Será que o Turismo da Turquia está satisfeito com o apoio que deu para a novale Salve Jorge?
Vejamos:
1) A novela tem o pior ibope dos últimos tempos e é motivo de piadas pelo enredo absurdo, protagonistas insossos e história pouco empolgante.
2) Na novela, a Turquia é mostrada como receptadora de crianças traficadas (a filha de um casal chegou a eles dessa forma). Há também prostituição, tráfico de mulheres (que viram escravas e são obrigadas a se prostituir) e violência.
3) No ápice do “fogo amigo” uma explosão (terrorista?) em Istambul mata algumas pessoas e a personagem principal (uma das piores da história da telenovela brasileira) foge porque acham que ela foi uma das vítimas.
4) O núcleo turco não vingou, as expressões não caíram na boca do povo (como com a Índia e o Marrocos) e os atores são praticamente figurantes de luxo.
5) De vez em quando passa um avião da Turkish no céu, ou um navio da Costa é visto no porto de Istambul. As cenas “turísticas” são sempre as mesmas: balões na Capadócia e o centro de Istambul. Muito pouco para um país tão diverso. Duro vai ser explicar aos turistas que não há grupos de homens vestidos de branco e dançando no meio das montanhas… Ou que ninguém fala português (como na novela).
Será que valeu a pena investir em Salve, Jorge? Acho que o Morro do Alemão (RJ), caricaturizado, ganhou mais… E sem pagar.
Saudades de O Clone (aliás, só Giovanna Antonelli, estrela de O Clone, salva Salve Jorge).
Só espero que a teledramaturgia turca não resolva fazer uma novela rodada no Brasil como vingança. Estaríamos fritos. rs
abraço
Salve mesmo prefiro assistir toda segunda fielmente o mundo segundo os brasileiros na band.
Artur,
Turquia era a 1ª de minha lista de lugares a ser visitados. Com esta novela perdi todo meu interesse. Foi um deserviço para o país.
Pois é Artur, seus comentários vêm bem de encontro ao que penso. Embora avesso a novelas (nunca assisti um capítulo dessa aí) mas leio alguns comentários sobre ela e me irrito quando estamos numa roda de conversa entre amigos e o assunto migra para essa “coisa”! Realmente um desserviço da Rede Globo – aliás mais um entre tantos, com destaque para o horror que é o BBB! Pior ainda é que a “massa brasileira” acha o máximo, especialmente porque com toda certeza e algumas poucas exeções ninguém conhece as maravilhas do destino! Excelente seu comentário no BLOG, parabéns de novo. Só para encerrar, gostaria de recomendar (com todo respeito) à Simone (comentário anterior) que não se baseie na novela e vá para a Turquia, é fantástica e vai adorar! Abraço.
Artur: Permita-me pela 1a vez discordar de um texto seu.
1) Poderia ser na Espanha que daria no mesmo.
2) Para mim, mantem-se atrativo ir a Turquia, e a oferta e busca por este destino cesceu muito.
3) A baixa audiencia está ocorrendo em varios programas, como Fantastico, e demais novelas! sabe porque? O novo publico não migrou para a TV, está preso teclando nas famigeradas redes sociais. Portanto está havendo perda de ingresso de novo publico nesse mercado.
4) Desempenho de atores: Assim, como a Antonelli tirou a sorte grande, por sua capacidade, a Nanda Costa é a mais grata e positiva surpresa: excelente atriz, forte, densa, e competente> Virou mania falarem dela, como num efeito manada, em que as primeiras opiniões balizaram as demais.
5) Os unicos pontos fracos, são 2: aproveitamento ruim de certos artistas (como Stenio Garcia) e o nome da novela. Pois São Jorge é um santo “cassado”, alem de que santos nao possuem nenhum poder. Já morreram e viraram pó (seu culto é fruto da herança mitologica greco-romana), e o cristianismo-catolico é o maior politeismo que já vimos na história da credula humanidade.
Concordo com o Oldemar, existe diversidade de gostos e opiniões.
Na minha modesta opinião Avenida Brasil (um campeão de audiência) foi muito chata.
ADOREI amigo… faço minhas as suas palavras! novela péssima, atores péssimos, turismo tratado de forma péssima, tudo péssimo! Fico com o Maneco e com o Leblon. É clichê, mas tem uma querida helena e as lindezas do RJ rsssss
caracoles, isto é que faz o mundo ser bom de ser vivido. A diversidade de gostos e opiniões. Já que este post é um relax em meio ao dia a dia: vamos opinar: O Maneco é o pior deles, uma tartaruga literaria…..xoxo, sem ação, sem ação, sem ação…… sonifero puro!
Concordo! Acho que a verdadeira Avenida Brasil ganhou muito mais ibope com a novela anterior do que a Turquia está ganhando com Salve Jorge. Tenho certeza que a Turquia, como destino turístico, não está sendo aproveitada como deveria. Ps: segunda tô de volta!
Não concordo. Não discordo.
Salve a TV a cabo.
Querido Artur e queridos todos,
Aqui temos a Coronation Street… e ha anos!!!
E como um time de futebol com um ataque… cardiaco!; uma cerveja dita choca (?); uma carne dura (e fria!); um politico, quica, etico etc.
Novelas seguem de acordo com a cultura do seu publico. A televisao se transformou em seitas, para seus diversos seguidores.
Como lembra o Sr Mauro, o BBB-B (de bordel) local, recordista de audiencia vazia e lotado de asneiras. Nem o tal Jorge se salva nessa lama…
Falemos o que importa: vale muito a pena visitar a Turquia… vale muito a pena o multiplicar de opinioes. Valeu Artur…
Bencaos do Senhor e meu saudoso abraco,
Marcos Estevao Vajas Hernandez
Manchester-UK + 44 79 7973.3380
Ola Artur,
Foi o tempo em que as novelas apresentavam uma localidade que seria o novo point do turismo.
Claro que, com a febre das novelas, tivemos muitos lugares devastado pela falta de compromisso com a natureza e respeito a capacidade de carga.
O problema é que antes, o conto se passava na cidade e tudo se encaixava, hoje a cidade é que tem que se encaixar no conto e muitas vezes, como você disse, o tema abordado e a trama fraca gera um desserviço para a localidade.
Olá meu querido , tudo bem?
Nossa vc engordou bastante desde a ultima vez que nos vimos.
Realmente a novela degride a imagem da Turquia , um país tão bonito como esse não merece um enredo desses
Um abração
Artur,
Aqui vale o “falem mal mas falem de mim”….Pelo que conversei com alguns operadores, aumentaram as viagens para a Turquia desde que começou a novela. Mas concordo com você, um país tão diverso merecia tratamento mais digno.
E jura que aqueles homens de branco dançando em círculos não estão lá ????
bjs
Imagina ! Passione foi bem diferente para o sucesso do destino Toscana ..
abraços
Luca