Como diria a Fabíola Bemfeito: “eu estava aqui pensando…”. E a recordação mais antiga que tenho de eventos de cunho educativo no turismo na verdade nunca vi pessoalmente. Eram eventos organizados pela finada Pan Am, reunindo agentes de viagens e os capacitando sobre destinos e produtos da empresa.
Treinamento sempre foi uma preocupação, claro, mas depois da internet, em que todos se acham especialistas, incluindo e mais que tudo o passageiro, capacitar o profissional de viagem é fundamental.
Mas esses eventos precisam ser criativos, abrangentes, agradáveis, até pedagógicos. E têm de contar com a cumplicidade de fornecedores e agentes convidados.
A própria Fabíola tem uma experiência “ótima” com esses eventos que levam os agentes para um resort e lá fazem aquelas programações camaradas. Não vou citar o nome da empresa, mas, isso na década de 1990, lá estava ela, repórter ativa, na era pré-internet, cobrindo o encontro.
No meio do evento, que tinha uma espécie de feira com mesas e palestras, eis que ela precisa ir pegar algo no quarto. Descobriu que a passagem estava bloqueada para os corredores. Ninguém podia sair do workshop. Depois de muita insistência chegou ao apartamento e a luz havia sido desligada. Ao retornar, passou pela piscina e tudo cercado e fechado. Tudo isso para evitar que os agentes de viagens fugissem de alguma apresentação. Eram outros tempos? A atitude do organizador foi muito radical? Isso existe ainda?
Nós que vamos muito a eventos sabemos que alguns são “de lascar”. Pura perda de tempo. Culpa de quem vai, de quem convida, de quem patrocina… Aliás, haja verba para tanto evento, muitas vezes falando com as mesmas pessoas.
Outro dia conversando com o Marcelo Sanovicz sobre esse tema, vi que ele tem a mesma opinião. Seu foco hoje é a capacitação, eventos construtivos, de relacionamento que gerem bons frutos. O oba oba ele prefere passar com a família. Ou até se dedicando a novos projetos. Com o trânsito de São Paulo, então… fica complicado ir dar um abraço em fulano a cada dia. Só pelo social não dá mais.
Enfim, há casos e casos, claro, muitos eventos sérios e produtivos. Não vou citar ninguém para não causar ciúmes e para eu não incorrer em erros, pois não tenho ido muito a esses encontros por vários motivos. Mas o mercado sabe quem são e há uma certa seleção natural (ou não?).
Conversando com o Plínio Nascimento, no Fórum PANROTAS, perguntei como havia sido a experiência (louca, para alguns, devido à complexidade) de levar o Nastur para Foz do Iguaçu e pela primeira vez fazer uma capacitação de um destino levando os agentes in loco. Talvez essa seja a melhor capacitação (fazer os agentes experimentarem o produto) e por isso há tanta disputa dos resorts e hotéis por esse tipo de evento. No ano passado o Nastur já havia sido em Comandatuba, mas este ano acho que Plínio conseguiu dar um importante passo além. Com a ajuda de Foz, claro. Segundo ele, o evento foi muito bom e além das expectativas. Não tenho dúvida.
Foz do Iguaçu é um destino surpreendente, mas difícil de ser vendido por quem não tem informações. O cliente acha que é só as Cataratas. “Só” já é um erro, pois trata-se realmente de algo espetacular, e de dois lados, o brasileiro e o argentino. Mas a quantidade de atrações e atividades que existem na região de Foz fazem do destino um dos mais diversos e agradáveis, podendo receber de casais a famílias, de grupos a convenções.
Cai como uma luva, portanto, levar 360 agentes de viagens para o destino e oferecer uma noite e um dia inteiro de “capacitação” ao ar livre. Com certeza se tornaram potenciais ótimos vendedores do destino.
Já o evento Nastur ganha por esse adicional de capacitação de destinos (uma tendência mundial, até a Asta, a Abav americana, criou eventos que levam os associados a destinos), aumenta o interesse por participar do encontro (o que significa aumentar as vendas com a Nascimento) e ainda dá uma aula de logística em viagens de grupo. Os participantes ficam mais entrosados e integrados, o lado mais belo do turismo se integra ao treinamento e os patrocinadores ganham com profissionais mais dispostos a ouvir, aprender, vender.
Dizem que o próximo Nastur será em Porto de Galinhas. Se eu fosse da administração ou do trade de Porto não deixaria escapar essa oportunidade. Capacitação é tendência e necessidade. Com criatividade, viagens bem organizadas e um bom astral… as oportunidades aumentam. E muito.
Parabéns à Nascimento e a Foz do Iguaçu.
Capacitação indoor e outdoor… Uma ótima fórmula
PS: Excelente a ideia dessa camiseta – Keep calm, I’m a travel agent
Sera que alguem pode me dizer o porque de tao poucos agentes do Rio de Janeiro neste evento ????
