Mais da metade dos cerca de 126 milhões de eleitores brasileiros tem no máximo o primeiro grau, sendo que oito milhões são analfabetos que se inscreveram para votar (o dobro do número de eleitores com segundo grau completo), 21,3 milhões apenas leem e escrevem e 43,7 milhões possuem primeiro grau incompleto. Dados do TSE.
Ok, inteligência não é sinônimo exato de conhecimento, mas ela é estimulada e desenvolvida nas diversas etapas de estudo, e ter conhecimento na hora de decidir um voto é fundamental. E ninguém duvida da importância da educação e de como estaríamos em outro patamar como nação casao tivesse havido, em alguma governo, seja tucano, petista, comunista, militar ou qualquer adjetivo que se encaixe aqui, investimentos nesse setor.
Para cada Lula (exemplo daquele que não estudou e chegou lá) temos milhões de Zés e Joãos que dependem quase que totalmente do governo e não têm a menos noção das mesquinharias, briguinhas e da corrupção e falta de seriedade que atravancam o País. Para eles, sobreviver é mais importante, seja no leito de um hospital público, seja na lavoura, nas ruas, no trânsito de quatro horas para chegar ao emprego.
O jornal de maior circulação do País, a Folha de S. Paulo, não chega a uma média de 300 mil exemplares por dia. O telejornal de maior audiência, o Jornal Nacional, da Globo, tem menos de 40 pontos no Ibope (a população tem migrado para a internet, onde sexo é o assunto mais buscado, videogames, TV paga ou programas sensacionalistas).
Há esperança?
Vale continuar acompanhando a ridícula discussão sobre a Copa do Mundo em São Paulo?
Vale rir quando um candidato é multado por irregularidade na campanha? Acho que sim, pois só apelando para Cartola, que já cantarolava: rir pra não chorar.
Deixe-me ir.
Boa tarde Artur:
Seu texto explica claramente o porque de termos esses politicos dirigindo o país.
E explica tambem o porque do voto obrigatório, fica bem mais fácil conduzir uma eleição com assitencialismo e politicas de compra de votos.
Não falo de um partido em específico, mas de toda uma organização corporativa que domina o país e que se fechou em um unico objetivo, o poder e dinheiro.
Não enchergo a determinação de mudar ou fazer algo que nos aproxime verdadeiramente do primeiro mundo, ao contrário, nesses ultimos oito anos só nos aproximamos do pior, do mais populista e distribuimos recursos.
Enfim, mais uma eleição, muito dinheiro gasto, propaganda obrigatória gratuita na televisão, feita claro, para os menos capacitados e de baixo QI.
Abraços
Eduardo
E ainda ficaram todos melindrados com a afirmativa do Pedro Bial quando disse que nossos estudantes estão SIM, muito longe da média mundial.
Aqui nesta colônia de consumo avassalador, com uma economia nem tanto assim, o que é ensinado bravamente é o “TER” e o SER, a maioria só dá conta, décadas depois …Mais uma geração, mais duas, mais três sem estudo, sem conhecimento, sem, sem…mas, jogando muita bola e ganhando muito dinheiro. Dinheiro este, que um pesquisador leva décadas estudando e não chega a ganhar, uma vergonha! Mas, tudo bem estes são precisam TER porque SÃO, são pessoas que ajudam por exemplo, a mudar a vida de muitas outras. bjs
O que mais podemos dizer?
Creio que Cartola profetizou tal situação, ou . . . . a mesma não muda desde os tempos em que ele escreveu essa canção, bom eu fico com a segunda opção.
Abraços
Só uma observação Artur, as redes sociais já superaram o conteúdo pornô em busca na web.
Quanto ao resto. Não podemos dizer que não sabemos o porquê de tanta coisa errada.
ok, Augusto. tu és um bom gaúcho e não usa redes sociais para sexo…hehehe abs
PS mas é fato que estamos trocando a TV pela internet. Quem aguenta Passione?!!!!!
Concordo e vivenciando as alternâncias de governos, desde o militar até o de hoje (sem classificação), sabemos que nada mudou, apenas as moscas. Quanto buscarmos a internet, penso que hoje é aonde podemos ter as informações mais verdadeiras, pois o Jornal Nacional está superficial, tendencioso e até não confiável, pois os rabos estão mais que presos, estão atados e emaranhados uns com outros. Procurar sexo na internet é menos escandaloso do que vermos a situação política do nosso país, é menos vergonhoso … pode ?!?