Home do Blog » Dia a dia » Na montanha dos gorilas
Dia a dia

Na montanha dos gorilas

(Editorial do Jornal PANROTAS 1.015, cuja edição digital entra daqui a pouco no Portal PANROTAS)

Quem não se emocionou com o drama dos gorilas de Ruanda, ameaçados de extinção até alguns anos atrás devido à caça predatória feita pelos moradores, que sobreviviam graças à venda dos animais, assassinados cruelmente? Na mesma Ruanda, o genocídio originado com a guerra entre as tribos chocou o mundo na mesma época. Tão cruel quanto.

Foi muito interessante, e surpreendente, acompanhar em uma recente edição do programa Fantástico, da Rede Globo, que Ruanda deu a volta por cima e que o turismo é um dos fatores-chave desse novo momento. Os moradores que caçavam os gorilas agora vivem do turismo: levam os visitantes para ver de perto os gigantes das montanhas, que vivem em famílias. São eles que vendem artesanato nas vilas, entre outros produtos e serviços, para os mesmos turistas. É um turismo de experiência, que não é barato, e que integra a comunidade à indústria. Parte do pagamento para o tour é revertido em investimentos nas vilas próximas às montanhas dos gorilas. Segundo a reportagem, cerca de R$ 1 mil por pessoa. Há controle desse fundo, há fiscalização dos investimentos.

Isso é política de turismo. Isso é turismo sustentável. Isso é criatividade com poucos recursos.

Olhar o micro e integrá-lo ao macro também é importante. Já houve tentativas disso nos governos passados aqui no Brasil, mas há falta de continuidade e os municípios acabam dependendo de si mesmo e de seus parlamentares no Congresso, para destinação de verba para obras de pequeno porte. O dinheiro no Brasil circula, mas o retorno é turvo. Taí a Embratur chorando falta de dinheiro para promoção. EBTs parados sem que ninguém se interesse por tocá-los. Salão do Turismo cancelado. Infraestrutura que debocha de nossa cara.

Onde estão nossos gorilas? E nossas experiências únicas? E nossa infraestrutura? É fácil ir de Foz do Iguaçu ao Amazonas? O que pagamos por um resort de selva volta para comunidade? O mesmo para o Pantanal? E as praias do Nordeste? Há uma lógica no fluxo do que entra e do que sai? A mulher rendeira fica com quanto de cada R$ 1 mil? E o vendedor do coco?

Enquanto formos um país injusto, mal organizado e com o turismo relegado ao segundo escalão, não daremos a volta por cima. E não tem Copa do Mundo que reverta isso. É cultural. É ético. É histórico… E um grande evento como esse, mal gerido, pode apenas aprofundar essas diferenças. E manter a (errada) tradição.

Vamos proteger nossos gorilas. Nossos vilarejos. Nossos cidadãos. E fazer os investimentos circularem virtuosamente. Sem cortinas de fumaça. Ou cachoeiras a nossa frente.

Artur Luiz Andrade

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Arthur, olá,

    Seu post me deixou comovido. Será que todos que lêem passarão pelo mesmo sentimento?
    Se sim quem (qual pais) devemos copiar para mudar este “jogo”? Será que temos de inventar a roda?

    Um caso sensacional  e o do prefeito de Rudy Giuliani que mudou a cidade da lama para o vinho (água é pouco). Será que conseguimos fazer o mesmo num pais gigantesco comparado a Manhattan. Espero que sim!

    Abraço

    Marcelo Cohen
    Platinum Turismo

    • Marcelo, a gente sempre acredita, não é mesmo?
      Estou longe do Rio, e acreditava que o Eduardo Paes estava no bom caminho. Sérgio Cabral idem. Aí me aparece o Cachoeira, a Delta… e o ex-ministro da Justiça defendendo o Cachoeira. Achei estranho. Né?
      Abraços e estamos aí
      Obrigado pelo comentário

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes