ver muita praticidade para o turismo. Fora a verba que se gasta. Há agências de publicidade especializadas nisso e pessoas que só trabalham com isso. Não dá pra ignorar a importância de estar no mundo On Line, mas como você mesmo disse, será que realmente funciona para vender mais pacotes na área de turismo? Eis a questão….

  • Artur, boa tarde!

    Vou aproveitar e fazer meu jabá.
    Enntra na App Store e digite Totum Viagens.É nosso aplicativo para Iphone e Ipad, acredito que um dos primeiros do Brasil para viagens corporativas.
    Temos que buscar o melhor aos nossos clientes.
    Abracos,

  • Artur,

    Eu só entro no youtube prá ver estes mega sucessos de internet se vierem na lista dos top da Veja ou do Estadão – que leio no bom e velho papel….

    Todos os sucessos de twitter (eu ainda não tenho…) eu fico sabendo porque a Contigo e a Veja listam….

    Será que sou uma ave (sem uma asa no momento…) bem rara ??? Brincadeiras a parte acredito que cada produto ou serviço deve fazer um raio x de suas capabilidades e daí então decidir onde vai aplicar seus recursos financeiros e de pessoal. Só porque a internet é barata não quer dizer que vai dar resultado para todos da mesma forma.

    E adorei o exemplo da Viviane acima – EXCELENTE colocação…

    Aqui em Fortaleza está 30 graus e amanhà vai estar iguall

    • Heloisa, passei estes dias super atrapalhada,nao tinha mais entrado no blog do Artuzao ( que agora me deixou com uma BAITA VONTADE DE TOMAR UMA COCA COLA GELADA ,MAS NAO Diet OU light AQUELA QUE ENGORDA MESMO !!!!)Vi seu comentario,gostei muito ! Agradeço ! E vou dizer uma coisa : Nao sei porque mas ,nao tem a minima graça ler livro digital,jornal digital Eu pergunto ? Da para ler jornal digital na mesa ,nquanto voce toma cafe da manha ,pao quentinho , suco de laranja ( cafe da manha quase da Globo ),dá para ler livros digitais na cama deitada ,com cachorro nos pés ? Entao ,to fora kk beijos VI

  • Oi Artur,

    Os cases B2B são os que mais me interessam, embora ainda raros. Se tiver curiosidade em pesquisar, glbalmente, os bons cases são: Cisco (disparado os melhores), Zappos (B2B e B2C), UPS e Dell. No Brasil a TOTVS faz um trabalho bacana.
    Pelo menos essa foi a minha lição de casa.

  • Artur

    Alguns aplicativos interessantes da APPLE STORE:
    REVISTA ISTO É DINHEIRO, a revista é de graça….
    QR READER – bem interessante (esse é perfeito para IPHONE)
    AIRPORTS INFO – te fornece todas as facilidades de todos aeroportos do mundo
    Wheather Channel-
    abraços
    Cássio

  • Artur

    O Bump é um aplicativo interessante que facilita a transferência de dados entre Iphones e Ipads. Se gosta de música não fique sem o Soung Hound (tem versão grátis – suficiente – e paga). TV Free quebra um galho para notícias mas só funciona com wi-fi. Tunein Radio idem para rádios mas também funciona com 3G. HootSuite facilita vida de quem usa mais de uma rede social. Óbvio que existem os apps óbvios (Skype, Facebook, Twitter, MSN, Veja, Exame, Google, etc.) e os específicos de turismo como Tripadvisor, Hoteis.com, Booking.com, Accorhotels, Voos On Line, etc. Há também os ótimos utilitários Ortografia, QR Code, Hot Spot, o Megasena (a esperança é a última que morre, hehe), Wheather Channel, Wikipedia, etc. Aí tem uma listinha para começar a brincar. Tenho certeza que outros farão a lista crescer e poderei também tirar proveito. Isso enquanto espero o app do Panrotas, é claro. Abraços e bom final de semana.

  • Olá Artur,

    Um grande exemplo de B2b são os portais da consolidação. Eles são usados tanto na relação consolidação / agência como na relação agência / corporativo.

    Quanto aos apps, a lista é grande :-). Alem das ótimas dicas do Adriano, adiciono:

    iPhone:
    Lupa – para quem tem mais de 40
    Kindle – tenho em todos meus equipamentos
    iCinemark – mostra o oq está passando onde
    IMDB – ótimo para saber mais sobre aquele filme q vc acabou de ver
    Tradutor Google – parece mágica
    Atomic Web – o browser do iPhone deixa a desejar. Este é uma boa alternativa
    Dropbox – para quem já usa esta ferramenta de armazenamento na nuvem
    AppBox – Várias utilidades de conversão
    OldBooth – mistura fotos antigas com rostos amigos, divertido
    PS Express – PhotoShop express, ótimo para dar uma retocada na imagem
    Mobile RSS – Onde vejo os feeds RSS dos blogs que acompanho.
    Itau – para quem é cliente
    Read It Later – para ler aquilo que vc salvou em outros lugares

    iPad
    Todos do iPhone +
    Flipboard – leitor de Facebook, Twitter e RSS muito bom
    Allrecipes – receitas
    Epicurious – receitas
    Cocktais – drinks

    Um abraço,
    Andre

  • Olha o Marketing Digital rolando aqui gente!
    Artur, os cases de B2B até onde aprendi, são mais raros porque a empresas são feitas de pessoas. E a partir do momento que você está falando para uma empresa via web, você precisa que uma pessoa (C) por trás, responda para você.
    Mesmo que sua ação seja para para atingir a empresa, são as pessoas que trabalham lá que você deve conquistar.
    O que gera reconhecimento para a marca é a forma como ela se comunica / interage com seu público! Por exemplo esse blog, tem conteúdo relevante, se faz presente, gera discussão, conhecimento, você atrai público para o Panrotas através do seu blog que transmite conhecimento.
    E como isso pode ajudar de maneira a atingir o público (B)?
    Simples, a partir do momento que você tem muitos seguidores no seu blog, você se torna relevante para esse público, se esse público é de viagens corporativas, as empresas ligadas a essa área, terão interesse em seu trabalho, que você divulgue a empresa deles para o seu público!
    Pronto, sucesso B2B.
    Espero que tenha ficado claro meus pensamentos, qualquer coisa estou a disposição para bater papo via web 2.0 (interativa) – Blog, Twitter @taliveronezi, e-mail, facebook.

    Quanto mais seguidores, mais influente!

    Segue um aplicativo bacana do ramo de turismo (Accor hotels):
    http://itunes.apple.com/app/accorhotels.com/id337735326?mt=8

    Beijinho

  • Marketing digital é relacionamento e credibilidade – e relacionamento e credibilidade se constroem com o tempo, com a prática, com autenticidade. Não adianta passa anos fazendo algo mal, prestando um mal serviço e construir uma plataforma de marketing digital para querer resultados opostos. O ambiente digital só vai amplificar o bom (ou o mal) trabalho que cada um faz – em qualquer segmento – B2C ou B2B. O digital permite que conversemos. Que as marcas conversem com seu público ou influenciadores, de uma forma espontânea e dinâmica. Permite que façamos isso que estamos fazendo agora – debatendo desinteressadamente um assunto. E assim, dessa forma, vocês constroem o relacionamento do PanRotas com o publico. Aproxima quem nao tem a oportunidade de estar próximo fisicamente, potencializa o tradicional boca a boca… enfim. São ferramentas de comunicação que, se usadas com sabedoria, podem ajudar muito na velocidade da comunicação da credibilidade de uma marca.

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes