Home do Blog » Dia a dia » NO RIO, NÃO VÁ DE TÁXI
Dia a dia

NO RIO, NÃO VÁ DE TÁXI

A escandalosa, vergonhosa, lamentável e cndenável situação dos táxis e taxistas do Rio de Janeiro, e de quem deveria fiscalizá-los, mostrada no último Fantástico, da Rede Globo, deve (ou deveria) suscitar reações imediatas das autoridades, incluindo aí o governador reeleito e popular Sérgio Cabral Filho, o prefeito Eduardo Paes, seus secretários de Turismo, Transportes, Segurança e Afins, e dos comandsos dos policiais flagrados cobrando propina para defender taxistas bandidos.

Como confiar em qualquer taxista da cidade depois do que foi mostrado? Quem ameça furar pneus, bater ou matar um outro taxista, quem se vende por R$ 20 por semana, quem atua na ilegalidade fará o que com um passageiro na hora em que estiver endividado, ameaçado ou em situação difícil?

Ouvimos relatos de passageiros assaltados ou ludibriados com a participação dos taxistas. Mas o que vimos em rede nacional é uma vergonha.

As entidades de classe do turismo deveriam exigir reação imediata das autoridades. Como uma empresa vai enviar seu executivo em segurança para o Rio de Janeiro? A medida inicial obrigatória é usar apenas motoristas conhecidos, ou contratados da empresa ou de companhias de receptivo idôneas, ou usar os táxis mais caros.

É a situação exposta no excelente Tropa de Elite 2 na prática. A política fecha os olhos para a polícia corrupta que fecha os olhos para os taxistas corruptos que transportam todos nós.

Atenção senhores Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Márcia Lins, Nilo Sérgio Félix, Antonio Pedro Figueira de Mello, Luiz Strauss, Salvador Saladino, alô Jeanine Pires, senhor Orlando Silva, Carlos Nuzman, Ricardo Teixeira… O cidadão não pode continuar à mercê dessa situação. E um país ou cidade que quer receber os Jogos Militares Mundiais, a Olimpíada e a Copa do Mundo não podem assistir a essa reportagem escandalosa sem nada fazer.

É seguro andar de táxi no Rio?

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

    • vai de taxi de cooperativa . só assim se houver algum erro de taximetro processa a coop e chame a policia. ou vc tem medo de c gamar a policia???

  • Artur,

    então você não leu e ouviu há quase três anos, que em 2014, tudo estará 100%, perfeito e maravilhoso; e há um ano atrás, que em 2016, estará tudo ainda melhor? Seremos uma verdadeira “Suécia”!!! Tudo será resolvido como num passe de mágica. Saúde, educação, segurança pública, e transportes de 1ª linha, como nunca se viu igual!!! Não são promessas vãs, de campanha eleitoral. E, de forma alguma haverá corrupção, ou super-faturamento em qualquer obra realizada para os Meg-Eventos, pois isso seria ultrajante. E, se ocorrer, basta sacar a mesma desculpa, fartamente utilizada nos últimos 7 anos: “Eu não sabia de nada”. Não é este o engôdo empurrado e digerido nessas eleições por mais de 46% da população? Então… Não há o que temer.
    O problema, é que iremos acordar desse sonho (ou será pesadelo), e veremos que muito pouco mudou, além de algumas contas-bancárias… No exterior, é claro.

  • Essa reportagem dos taxis no Rio não é novidade, pois desde aquele absurdo da pancadaria no taxista estamos ao par, e pior, as autoridades e sindicato e etc tb estão ao par, e o que fizeram ? Nada. Assim como tudo. Ultimamente ouço muito falar sobre a copa em 2014 e a olimpíada 2016, as coisas só serão feitas, só funcionarão, somente teremos investimento do poder público para esses dois eventos? que mesmo com toda a sua importãncia, não viveremos somente nesses 2 anos. Creio que dignidade e qualidade de vida ainda, coisas que o Brsil está precisando muito, são mais importantes do que Copa e Olimpíada. Sds

  • É seguro, sim. Todo taxi, no Rio de Janeiro, é obrigado a ter e mostrar o pagamento do seguro para terceiros nas fiscalições que acontecem nas ruas, e uma vez por ano nos postos da SMTR, fora as vistorias do Detran-RJ e IPEM-Rj. O que o programa Fantastico, da emissora Rede Globo, televisionou e denunciou são fatos que ocorrem desde o inicio do transporte de aluguel. Não é nenhuma novidade para taxistas e autoridades. Porem como o proprio sub-secretario alegou, sem um registro de ocorrencia nada se pode fazer. A reportagem só serve como denuncia.
    Grande parte dos passageiros não sabem diferenciar um taxi legal de um taxi ilegal ou pirata. Não se tem uma campanha educacional para isso. Assim como não tem um curso qualitativo para a formaçao de taxistas, para os mesmos saberem seus direitos e deveres. É uma categoria que até hoje não é normalizada, existe uma PL 5509/2009 que é para normalizar e assim os sindicatos terem mais autonomia para a defesa dos bons profissionais.
    Pois o que essa reportagem mostrou, não foram taxistas e sim bandidos. Taxista bandido não fazem nenhuma falta, e devem ser expulsos sem direito a retorno.
    Taxi no Rio de Janeiro é seguro, podem ficar tranquilos.

  • Prezado Arthur,

    Sou totalmente contra em relação as denuncias no fantastico exibida ontem, mas quero abrir discussão que este problema não é exclusividade do Rio de Janeiro pois loteamento de pontos acontece tambem em São Paulo, Brasilia e outras capitais Brasileiras. Vamos denunciar sim pois só assim as autoridades pressionadas tomam atitudes.

  • Artur
    e estamos às vesperas de mais uma ABAV no Rio…
    Será que a maior feira de turismo das Américas merece um cenário como este?

  • Pessoal,
    Quando vou ao Rio, costumo pegar taxi sim, POREM de um senhor conhecido meu de anos.
    No Rio é simplesmente IMPOSSIVEL e muito perigoso pegar taxis. Uma prima pegou taxi no SDU para o Hotel Gloria a poucos anos atras. Cobraram R$ 200,00 dela…. Quando ela reclamou o motorista respondeu: É O PREÇO, PAGUE!
    Meu pai quando começou viajar a trabalho para o Rio, logo nas primeiras vezes na cidade maravilhosa, mesma situação. Cobraram valores altissimos e quando ele reclamou, o motorista armado apontou para ele e disse: PAGA AI CARA…SEM CHORO, SEI SEU HOTEL.
    Triste lamentavel.
    Detalhe: COPA DO MUNDO CHEGANDO, OLIMPIADAS tbem…e NINGUEM faz NADA, absolutamente NADA.

    • Alexandre, vc poderia me enviar o nome desse seu taxista? Estou indo ao Rio dia 15 d ejulho com uma fila de 6 anos e uma mae de 80 anos.
      Muito obrigada
      Gloria Matoso

      • vai de teleurca 35010712 temos 200 carros e se o sr. não puder te atender??? vc vai onde??? temos 200 carros a disposição atendendo todo rio de janeiro

        TELEURCA 35010700

      • Olá Gloria, tudo bem? Estou com uma viagem marcada para o Rio a qual irei sozinha. Estou bastante insegura de pegar táxi devido a todos os comentários que li. Você chegou a ligar para esse senhor que o Alexandre indicou? Aguardo seu retorno. Obrigada

        • Oi Gloria, sou taxista no Rio tendo começado recentemente a atividade pois venho de Portugal faz pouco tempo. Se necessitar de serviço de taxi aqui no Rio pode ligar para mim com toda a segurança. Acredito que haja muita bandidagem neste segmento da taxis mas com certeza que haverá tambem muita gente seria.
          Anote meu contacto: (21) 8577 2731
          Antecipadamente grato
          Ricardo

          • Olá Ricardo, eu e minha prima vamos para o Rio em novembro e gostaríamos de entrar em contato para discutirmos sobre o táxi, pois queremos visitar vário lugares ;D Vc tem algum e-mail de contato??

  • Artur,
    A defesa contra bandidos é policia, quem constata um crime e não comunica é omisso. É uma questão de valores e educação, se voce prefere ser omisso, deixar como estar e pensar que o problema não é seu. Ou fazer o seu dever como cidadão, chamar um agente policial do ou no local e registrar a ocorrencia.
    Todos tem culpa, taxistas legais, taxistas piratas, policiais e cidadões. Taxistas legais, policiais e cidadões pela omissão. Taxistas piratas pela oferta do cidadão.
    Pois se o taxi pirata existe, é porque existe uma oferta de demanda.
    Claro que pode melhorar, colocando o cartão em uma posição de melhor visualização, o telefone da SMTR para denuncia e demais melhorias criativas que ajudam a evitar esses absurdos.
    Mas volto a dizer, taxi no Rio da Janeiro é seguro.

    • Vc ta louco meu amigo!!! Acabei de ser ASSALTADO voltando em um taxi do Galeao, da mafia, nao eh nenhum de fora….. taxistas ladroes nesta cidade!!!!

  • Artur,
    Andar de taxi no Rio e seguro sim,quando chego no Galeao sempre utilizei uma das cooperativas de amarelos credenciados,sao carros novos,motoristas devidamente uniformizados e educados,nunca tive problemas,entendo que estes sim sao os verdadeiros taxistas que infelizmente tem que dividir as ruas do rio com os bandidos que aparecem na reportagem,quem tem de ser cobrado e o poder publico que em vez de fazer o seu papel,aparece ao meu ver como o principal bandido (chefao) na reportagem,e a industria das multas que ninguem fala mais nada,e a do reboque que e a mais nova que tambem nao se fala nada,deixo a palavra aos politicos do e ao Prefeito Eduardo Paes,e aos verdadeiros Taxistas do Rio, um grande abraco e o maior respeito.

  • Artur,
    Então na sua opinião todos os taxistas do Rio são bandidos?
    Seu texto é lamentável! . Somos 32 mil taxistas na cidade e assim como os passageiros também somos vítimas destes bandidos que se passam por taxistas. Recentemente aqui na cidade uma médica foi presa por ter contratado um falso médico que atendeu a menina Joana, então posso afirmar que ir ao médico é perigoso.
    Sinceramente não vejo sua declaração como uma forma de protesto e sim como uma politicagem, a mesma que os brasileiros estão acostumados a ver todos os dias mídia. Meu nome é WAGNER FREITAS DOS SANTOS E DESAFIO QUALQUER PESSOA QUE TENHA VIAJADO NO MEU TÁXI A AFIRMAR QUE NÃO TENHA SIDO TRATADO COM RESPEITO E CORDIALIDADE.

  • Para ser taxista no Rio, é preciso enfrentar uma verdadeira maratona anual de vistorias para obter todos os selos, lacres e certificados, tudo muito oneroso e cansativo, sem contar as 4 certidões de antecedentes criminais, seguros, etc.
    Então alguns pilantras pintam um carro de amarelo e saem pela cidade cometendo barbaridades e o senhor afirma que tais crimes têm a participação de taxistas?
    Um outro problema distinto é a máfia das cooperativas, mas este só atinge aos taxistas não cooperados e não aos passageiros.

    O Rio de Janeiro tem problemas sim, mas continua lindo.
    VENHAM PRA CÁ!!!!!

