Home do Blog » Dia a dia » NOVO PRESIDENTE NA CVC
Dia a dia

NOVO PRESIDENTE NA CVC

Em 27 de dezembro de 2009, com a compra pelo Grupo Carlyle de 64% de suas ações, a CVC iniciava uma nova fase. Que, como já se esperava, encerraria um ciclo de décadas. O ponto máximo do fim desse ciclo deverá ser anunciado esta semana, com a saída de Valter Patriani da presidência da operadora. Ainda não há confirmação oficial, mas conversei com diversas fontes ligadas direta ou indiretamente à CVC e segundo essas fontes tudo está sendo preparado para esta semana. Na CVC, por enquanto, silêncio.

Mas o momento, se confirmado, era esperado. Patriani, que está há 35 anos na CVC, e que tem com Guilherme Paulus uma relação que vai além do profissional ou de uma simples amizade, já sabia desde o início e deve ficar ainda um tempo no Conselho de Administração, presidido por Paulus. O próprio Paulus está “preso” à CVC por mais três anos, por contrato, e até receber todo o valor da venda. Depois, pode decidir ser “apenas” um acionista.

O anúncio, delicado e difícil, cheio de emoção e de boatos que já começam a pipocar no trade, deverá ocorrer até sexta-feira. O novo presidente já está escolhido e contratado. Já chega com a missão da abertura de capital em 2012  e para essa nova fase a CVC também deve anunciar dois novos nomes em seu conselho.

O único posto-chave do primeiro escalão que ainda não havia sido preenchido pelo Carlyle era mesmo o de presidente. O Financeiro, o Marketing, Recursos Humanos e o Jurídico já têm profissionais contratados pós-compra da CVC. Alguns diretores não se adaptaram à nova fase e acabaram saindo, como Claiton Armelin e Michael Barkoczy, que desfalcaram o time da CVC, especialmente no internacional.

A princípio nada muda no comercial atual, com Vitor Bauab e Luís Soto no comando e com total confiança de Paulus, que tem recebido ajuda do filho Gustavo no Conselho da CVC. Bauab e Soto, pelo que apurei, estão muito bem avaliados.

O anúncio para a rede deve ser feito nesta terça-feira, mas alguns representantes já sabem da possível saída de Patriani. Daí o crescimento dos rumores. Os líderes do trade também já comentam e especulam. O assunto, até o momento, está na cúpula das empresas.

Como disse, o fato é delicado, tenso, cheio de emoção, mas também um processo natural e  já aguardado. Mesmo assim, uma surpresa. Os boatos que querem acirrar ânimos e disputas só atrapalham, mas também fazem parte.

Estamos atentos e atrás de mais informações e da confirmação pela CVC, que, repito, não veio ainda. O que apurei até o momento são de fontes diversas e, juntando as peças e analisando o que já ocorreu, dá a entender que é isso o que ocorrerá.

É um momento histórico, em todos os sentidos.

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Essas transições começaram a se tornar cada vez mais comuns no Brasil. Em alguns casos vem a profissionalização, naturalmente exigida por grupos de capital aberto. Não é o caso da CVC, que mostrou competência suficiente para chegar onde chegou. Em tantos outros ocorre a natural renovação. O Patriani, se confirmada sua saída, deixar um grande legado, como um dos maiores executivos do turismo mundial, de todos os tempos.

    Aposentado, gostaria de saber se ele vai morar numa casa de praia ou de campo. Num Fórum Panrotas ele, brilhantemente, disse que esses dois eram seus maiores concorrentes. Vai ou não vai para a concorrência?

    Por fim, uma pergunta ao Artur: “uma relação que vai além do profissional ou de uma simples amizade”. Que tipo de relação seria essa então?

  • CVC sem Patriani se resume em:

    *São Paulo sem a Avenida Paulista;
    *Rio de Janeiro sem o Cristo Redentor;
    *Toronto sem o CN Tower;
    *Interlagos sem o autódromo;
    *Rede Globo sem Novela das 20horas;
    *SBT sem Silvio Santos;
    e por aí afora. Uma perda irreparável, mas…vamos que vamos…

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes