Home do Blog » Dia a dia » NATAL ILUMINADO DE SÃO PAULO: VocÊ AMA OU ODEIA?
Dia a dia

NATAL ILUMINADO DE SÃO PAULO: VocÊ AMA OU ODEIA?

O Natal… ah, o Natal. Compras e luzes. Luzes e compras. Desde o final de outubro já íamos sendo lembrados: é Natal.

Em São Paulo, já há, porém, a comunidade Eu Odeio o Natal Iluminado, programa da Prefeitura que incentiva a decoração natalina. Só que em uma cidade sem infraestrutura (metrô sobrecarregado e com pouquíssimas linhas, excesso de veículos, falta de vias alternativas, viadutos e desvios, fiscalização zero depois das 20h – os marronzinhos só estão preocupados com o rodízio, e uma engenharia de tráfego capaz de despertar o espanto nos mais boçais dos mortais), Natal Iluminado significa: não vá para a avenida Paulista à noite; não vá ao Ibirapuera à noite; não saia de casa.

É mais um programa de marketing, que quer passar a impressão de um mimo da cidade ao morador. Mas e o transtorno do trânsito madrugada adentro? Ou seja, o programa, que é bom, pois os prédios e bancos estão belíssimos, não é encarado como produto turístico. E sim como ação de marketing. Não há um inentivo à visitação a pé (e nem daria, talvez, devido às limitações do metrô), não há policiamento e fiscalização (veículos travam os cruzamentos, por exemplo), não há ordem. E os próprios visitantes e moradores não apreciam direito. Eu adoraria fazer o roteiro, mas perderia quatro horas dentro de um carro. Andando, só pela avenida Paulista. Mas a segurança não é um primor, digamos, assim.

É o mesmo com a Parada Gay, com as maratonas, com qualquer evento ao ar livre. A cidade vira um caos. Quem há de dar jeito??? 2012, ano de eleições. Alguma proposta para trânsito e segurança?

Recomendo o filme TUDO PELO PODER (The Ides of March)… Mostra a política em seu melhor ângulo.

Enquanto isso, melhor ir para Nova York: mais barato, tem neve de verdade, o metrô te leva pra qualquer canto (MESMO) e não tem propaganda política.

São Paulo é mesmo tudo de bom. Mas está entrangulada. E estrangulando quem está dentro dela.

Não queremos odiar o Natal Iluminado. Será a solução um rodízio para visitação? Senhas distribuídas de acordo com o pagamento do IPTU? Que tal deixar o ano inteiro?

Mais uma vez faltam soluções. E abundam luzes: nos prédios e no asfalto, acompanhadas de buzinas e motoristas irados.

Uma amiga, defendedo o evento, disse: “é só evitar a avenida Paulista”. Ah, como eu não pensei nisso antes?

Ho ho ho.

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Caro Artur,

    Sem duvida é uma relação de amor e odio! Como nao se encantar com as luzes e o clima? Por outro lado, desisti de ver tudo isso ao vivo, melhor pela televisão!

    Abs

  • Artur,

    Você anda caprichando, aliás, o blog, com a sua escrita mais a vontade, na minha opnião valorizou em muito seu trabalho, parabéns!
    Quanto à decoração natalina e o caos causado, é dificil opnar.
    Os de fora acharão sempre maravilhoso, mesmo tendo que levar mais de 1h para rodar os 2km da Paulista; os de casa acharão um absurdo aquele monte de gente que “parece que nunca viu”…
    Se amo ou odeio, nenhuma coisa nem outra. A decoração tem a sua virtude, seu movimento economico etc, e os que não gostam, oras, metro amigo, os pontos mais caóticos tem linhas! Exceto o Ibirapuera, mas é um pedaço da ciade que pode ser evitado…
    O problema maior é o comodismo, é a indivualização de absolutamente tudo, “seus reis e seus umbigos”; inclusive um contraponto com a cultura e os dizeres natalinos.
    Se não houvesse nenhuma luzinha piscando apareceria uma legião malhando a prefeitura e os orgãos envolvidos, dizendo: “um absurdo uma cidade como SP não ter uma decoração de Natal digna do tamanho e importância da cidade”.
    Terminando esse tijolo que virou meu comentário, acho que os que reclamam mesmo, aqueles que ficam loucos de raiva a ponto de dizerem que odeiam, são dois tipos: Os que por algum motivo não puderam ir para NYC nesta época do ano e os que mooooorrem de vontade e nunca foram!
    Abraços,

  • Prezado Arthur.. voce abriu um canal nessa tua materia ; NEW YORK… nao tem o caos tanto qto SAO PAULO.. POREM:
    #1- andasse em fila na 5 Avenida
    #2- entrasse em filas para ver as janelas das grandes lojas ornamentadas
    #3- fila para entrar nas lojas
    #4- Metro tem que ter o maior cuidado senao corre o risco de cair nos trilhos.
    #5- tente pegar um taxi entre 4:00pm- 10:00pm… good luck
    #6- para se atravessar as grandes avenidas a multidao nao permite o semaforo fecha antes que voce consiga chegar a outra calcada….
    Caos Natalino eh geral em grandes Metropoles…. Happy Holidays.

