É assim (como no título do post) que a Magda Nassar chama o Marco Ferraz, presidente da Braztoa. Marco, que conheço há uns 15 anos, pois fizemos juntos uma viagem à Itália (ele nem casado era e dividia-se entre a operadora da família, a Monark, e afazeres rurais), é uma das pessoas mais educadas que conheço. E isso faz a diferença. Daqueles que a gente olha e diz: “é um lorde”, o que não quer dizer que seja besta, metido ou aristocrata. Pelo contrário, é também um cara simples, direto, tímido até. E firme. Não é de gaguejar, nem de discursos vazios.
Eu nunca imaginei que ele fosse se interessar pela política associativa. Porque a política associativa no turismo envelheceu mal, em alguns casos virou folclore e temos certo pé atrás com ela. Por causa desse ranço apareceram novas, “menores” e mais dinâmicas entidades, como o Fohb, a Aviesp e Avirrp, ABGev… obrigando as entidades dinossauro a se mexer.
A Braztoa não chega a ser um dinossauro, mas também se mexeu, porque todo mundo precisa se mexer. Eu não lembro de um mau presidente à frente da Braztoa, mas a coisa andava meio igual, tipo “mais do mesmo”. Você perguntava a um presidente sobre o futuro e ele dizia: “continuidade”. Faltava uma pitada de ousadia, para o muito bom ficar excelente. E havia ainda um foco muito grande nos eventos realizados, um mal de muitas entidades, pois é esse dinheiro que as sustenta por meses.
Nomes como Aldo Filho, Plínio Nascimento, Magda Nassar foram se interessando pelo dia a dia da entidade e ela foi ganhando ânimo. Não sei o que fizeram ou prometeram para convencer o Marco Ferraz a ser presidente, mas assim que eu soube da notícia sabia que ia dar certo. Muito certo.
Sempre que conversei com ele, ou o entrevistei, depois de estar presidente, o Marco continuou o mesmo daquela viagem à Itália, ou de uma outra a Hong Kong, e dos encontros no turismo. O poder não subiu à cabeça. E mais que isso, ele se mostrou engajado em ações para o associado, para sanar problemas que seus pares enfrentam… E a ideia da Turismo Week, uma semana de ofertas de turismo, em plena baixa temporada, com engajamento de todo o trade, é uma prova disso.
A ideia pode não ter sido dele especificamente (mas eu duvido que não), mas Marco, que também é antenado e homem de ação, não deve ter pestanejado duas vezes ao aprová-la. E convenceu os associados a colocarem a mão no bolso em um momento difícil para muitos operadores. E eles convenceram seus parceiros fornecedores a darem mais descontos. Ou seja, a cadeia funcionou como cadeia. Só pode dar certo.
Tenho certeza que a Turismo Week só tende a crescer daqui pra frente e que ele continuará respeitando toda a cadeia na campanha, envolvendo todas as entidades (algumas já começam a tirar casquinha da ação, mas é para isso mesmo, para todos usarem – Marco não tem essas vaidades) e contando com a iniciativa e apoio de sua diretoria e associados. Dava para ver a cara de satisfação de todos na foto na abertura do Encontro Braztoa. Não era aquela cara de “ai meu Deus, mais um evento interminável…”.
Marco é de uma família que é a cara do turismo, os Ferraz, um dos símbolos do setor, e que ele há de inspirar muitos com sua gestão criativa, ética e… educada. Mil vivas ao príncipe…, abaixo, em uma foto com o pai, Sylvio, que deve estar bastante orgulhoso.
Marquinho , grande profissional se mostrando grande presidente
Parabens. Continue sempre assim essa pessoa simples, alegre e querida .
Abraços
A gestão do Marco é realmente inovadora e notável, destacando-se como uma das melhores já vistas nas diversas associações que temos no turismo brasileiro. Gostaria de lembrar também o seu empenho levantando a bandeira da campanha Visa Waiver Now. Parabéns!
Parabéns Marquitooooooo…
Princípe???? Negativo….. Lordeeeeee..
Lorde, se posso deixar um palpite, seria BISSSSSSSSSSSSSSSSS
Eu quero voce de novo…..
Homem sério, competente, antenado, atualizado
Que grande sacada a do Turimo Week…. sua idéia e dedicação
É de pessoas assim que o Turismo precisa, não por uma gestão, mas por muitas mais
Lordeeeee… fica mais um pouco
Marco cuidado com a lisonja , tem uma frase que diz assim…
Exaltado é quem me Exalta.
Parabens pelo trabalho , voce é a mesma pessoa hoje de quando eu trabalhei no time da Monark , simples e profissional sem alardes .
abraço fraterno a sua nobre e querida familia .
luiz e familia