“TAVA” TODO MUNDO LÁ
Guilherme Paulus conseguiu reunir mais uma vez as lideranças do turismo ligadas à cadeia produtiva da CVC. O 19o Workshop foi aberto com a presença do ministro do Turismo e muitos influentes.
Algumas considerações:
No ranking dos destinos mais vendidos, Maceió se destaca, na terceira posição. A CVC mandou o alerta a Natal e Fortaleza: são destinos mais distantes de São Paulo e por isso com aéreo mais caro (houve um acréscimo considerável recentemente). Alagoas está mais competitivo. Ou seja: tornem-se mais competitivos. Os cinco maiores destinos são Porto Seguro, Natal, Maceió, Fortaleza e Porto de Galinhas.
Porto de Galinhas foi apontado por Fábio Godinho como destino que teve alta significativa no preço dos hotéis. Acabou perdendo passageiros para o Caribe. Uma prova de que o mercado sabe identificar abusos ou perda de competitividade (mas com certeza Porto vai entrar na listinha da Embratur hein).
CVC volta a investir nos produtos para formandos. Vai começar com Porto Seguro e as formaturas de oitava série. A diferença da versão anterior? Antes, era uma iniciativa de um representante em São Paulo. Agora, um projeto da empresa, sob o comando de um VP, o Sandro Sant’anna. “E dá para fazer produtos mais customizados aos grupos”. Virão mais produtos. Se cuida, Forma… Esse Sandro é bom.
Vi muita ênfase em cruzeiros internacionais. O interesse pelos cruzeiros no Brasil caiu mesmo?
O assunto do monitoramento dos preços de hotéis, bandeira da Embratur, foi tema bem comentado. Muitos elogiaram o post que coloquei sobre o tema e alguns falaram em coragem. Não vejo isso como ato de coragem. Expus uma opinião que não é só minha mas como de muitos. Aliás, por viver e respirar turismo é que tenho essa percepção. Alguns comentários, inclusive de autoridades, alguns ex-integrantes do governo, foram fortes.
Novamente, independentemente de razão, deveres e direitos, acho que a falta de parceria com o setor, a falta de ouvir suas necessidades e entender como tudo funciona, acabam por induzir a ações equivocadas. Mas não vou me aprofundar mais sobre esse tema até fazer uma visita à Embratur, em Brasília (porém, soube que semana que vem vai haver novidades a respeito).
Guilherme Paulus brincou com a pressão sobre “quem será o novo presidente da CVC?”. “Tínhamos três nomes. Steve Jobs, mas ele morreu. O papa Bento 16, que está entrando em período sabático. Sobrou eu”, contou bem humorado, em entrevista coletiva. Ainda bem que sobrou ele, diriam alguns. E ele não está achando ruim não… Em poucas semanas deve chegar seu substituto.
CVC transportou 3,2 milhões de passageiros no ano passado, cresceu 5%. Em faturamento, foi pouco menos de 10%.
Segundo Fábio Godinho, a Europa está 50% mais barata este ano, sem Olimpíada. “Pelo menos nas nossas negociações”. Será a hora da Europa na CVC? Paris, Londres, Madri e Barcelona são as apostas dele.
Ainda de acordo com Godinho, por causa do programa de Hotéis Preferenciais, lançado no ano passado, os pacotes para esses estabelecimentos (324) ficaram em média 5% mais baratos.
Além dos agentes, autoridades e fornecedores, o Workshop CVC teve alguns convidados especiais. Entre eles os consolidadores Rextur Advance e Gapnet. Curiosamente voltou o rumor (eu disse rumor?) de que a CVC está de olho em uma consolidadora aérea (hotel também não é algo descartado). Perguntei ao Daniel Sterenberg e ele disse que há interesse em oportunidades, mas que uma aquisição não é fundamental para o sucesso do projeto CVC. Seria bom (ainda mais com o Decolar ganhando asas), mas não é essencial.
Country: depois do Corinthians, Rock in Rio e outras parcerias de nichos, a CVC investe no country. Estará nos principais eventos, como Barretos e na final do rodeio de Las Vegas. A parcerias é com a Santa Arena.
Segundo Sandro Sant’Anna, VP de Canais, 78% das vendas da CVC já vêm via novo modelo de franquias, que ele alinhavou (brilhantemente, segundo seus chefes) no ano passado. Os 20% restantes devem migrar nos próximos meses. “Não perdemos um franqueado sequer”, disse Sandro. Estamos falando de 740 lojas. E a loja 1.000? Quando vem?
Mil agentes de viagens vêm, convidados, de outros Estados para o Workshop CVC. Uma parceria da CVC com a Tam e o banco Santander.
Ao ver como o Expo Center Norte é bem estruturado, muitos se perguntaram: por que não entregar o Anhembi à iniciativa privada????
Um dos convidados me puxou em um canto e perguntou: “quantos candidatos a presidente da CVC você já identificou nessa abertura?”. Olha, querendo…vários. Mas com chance…
A melhor frase que ouvi foi de Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur, atual presidente da Abear. Impublicável. Infelizmente.
Isso porque só fiquei duas horinhas no evento (aliás, muito bem montado e organizado).
Oi Arthur!
A entrada da CVC no mercado de viagens de formaturas só fortalece o setor e é muito bem vista por nós!
A concorrência leal e inteligente desenvolve as empresas e beneficia o consumidor!
Grande abraço,
Depret
Prezado e Estimado Artur,
Sempre coerente e com muito bom senso, objectivas suas reportagens e comentários. Ao alegar que o Sandro Santa`anna, era um menino bom, não fez somente justiça, mas sim trouxe a mais pura da verdade cristalina a tona.
Alem de não perder nenhum franqueado, é hoje o principal interlocutor com a rede de lojas, e ao meu ver, tanto a sua forma carinhosa, como o respeito que tem de toda sua equipe e colaboradores, está ai um nome que poderia ser aproveitado para concorrer ao CEO da CVC, pois ele é pratico, dinâmico, tem visão de mercado e teve como professor o Valter Patriani, e se o Nosso sapiente Guilherme, coloca-lo sobre suas asas, não há duvida de que o futuro da CVC, será de Glorias e triunfos. Temos essa pérola em casa, acredito que valha a pena lapidá-la. Linguagem fácil, pratica, determinação e forca de vontade não falta ao bom menino, como, você querido Artur citou.
Jorge Rocha
Roberto Vertematti, Sandro Santanna, gente boa dentro da CVC é o que nao falta. O medo é que a Carlyle insista em colocar pessoas que nao sao da area.