Dei um pulinho de três dias até Chicago, voltei hoje e vejo que o debate sobre o tema Decolar.com não chegou a grandes conclusões.
Li os comentários e há insatisfeitos com a Abav, com o fato de o Decolar estar na feira, estar na Abav…com o fato de o Decolar existir. Meio que uma guerra aos grandes. O Decolar.com é ruim porque é grande, para alguns. Pois a notícia é que o maior de todos, o Expedia, já está oficialmente entre nós. Será que já se filiou à Abav?
Deve a Abav virar uma entidade de agências off-line pequenas e médias? Quem define o que é pequena e média? Pequenas e médias brigam pelos mesmos passageiros que as grandes e gigantes? Mas se as grandes e gigantes são tão ruins quanto alguns dizem, a ponto dos passageiros irem procurar as pequenas e médias depois, não estão fazendo um favor a essas últimas? Ou não é bem assim e por serem grandes têm mais reclamações?
Sinceramente, achei que essa discussão (contra os grandes) não existisse mais no trade. Mas existe sim e vamos organizá-la, ouvir as partes sem preconceitos e levar um resumo de tudo isso à Abav (feira e entidade). Uma discussão que tem de ser feita dentro da associação e do evento. A mobilização que causou prova isso.
Até agora, não vi certos e errados, mas profissionais que se dizem atingidos (pela voracidade dos gigantes), outros que se sentem abandonados (pela Abav), outros sem rumo (é papel da Abav isso?)…
Continuo achando, sem dúvidas, que a terra é de gigantes e de bons profissionais de todos os tamanhos. O que não quer dizer que não haja perdas pelo caminho… Cada um terá seu valor reconhecido pelo cliente. Disso tenho certeza, pois assim como no avião há o que paga o mínimo e vai lá atrás, há os que pagam muito e vão na frente e os que pagam um pouco mais, e vão na Economy Plus, ou não se importam de pagar mais por tecnologia, sala vip, bebida… Cada um tem seus interesses e quem vende tem que saber identificá-los e tornar a venda fácil e acessível. A preços diferentes.
Obrigado a todos pro participarem da discussão. Ela há de continuar.
De fato, nenhuma conclusão sobre Decolar. Mas o bicho-papão pinta ser mesmo o Expedia. E, hoje, fui ao site .br deles. Atraido pelo banner de hotel em SPaulo, por R$ 90. Cliquei curioso e trata-se de Plumas MOTEL, na Penha…..irk! Mas foi o suficiente para refletir que NÃO DEVEMOS TEMER EM NADA O DRAGÃO DE KOMODO: EXPEDIA! Eles nao saõ uma empresa “de turismo”. São um grupo “capitalista moderno” que aufere seus ganhos em cima do clique comprador da grande massa. Por isso dependem de “chamariz” desse naipe…. Para o agente velho de estrada, experiente..EXpedia, Decolar da vida, são uma dadiva dos céus…. É entrando nos sites deles, que nós “agentes a la carte”, nós: os dinossauros do turismo, GANHAMOS TODAS E NAO PERDEMOS UMA PARA ELES, usando-os como termo de comparação a nosso favor. Alguem duvida?
Sucesso a todos que estão chegando no mercado e força e determinação , criatividade para os que estão lutando para melhorar suas agencias de turismo.
Quem trabalha não tem tempo para Criticas , Discusão , Debates , deixa para nobres politicos.
Em minha pequena agencia de turismo que existe a 15 anos no mercado a cada dia conquisto mais clientes com foco em serviço , atendimento e bons preços dos operadoras da Braztoa .
Desejo tudo de bom a Expedia , Decolar , Booking .
Cada um só faz o que pode e oferece o que tem para melhor servir ao proximo
Excelente os comentários de nossos amigos Sr. Oldemar e Sr. Luiz Fernando.
Vamos trabalhar, cabeça erguida somente desta maneira iremos desbancar situações adversas. Expédia, Booking e Decolar são papos furados ou como se diz no trade, oba, oba que logo passará.
grato amigo Dario
cada um só mostra o que é, só dá o que tem, só faz o que pode…
bom final de semana
luiz fernando
Sou agente de viagens, tenho 5 agencias diferentes em Sao Paulo, e nunca me filiei a ABAV e depois do que o DEPARTAMENTO JURIDICO ameaçou o colega ali em cima !! EU JAMAIS IREI ME AFILIAR.
quer me processar ? Processe !! mas é a pura verdade
pagou entrou !! a decolar é grande sim ? porem tem qualidade ? nao muito !! com operadores de telemarketing que segue script.
A verdade é cliente que quer praticidade comprara sempre pela internet, e quem quer conforto, segurança, tranquilidade e principalmente COMODIDADE continuara comprando em agencias.
Eu tenho clientes que querem tranquilidade e que façamos todo o roteiro pra ele, ele nao quer ficar pesquisando, entrando em diversos sites, ou mesmo no decolar.
Mas a decolar so aceita cartao de credito, e o publico que nao tem cartao de credito ?
a expedia entrou !! que otimo, voces sabiam que a expedia internacional trabalha como operadora, inclusive vendemos muito e somos comissionados em 10%.
A minha agencia trabalha com publicos segmentados, e com pagamentos diferenciados (transferencias bancarias, creditos em sites, e ate mesmo fiado)
ou as agencias mudam o conceito de ficar atras da cadeira esperando o cliente entrar, ou sim realmente essas agencias entrarao em extinçao.
O futuro é ou voce tem algo a mais pra oferecer do que as OTAS ou voce ja era.
Sejam criativos nobres amigos, todo mundo sempre soube que ABAV, entre outras nao se preocupa e nao faz nada alem do basico, somos sim uito desunidos e por isso sempre preferi estar dessassociado a essas entidades.
nos agentes junto com as operadoras de credibilidade e pratica (trend, cvc, schultz, ehtl entre pouquissimas outras) que sim nos oferecem um sistema online e imediato, para termos esse diferencial para nossos clientes.
Que adianta temos mais de 200 operadoras que a grande maioria quando voce liga solicitando uma cotaçao por que o seu cliente esta na sua frente, e o atendente da operadora, fala pra voce enviar um email, que demora 24 horas pra te responder.
Que cara voce fica com o seu cliente… que tem que esperar 24 horas, vai esperar nada, ele ai entra no decolar, expedia e compra na hora !!
Sejamos espertos. E Srs operadores o senhores estao ultrapassados com atendentes grosseiros e com pouca pratica
Briguem por seus clientes, nao caiam no comodismo, vao a luta e vamos ganhar dinheiro.
Bom essa é minha opiniao
Mariel Macedo
diretor
Pokerviagens
***premiada trend como uma das melhores parceiras em 2011/2012