Home do Blog » Dia a dia » NÚMEROS NÃO MENTEM. NÓS, HUMANOS, SIM
Dia a dia

NÚMEROS NÃO MENTEM. NÓS, HUMANOS, SIM

Confesso que fiquei surpreso com a troca na presidência da Tam. Talvez por não estar acostumado ao mercado financeiro, à relação de acionistas com os executivos que cuidam de seus ativos. Troquei algumas impressões com alguns cabeças do turismo e a conclusão é a mesma: o acionista quer resultado. E os números não mentem. Também gostava muito das conversas com o Marco Antonio Bologna e ele sempre me passou uma visão lúcida e moderna da aviação.

Mas em um mercado em que duas empresas dominam a oferta e a demanda no doméstico, perder dinheiro requer explicações. Há muitas, algumas alheias ao controle dos presidentes de aéreas. Mas há ações cujos resultados não são perdoados.

Eu já havia comentado com alguns no Fórum PANROTAS que o mercado estava achando a Tam um tanto amarrada, burocrática e com regras que não cabiam no Brasil. Vários me falaram sobre isso.

Há duas semanas, falei novamente com algumas grandes empresas. Semana passada, a Abracorp divulgou seus resultados. Gol vendendo mais que a Tam no doméstico. Será uma tendência? OK, vender mais não significa ganhar mais dinheiro. Mas há mais executivos, viajantes de negócios e clientes dessas grandes empresas viajando mais de Gol que de Tam dentro do Brasil. É algo normal? Mérito da Gol? Estratégia da Tam para apostar em resultados? Não sabemos.

Viajei há pouco tempo de Tam no internacional e não reconheci o bom atendimento que há nos voos domésticos. A funcionária que me atendeu no check-in em Nova York falava em espanhol comigo. En Brasil, hablamos português… In the US, English is the official language.

Enfim, confesso que também me surpreendi, mas gostei da ousadia de terem oferecido o cargo de presidente a Claudia Sender. Jovem, mulher, veio de fora do turismo (assim como o Paulo Kakinoff, da Gol)… Fez uma ótima palestra no Lacte. Ótima entrevistada. Dura e decidida, mas simpática ao mesmo tempo… Uma escolha bem interessante. Acionistas fazem apostas, certo?

O turismo está cheio de gente “nova” (Claudia, Kakinoff, Falco…), ajudando a mudar e tendo a ajuda, claro, dos especialistas do setor… Uma combinação que tem tudo para dar certo.

Falta o governo ajudar.

Nem acreditei que mais uma vez o presidente da Embratur foi reclamar da hotelaria carioca… ou brasileira… que seja. E decidi que não vou comentar. Os acionistas da Embratur que saibam analisar falas e resultados, discursos e números.

Boa sorte, Cláudia, Falco, Kakinoff, Patriani, Efromovich, Bonadona, Louro, Neeleman, Paulus, Sampaio, Chieko, Dias, Alcorta, enfim, a todos os grandes profissionais e empreendedores da iniciativa privada do turismo brasileiro. Vocês e todos os demais que construíram e constroem o turismo no Brasil. O mérito é todo de vocês. E só de vocês.

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes