Dias agitados, mercado sensível, calos doendo, carnês vencendo, egos murchando… Mas parei um minuto para pensar inspirado por uma ótima frase do Luppa, que falou comigo por telefone na semana passada.
O tema era a concorrência de novos e antigos players e até dos que ainda não chegaram (e nem sabem que vão chegar). Luppa me disse que tem todo um sistema de monitoramento do setor, dos concorrentes, da performance da Trend, empresa que é referência na venda de hotelaria na indústria.
E em um levantamento que fez (e que publicamos no Jornal PANROTAS desta semana), viu que a liderança da Trend continua graças a diversos investimentos recentes, a uma evolução que não pode parar. Cheguei a publicar os índices que ele atribuiu ao seu site e aos dos concorrentes.
Aí ele disse a frase que me fez parar e pensar: “eu não vou mentir para mim mesmo. Seria burrice”. Ou seja, ele tem de saber seus pontos fortes e fracos e os dos concorrentes também. Mentir para si mesmo é a pior mentira… já cantaram isso por aí.
Falar de concorrentes, a gente concordou, pode soar arrogante ou equivocado ou ser mal interpretado, ainda mais em um ambiente pouco profissional e cheio de terceiras intenções como o turismo (e por escrito muitos leem apenas o que querem), mas lembrei de um portal nada ético de nosso setor, que muda os horários das notícias para ficarem perto dos do Portal PANROTAS. Ou seja, enganam o seu bem maior, o leitor, que hoje já sabe ver esses macetes tecnológicos e não prestigia a picaretagem. Mas no fundo, estão enganando mais a eles mesmos. Gênios.
Ontem, na nota da saída da Gabriella Cavalheiro da Trend isso ocorreu de novo. Colocaram duas horas depois, mas maquiaram o horário e “oficialmente” deram em seguida à gente. É isso o que importa mesmo? Eles aceitam essa mentira a eles mesmos na cara dura? Sem tomar um trago antes? Sem tomar um tarja preta antes?
Claro, todos têm de acreditar no seu produto, achar seu nicho, sua estratégia, sua personalidade. Mas com pés na realidade, ainda mais em um mundo de cliques, analytics, resultados imediatos. Personalidade é algo raro hoje em dia, aliás, – conversei com o Paulo Kakinoff, da Gol, sobre isso esta manhã e essa é um dos pilares da empresa – evoluir mas manter o DNA. Ela trouxe o corporativo para dentro de seus aviões, mudou, mas a relação baixo custo/baixa tarifa evoluiu para baixo custo/melhor tarifa. Um belo case.
Também por acaso assisti à Rede TV ontem à noite e acho que ela achou um nicho diferente com a Mariana Godoy, que aumentou a audiência da emissora. Sem chegar perto das concorrentes, pode ser considerada um sucesso. E não precisou camuflar dados. Mentir para anunciantes. Conseguiu, pelo menos aí, escapar da mediocridade.
Não vou dizer para não mentirem, não pecarem, pois cada um sabe da sua vida. E das suas escolhas. Mas terapia e camisa de força podem ajudar a não cair em tentação.
Artur. Você parece nervoso. Kkkk
olha que vc tem participação aí hehe
Lembra daquela frase: ” O Trabalho dignifica o Homem.” muitos vivem de migalhas, e ser profissional é ético, falta muito disso no Trade do Turismo. Forte abraço, sucesso!