    • Isso é vida minha querida, movimento….as pessoas estão felizes comprando seus presentinhos, acho que tudo isso é melhor que poeira de uma cidade em guerra, moramos no Paraíso!
      Feliz Natal e um ótimo 2012!

  • Sem dúvida, andar pela cidade a noite virou uma aventura! Moro no centro e não acho uma rota que consiga evitar a Av. Paulista ou Ibirapuera para chegar em casa. Tão perto das decorações, impossível ter vontade de curtir!

    Abs

    Carolina

  • Acho bacana a esta “campanha” da nossa prefeitura, acho tão legal que deveriam fazer em qualquer outra cidade para divulgar a cidade de são paulo.

    Como no Natal é verão, poderiam fazer em campos do Jordão, gramado, são Joaquim….TATUI!!!!

    • É que para o Kassab e seu partido não interessam os votos de Campos do Jordão, Gramado, São Joaquim e muito menos Tatuí, onde só há meia dúzia de fazendeiros… Os eleitores dele estão aqui… amando muito tudo isso.

  • Para quem mora ou trabalha na Avenida Paulista, evitá-la não é exatamente uma opção… O metrô é uma boa alternativa, até onde ele alcança. Não odeio as luzes de Natal, mas a falta de planejamento! Já sei, todos os anos, que em 31 de dezembro a Paulista é interditada para São Silvestre e réveillon… Ok! Agora, se isso vai acontecer em todos os finais de semana de dezembro (a interdição das ruas que atravessam a Paulista), seria “adequado” avisar o cidadão que transita pela região…

  • Artur

    Parabéns aos administradores que tiveram estas “brilhantes” idéias, devem morar fora daqui…

    Quanto ao “presente do Santander”, ou seja, a árvore de Natal gigante, tenho algumas sugestões.

    Dá prá trocar e plantar algumas dezenas de árvores pela cidade toda, que seriam iluminadas no Natal ? Árvores Santander por toda a cidade, Ibirapuera livre para todos.

    Já na Paulista, sugiro passar o Natal para janeiro, deve resolver. Ou a idéia do Luciano Guimarães, voto em Tatuí.

    bjs

  • Arthur,

    Lembro da Loja Agaxtur na Rua Vasconcelos Tavares (Santos) e ainda converso copm o pessoal que lá trabalhou. Todos muito bem sucedidos…é uma honra a Agaxtur ter iniciado em minha cidade!
    Um forte abraço e Feliz Natal e um excelente 2012!

  • Artur,

    Eu costumava ir todos os anos a pé ou de metrô ver o Natal iluminado da Paulista com minha sobrinha. Como ela cresceu, já não se interessa mais pelo programa. Como frequentadora do metrô concordo que é um caos esta época do ano para quem precisa passar pela avenida, muitas vezes tenho que andar no meio da rua, porque os pedestres ocupam toda a calçada para assistir aos espetáculos e tirar fotos.
    O que eu acho que acontece é que a população não tem conscientização ou não quer usar o transporte público. Poderia deixar o carro estacionado nos bolsões do metrô da zona sul/norte/leste e oeste e pegar o metrô da linha verde, que ainda é melhor do que os das outras linhas. Sim, é cheio, mas tem ar condicionado e cobre toda a avenida Paulista. Diferente dos nova-iorquinos, o paulistano não quer abrir mão de passear de carro (financiado a perder de vista, mas significa status) e prefere ficar 2 horas preso no trânsito do que passear a pé pela bela avenida.
    Então creio que o problema não seja de transporte público e sim de conscientização daqueles que não abrem mão do carro. Pra mim, passear na Paulista de carro virou programa de índio. É isso.

    Aproveitando desejo um feliz 2012 para você e toda a equipe da redação.

    Patrícia Ribeiro
    Jornalista e assessora de imprensa da Raidho

  • Prezado Artur
    Você é o único articulista com coragem de publicar o que muita gente pensa sobre o Natal Iluminado. Eu mesmo pretendo levar grupo de 3ª idade à Av.
    Paulista e sei o quanto será difícil um guia local trabalhar por lá à noite, ainda que a segurança funcionasse. A imprensa local, infelizmente, enaltece tal atração que poderia ser o mais belo cartão de visita da cidade, não fosse a falta total de planejamento dos órgãos competentes, bem como e até, da boa vontade de CET, polícia, PMSP, etc. E, tudo isso, na principal cidade da
    América do Sul.

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes