Está prevista para o começo da semana que vem a aprovação, pela Anac, da compra da Webjet pela Gol. As questões técnicas e operacionais estão sendo cumpridas com folga tanto de um lado como de outro. Por isso a aprovação deve sair sem grandes problemas.
Saindo na terça o ok da Anac, a Gol já assume na quarta-feira diretamente a gestão da companhia, colocando seus executivos à frente das operações. Por enquanto as duas estão operando separadamente. Mas a ideia é integrar, mas isso ainda depende de duas coisas: a aprovação pelo Cade e a decisão final do que fazer com a Webjet.
A Gol havia anunciado que acabaria com a marca da Webjet, mas executivos da companhia comprada fizeram um estudo/projeto mostrando por que seria bom para a Gol manter a Webjet como uma empresa low cost, com tarifas bem baixas, cobrança de serviços e estrutura enxuta.
A Gol, aliás, é só elogios ao que encontrou na Webjet. Tirando um ou outro “erro estratégico”, no geral a empresa é compacta e muito eficiente. O ponto fraco, as aeronaves velhas, deve ser resolvido a partir de 2012, quando começam a vencer os contratos de leasing. Algo que para a Gol será fácil resolver.
Minha aposta é que a marca Webjet acaba e a Gol cresce de tamanho para fazer frente à Tam e à possível união dessa com a Trip. Mas ainda é cedo e a própria Gol ainda não bateu o martelo.
A Feira da Avirrp deve ser a última com estandes e equipes separados para as duas empresas aéreas.
Comentar