Caro Osmar,
Nosso evento, até para garantir a qualidade esperada, tem numero de convidados limitada. Para selecionar os convidados usamos critério de volume de vendas, então para garantir seu convite em 2014 basta vender Nascimento por nossa filial do Rio.
Também não tínhamos tão poucos do Rio assim, a grupo do Rio foi o 3 maior grupo, atrás somente da capital e interior de SP..
te espero em 2014, boas vendas !
Realmente, essa camiseta ficou genial… uma verdadeira campanha ambulante!
tem que fazer pra vender agora hehe
Abs
Artur
Artur,
Muito obrigado por seus comentários, espero que nos ajude a seguir com esta “Loucura” viajando todo o Brasil e quem sabe até para fora dele.
Nossos pilares do Nastur são conteúdo, relacionamento e negocios. Fazer o Nastur no destino agregou muito o conteúdo para os Agentes com a melhor capacitação que existe – a visita ao local(direcionada), o relacionamento para Nascimento e convidados e com certeza muitos negócios para o destino Foz.
Realmente conseguimos fazer a diferença este ano, agora iniciamos nosso maior desafio.. fazer melhor em 2014, vamos lá !
Caro Plínio,
todos com que falo elogiam a ideia e a ousadia
Continue assim.
O turismo agradece
Abraços
Artur
Oi Artur,
Belo exemplo para a indústria do turismo, criar o projeto e buscar recursos na iniciativa privada. Em nada irá agregar esperar e cobrar somente iniciativas do poder público. Vamos lá meter a mão na massa e fazer acontecer, foi isso que a Nascimento fez e entregou de forma brilhante ao mercado. Quem conhece ousa fazer diferente! 😉
Bjs
Afinal…camarão que dorme a onda leva, pedra que rola não cria limo hehe
beijos
Artur
Tive o privilégio de participar do Nastur 2013 e realmente conhecer o destino in loco é uma experiência fantástica e enriquecedora.
Parabéns à Nascimento Turismo pela arrojada inciativa e espero estar em 2014 em Porto de Galinhas .
Regiane,
obrigado pelas palavras. O Nastur 2013 foi um desafio muito grande e agora já estamos trabalhando para o próximo NASTUR, que provavelmente será no Nordeste.
Esta foi uma verdadeira LOUCURA mesmo do começo ao fim e valeu a super equipe de mais de 70 pessoas que trabalharam arduamente para que tudo acontecesse.
Abs,
Adriano Gomes
Nascimento Turismo
Artur,
te agradeci pessoalmente, ou quase (por e-mail) e agora agradeço publicamente por esta matéria. Este foi o resultado do esforço de meses, de planejamento, acertos, viagens a FOZ (foram umas 6), reuniãos (infindáveis) e uma gestão de evento exemplar (nossa empresa de EVENTOS E INCENTIVOS, dirigida pela nossa diretora Silvia Paes Leme). Setores diversos e pessoas (mais de 80) se uniram em prol de uma loucura e uma inovação sem igual na história brilhante da Nascimento Turismo. No começo, éramos ou loucos e agora, com a sua matéria, os loucos que deram certo.
Tenho orgulho de fazer parte desta história e da história ao colaborar nesta idéia.
Que venha 2014. Estou em viagem, já buscando isto.
Adriano Gomes
Nascimento Turismo
Já agradeci ao Plínio e toda a Nascimento turismo por ter aceito o convite de Foz para esse “desafio” de fazer o Nastur com treinamento de destino. Para nós, anfitriões, foi um grande desafio, mas acima de tudo tiramos grandes lições, atender mais de 500 pessoas do turismo que estão analisando, momento a momento, tudo que está acontecendo, realmente é um desafio, afinal, esses agentes de viagens que farão a diferença na hora da venda. Todos os os elogios à Nascimento Turismo são merecidos, realmente o Nastur 2013 foi impecável em conteúdo, organização e entretenimento. Parabéns a Silvia e equipe.
Já estamos com saudades…
A All Brazil Tours, como uma das grandes anfitriãs do evento, deu um show de organização e logística! Recomendo para todos os eventos em Foz. Parabéns Licerio e equipe!
Como funcionaria da Nascimento só posso parabenizar toda a equipe pelo trabalho realizado. Participo do Nastur ha 9 anos e este em Foz do Iguaçu superou todas as expectativas. a Organização e logística estavam impecáveis, guias capacitados, grupos de trabalho bem organizados e esclarecedores, destino lindo lindo, o qual, com certeza agora, teremos mais ferramentas para vender. Parabens a todos que se empenharam e muito para que tudo saísse com este profissionalismo. Nosso trade precisa disso de profissionais Capacitados. Agora é a hora de fazer a diferença!
Some tips i have seen in terms of personal computer memory is the fact that there are requirements such as SDRAM, DDR or anything else, that must fit in with the specific features of the motherboard. If the computer’s motherboard is pretty current while there are no main system issues, replacing the memory space literally usually takes under an hour. It’s one of many easiest computer upgrade processes one can picture. Thanks for spreading your ideas.