    • Wagner, não acho que todos os taxistas são pilantras. Não são. Só que os problemas maiores existem nos portões de entrada de turistas, alvos fáceis. Eu trabalho com turismo, com a imagem do Brasil. Lamentável é o que vimos no Fantástico. Lamentável e cruel com quem pega táxi. O Rio continua lindo, mas se continuar à mercê da ordem, das leis, pode prejudicar muita gente ainda, inclusive o País. Na Rodoviária de São Paulo você passa em um guichê e pega um voucher para dar ao taxista. Tudo controlado. Em Congonhas, há fila e pode-se pre-pagar o táxi comum e não apenas o especial. No Rio, no Santos Dumont é bandalha sim. Duas vezes pelo menos o motorista me cobrou R$ 40 para ir a Copacabana. Táxi amarelo com taxímetro. Como sou carioca e sei quanto dá não paguei e ameacei chamar a polícia. Se veem que é turistas enganam sim. Vai ver que o ponto é maldito, é exceção… Eu sempre peguei táxi na rua no Rio e nunca tive problemas. Mas aeroporto e rodoviária é sério e contamos com sua ajuda para moralizar e tratar cidadão e turistas muito bem. O taxista presta um serviço inestimável. Não há dúvida. Mas eu não vou entrar em um carro e perguntar: o senhor é bandido? As autoridades têm de garantir isso. E é bom para vcs também. Abs Artur PS Parabéns ao Fantástico por mostrar o que alguns querem esconder.

      • Caro Artur, concordo em 99% com vc, só discordo quando vc diz de ameaçou chamar a policia quando deveria ter o feito. A grande maioria das pessoas só ameaçam. Eu trabalho em uma grande cooperativa da Barra da Tijuca que presta serviços para a maior casa de shows da cidade, e todos sabemos que em porta de casas de shows a bandidagem tbm age, na semana passada um bandalha cobrou 120,00 por uma corrida até o Recreio, o passageiro recusou, chamou uma radio-patrulha que passava e o bandido foi conduzido pra dp e provavelmente perderá a autonomia. Por isso eu faço uma campanha entre meus passageiros para que não fiquem apenas indignados e denunciem os maus taxistas.

    • wagner, é bem verdade a maratona q vc falou na SMTR , mas só pra quem qr fazert direitnho , pq é so da um “bolinho de dinheiro” q consegue tudo q é selo,tabela , vistoria…! a gnt q gosta de fazer direito fica nas filas e tal , mas ….isso é outra historia

      • E eu ainda acho que a maioria quer fazer direitinho, senão eu não teria perdido um dia inteiro pra aferir o meu taximetro em 2011.
        Fazer o certo não é mais que nossa obrigação, o problema é que o errado ganha mais destaque.
        Concordo com tudo que foi mencionado aqui, só não concordo com o título do blog.

  • Olá Artur,
    Este seu artigo é muito útil.
    Eu já vim várias vezes ao Rio e nunca tive problemas com táxi, porém, reconheço que a quantidade de pessoas estranhas que abordam a gente logo na saída do desembarque é algo inaceitável.
    Depois, resta lamentar profundamente que não exista controle algum sobre esta atividade, principalmente nos aeroportos.
    Fiquei pasmo com a agressão sofrida por um outro taxista no Aeroporto do Galeão. O que aconteceu com os taxistas que bateram no pobre coitado? Pelo jeito nada…
    Para piorar, alguns táxis no Rio sequer tem cinto de segurança como deveria, o cinto fica solto no banco de trás, colocando em risco a vida dos passageiros. Daí eu imagino, o que não vai pensar um turista que visita o Rio vendo uma cena dessas?
    Acordem governantes, ou o Rio será um péssimo exemplo durante os grandes eventos.

    • Pedro, os covardes que agrediram o taxista devariam estar na cadeia, mas o tal taxista não é tão pobrezinho assim, afinal ele já era conhecido no nosso meio por bandalhar nos aeroportos e “meter a faca” nos passageiros. TUDO ERRADO, AGRESSORES, AGREDIDO, GOVERNOS E SOCIEDADE!!!

      • Seguinte, no Galeão, prá ir até icarai-Niteroi os “profissionais” cobram a módica quantia entre R$ 120,00/150,00, um assalto, um ROUBO, o preço é dado no “tiro” quando deveria usar o taximetro. O retorno? Bom, o retorno “pode” ser negociado em até 20% do que der no relógio, repito NEGOCIADO. A corrida no relógio não passará de R$ 70, mais 20% no máximo, chegaria a R$ 84. A diferença é ROUBO, trambicagem do taxista. Cuidado, esse é só um caso. Tem coisa pior do que isso, infelizmente.

  • Só sei que uma droga a extorsão que muitos taxistas fazem aos passageiros.
    Exigir o taxímetro parece um crime para esses caras. Sempre cobram um preço fechado, muito mais alto que o valor real pelo taxímetro. Se você exigir o taxímetro, aparece do nada uma taxa extra para você levar sua mala de mão.
    Sério me irrita essa tendência carioca de passar a perna e se dar bem. Como cobrar dos políticos melhor comportamento se é praxe da sociedade, mesmo dos pobres taxistas, obter vantagem a qualquer custo?

  • você não entende nada de táxi corrupção existe em toda profissão,o que vocês não sabem é que existem 17000 motoristas de táxis auxiliares que pagam até R$ 160,00 de diária por dia,isso gera um efeito dominó,pois o taxista que é explorado passa a explorar também. é preciso agir antes que piore.

  • Sou taxista e reconheço que existem muitos taxistas piratas não só no Rio, isso ocorre em todo o mundo conforme um passageiro me noticiou.
    Entretanto não devemos generalizar. Maus profissionais existem em todos os segmentos.
    Sugiro aos passageiros que solicitem o serviço a alguma cooperativa ou prestadora credenciada junto a SMTr, cadastrando-se a elas.
    essas solicitações não custam mais caro por isso e, os taxis vão buscar os clientes onde eles estiverem, tendo o taximetro ligado guando o cliente embarca.
    desta forma, se houver qualquer problema, o cliente pode reclamar na operadora.
    Boa sorte a todos.

  • Hoje, no cruzamento da João Paulo com Rua do Matoso, um taxista me ofendeu de bebado, drogado e maluco. Senti-me ofendido. Meu crime? Segundo ele, joguei o carro na frente do taxi e parei com o sinal aberto.

    Devo esclarecer que ele estava bem distante e o sinal estava fechado. Ficou claro que ele queria avançar o sinal e, diante do meu carro, isso tornou-se impossível.

    Não tomei nenhuma atitude. Estava com meu filho de dois anos no carro. Aonde posso fornecer a placa desse imbecil?

  • UM BREVE RELATO:
    EM UMA SEXTA FEIRA, SUPOSTAMENTE NORMAL, APÓS LIGAR A SETA, ENTREI COM O MEU CARRO NA FRETE DE UM TAXISTA QUE ESTAVA PARADO NO TRÂNSITO, NA SUBIDO DA PERIMETRAL (AV. BRASIL), SEM TER CAUSADO NENHUM DANO AO CARRO DO PROFISSIONAL. INCONFORMADO, O “PROFISSIONAL DO VOLANTE” ARRANCOU COM O SEU MERIVA PLACA KUZ 9904, Nº 103 DA COOPLEBLON, ENTRANDO NA MINHA FRENTE, DANIFICANDO O MEU PARACHOQUE E PARALAMAS. ASSUSTADO, PEDÍ QUE ELE PARASSE MAIS A FRENTE PARA VERIFICARMOS O MEU PREJUIZO. NA PARADA, ELE TENTOU ARGUMENTAR SEM QUALQUER TIPO DE RAZÃO. OBSERVADA A BARBEIRAGEM DO “PROFISSIONAL DO VOLANTE”, ELE ME DISSE QUE PAGARIA PELA SUA OBRA (LEIA-SE CAGADA). PERGUNTEI SE ELE TINHA UMA OFICINA DE SUA CONFIANÇA E ELE ME RESPONDEU NEGATIVAMENTE, PERMITINDO QUE EU PROCURASSE UMA OFICINA DE MINHA PREFERENCIA. LIGUEI PRA ELE, NO SEU CELULAR, NA SEGUNDA FEIRA, E ELE DISCORDOU DO VALOR DE TREZENTOS REAIS. AGORA, LIGO PARA O MESMO CELULAR E SÓ CONSIGO FALAR COM A SECRETÁRIA ELETRÔNICA DO NÚMERO QUE ELE ME DEU. CONFESSO A MINHA INOCÊNCIA EM CONFIAR, MAIS UMA VEZ, NO SER HUMANO E NÃO FAZER A OCORRÊNCIA POLICIAL. O BRAT. CONCLUSÃO: TIVE QUE ARCAR, SEM PODER, COM O PREJUÍZO CAUSADO POR ESSE PROFISSIONAL DO VOLANTE. O MESMO PROFISSIONAL QUE DEVERIA NOS DAR O EXEMPLO DE DIREÇÃO E CIDADANIA. O MESMO PROFISSIONAL QUE, PRA “PEGAR” UM PASSAGEIRO, ATROPELA ATÉ A MÃE SE ESTIVER EM SEU CAMINHO E, MUITAS VEZES, SEM LIGAR A SETA QUE DEVE SERVIR DE ENFEITE NA MAIORIA DOS TÁXIS.
    DESISTÍ DE INSISTIR EM LIGAR PARA O SUPOSTO CELULAR NA ESPERANÇA DE NÃO DESACREDITAR AINDA MAIS NO SER HUMANO. SOU BASTANTE INTELIGENTE (PORÉM INOCENTE) PARA SABER QUE, POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER, AINDA EXISTEM ALGUMAS POUCAS EXCEÇÕES. MAS, INFELIZMENTE, O JUSTO SEMPRE ACABA PAGANDO PELO PECADOR. É POR ATITUDES COMO ESSAS, QUE FICA MUITO DIFÍCIL PRA NÓS, CIDADÃOS E USUÁRIO DE TÁXIS, DEIXÁRMOS DE ACREDITAR EM LENDAS COMO AS DOS RÁDIO QUE FAZEM O TAXÍMETRO RODAREM MAIS RÁPIDO, O LEVE TOQUE EM ALGUM PEDAL DESAVISADO E OUTRAS ARTIMANHAS QUE PROFISSIONAIS SEM ESCRÚPULOS E SEM PALAVRAS, COMO ESSE CIDADÃO QUE BATEU NO MEU CARRO, DEVAM UTILIZAR.

    PS: O NOME DO “PROFISSIONAL” É LUIS(Z), TEM, APROXIMADAMENTE, 23/24 ANOS, DIRIGE UM MERIVA, PLACA KUZ 9904, DA CCOPLEBLON.

    ASS: UM CIDADÃO INCORFORMADO.

  • Na rodoviaria Novo Rio, a despachante dos taxis, coloca o preço da corrida antes de sair do ponto; liguei para a cooperativa e me informaram que a prefeitura CONCEDEU tarifa FECHADA à cooperativa!
    Para que serve o taxímetro?
    R$19,00 do desembarque até o prédio da prefeirura, e é concessão!!!!!!

  • Caro senhor,sou Rio com muito orgulho da profissão . Lastimável é o se comportamento, colocando no mesmo saco a imensa maioria de chefes de familias, profissionais honestos, dedicados e competentes que não vêm a sua c ategoria reconhecida pelos orgãos locais. Senhor, maus profissionais existem em todas as categorias, no Rio, SP, Minas , enfim acho uma covardia o senhor do alto de sua importancia , querer denegrir a imagem de uma categoria, sem ao menos procurar saber de fato como acontece certas coisas. A rede globo de televisão adora denegrir a imagem do taxista do Rio, vide sua programaçao. Procure o senhor verificar quantas coisas boas nós taxistas do Rio propiciamos aos nossos passageiros e amigos.

  • Caros,

    Para denunciar qualquer irregularidade nos taxis cariocas ligue para

    2599 4728 Opcao 4. Prefeitura do Rio

    Você pode denunciar desde maus tratos, taxímetro adulterado, suspeita de taxi pirata, e taxis que deram voltas para chegar ao destino.

    Tenha em mãos ao menos a placa do carro. O ideal é anotar os dados da licença, que deve estar visível no painel ou vidro do carro.

    Se for turista, ou tiver uma câmera, tire uma foto dessa licença.

    O serviço da prefeitura passa o número do protocolo da reclamacao e avisam sobre as providencias tomadas por SMS.

  • Rio de Janeiro tem os piores taxistas do Brasil eles sabendo que é estrangeiro ou de fora da cidade tentam mesmo levar vantagem, lei de Gerson está arraigada no cerne carioca!

    Instalou no Rio de Janeiro a cultura da bandalha, taxistas e policiais no Rio são muito perigosos!

    Olhe bem o Zé carioca , lei de Gerson e a fama de carioca malandro!

  • ADMIRO O ARTUR MORANDO NO RIO DE JANEIRO E CRITICAR OS TAXISTA TANTO ASSIM. SERÁ QUE TODOS SÃO CANALHAS??? TODOS NÃO PRESTAM??? NÃO É POR AÍ ARTUR!!!! SERÁ QUE O CLIENTE VÊ OS SELOS DA SMTR VIZUALIZADO NOS CARROS::??? SERÁ QUE OS CLIENTES VEEM OS VENTIMENTOS DOS SELOS NOS TAXIS???? NA NOSSA COOPERATIVA UMA PESSOA ESQUECOU UM CELULAR E NÃO LEMBRAVA QUAL VIATURA FOI QUEM O LEVOU, LIGOU PRA COOP. E DISSE O TRAJETO, O HORÁRIO E A CENTRAL ( COMO TUDO É GRAVADO) LOCALIZOU O MOTORISTA E O MESMO LEVOU O APARELHO NA RESIDENCIA DO CLIENTE

    ARTUR, NÃO É POR AÍ!!!! PEGA LEVE E REVEJA OS CONCEITOS EM RELAÇÃO SO RAXISTA.
    E OS TURISTA QUE ENTRAM NO TAXO E FALAM: PAGO 20 REAIS ATÉ O CRISTO, PAGO 50 REAIS ATÉ O PÃO DE AÇUCAR. PAGAR???? VAI NO RELÓGIO, EXISTE RELÓGIO PRA ISSO!!!!!

    QUER SABER OS PREÇOS DE TARIFA TARIFADETAXI.COM.BR

    L[A VC VAI VER TODOS AS TARIFAS DE TODAS AS CIDADES DP BRASIL. E NINGUEM VAI TE EMGANAR POIS, TEM UM VALOR PROXIMADO.

    BOA TARDE ARTUR!!!!!!!

  • Infelizmente o problema não é só com os taxistas. Não querendo generalizar, mas generalizando o problema é a mentalidade carioca.

    Em qualquer cidade onde a palavra “malandro” é considerada elogio, será normal gente tentar te passar a perna, tirar proveito e ainda achar que não tem nada de errado nisso. A mentalidade carioca permite que você passe a perna em parentes, amigos e qualquer um que possa te fornecer alguma vantagem. Já tive amigos cariocas de velha data dizendo “eu posso dar em cima da tua mulher, é meu direito assim como ela tem direito de negar” e eles fazem isso com o pensamento de que continuam sendo seus amigos.

    Para quem não entendeu: Malandro não é elogio, nem muito menos algo para se vangloriar!

    O melhor e mais famoso exemplo de malandro é o Zé Carioca: ele rouba dos amigos e inimigos, mente, suborna, coloca a culpa nos outros, falsifica, pratica estelionatarismo, falsidade ideológica entre outras mil ilegalidades.

    Enquanto o brasileiro continuar pensando que é cool ser malandro , esse país nunca irá pra frente!

  • Considero perigoso sim pegar taxi no Rio (ou em qualquer outro lugar talvez) após episódio recente acontecido comigo e minha filha. Percebo que a maioria dos comentários referem-se ao perigo no que tange a valores abusivos, porém viví algo maior. Ao pegar um taxi no Catete para a Rodoviária, percebi o motorista alterado, perguntando a mim se podia entrar numa transversal que logo em seguida ele viu que era contramão, então entrou na transversal seguinte e corria como um louco, buzinava atrás dos ônibus, dos carros e até dos táxis para cortar de qualquer jeito. Chegando ao Túnel rebouças ele corria e cortava como um louco, então comecei a me sentir mal e pedi que parasse próximo a uma farmácia que eu me sentia mal e queria descer (foi a primeira tentativa que me ocorreu para sair daquele taxi) , ele balbuciava algumas palavras durante o percurso algo muito estranho, então ele disse-me que por ali não havia farmácia nenhuma, minha filha coitada estava se controlando mas eu percebia o seu medo o tempo todo. Finalmente minha filha pediu para o “taxista” parar , graças a Deus ele parou, próximo estava uma viatura da polícia paguei a corrida até alí e ele atrapalhado disse que ficaria me devendo o resto do trôco por estava sem trocados. Procurei a polícia para saber se a rodoviária estava perto e o polical nem deu atenção. Peguei com medo outro taxi e chegamos finalmente a rodoviária, mas confesso que fiquei muito assustada com o acontecimento.

  • Quem controla essas cooperativas. Sim, proque hoje véspera de Natal já estamos sem táxi. Estou trabalhando e a dificuldade em pegar um táxi amanhã 06:00hs da manhã é impossível. Não teria que ter um efetico mínimo como que as cooperativas param de trabalhar? São empresas particulares, mas estão ligadas ao município através de concessões. É um serviço público…URGENTE a quem devemos recorrer

    • Cara Sõnia, taxista é um profissional autônomo e também gosta de passar o natal em casa com a família assim como todos. É natural que a quantidade de taxis nas ruas diminua afinal quase todos os serviços nestes dias ficam deficientes. Táxi e um serviço de UTILIDADE PÚBLICA e não um serviço essencial como ônibus, trens, metrô, etc. O tal efetivo mínimo que a senhora citou costuma rodar nos feriados, mas é composto por auxiliares explorados que só conseguem levar algum dinheiro pra casa nestes dias. Então eu pesso que todos valorizem esse pessoal, eles merecem!!! menos os que costumam se aproveitar da data para extorquir as pessoas, estes merecem cadeia.

  • Amigo Artur Andrade aproveitando seu censo de observação e critico e sua vontade de ajudar a melhorar, peço a você que insista e cobre junto as autoridades que: todos os taxis que sairem da praça no momento da permuta (troca por um mais novo), devam voltar as suas cores originais
    descaracterizando o amarelo java. o taxista regulamentado erra sim, mais não é ele que denigre a classe, e sim centenas de pessoas que circulam com esses carros amarelos ex taxis junto a rodoviarias, aeroportos, hoteis, pontos turisticos etc… o turista acha que carro amarelo é taxi o que estas pessoas fazem não pode ser colocado na conta do taxista regulamentado.

  • Não duvido de nada q foi relatado aqui, afinal estas coisas acontecem mesmo aqui no Rio e EM TODO BRASIL! só fico impressionado com a passividade de alguns em dizer que foram roubados, ameaçados, maltratados e nada fizeram além de reclamar e reclamar… OH VIDA OH AZAR” não sejam covardes e fiquem o tempo todo tantando achar culpados pras coisas. DENUNCIEM!!!!!

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes