American Airlines cancela voo entre Campinas e Nova York é uma das notícias do Portal PANROTAS que mostram, além da crise instalada, a reação de empresas a ela e mais que isso o que estão fazendo para incentivar as viagens. OK, sabemos que há superoferta de voos internacionais no Brasil (com avião sobrando na crise de 2008, éramos visto como uma tábua de salvação – e fomos, por um tempo), que Campinas não é ainda um hub para tantos voos, que ajustes são normais… Mas cancelar um voo é um sintoma forte.
Ao mesmo tempo, vemos o trade se mexer e isso é bom. Amanhã a Flytour Viagens lançará um feirão na próxima semana, a CVC e a Agaxtur congelaram a taxa do dólar e investem em promoções, como a Soft Travel e outras. Também entre as operadoras, a Visual investe em uma campanha de incentivos para os agentes. A MMTGapnet, além da contratação de Sylvio Ferraz, lança um novo site para os agentes e a Tam Viagens aumenta seu portfólio de produtos com a Tui. A RCA leva seu encontro para Campinas e Rio e aposta no otimismo e nas vendas via agências.
O hotel La Torre, de Porto Seguro, de olho nas viagens curtas e de carro, anuncia: 50 litros de graça para quem for de automóvel, comprando por qualquer canal. Já a Accor abre escritório regional de vendas em Buenos Aires.
A Expedia, sabendo do potencial do Brasil e da América Latina além-crise, investe US$ 270 milhões na Decolar.com, OTA líder na região.
Apenas um resumo de últimas notícias do trade… Sim, tivemos o problema da Time Brazil e da Hotel Urbano, que voltou a usar o Iata na justiça, mas as ações pró-viagens são maioria e com certeza incentivarão os passageiros a manter seus planos de viagens.
Em duas semanas, no Fórum PANROTAS, vamos ter um termômetro melhor do setor e debater seu futuro imediato, lançando olhares também a longo e médio prazos.
A crise está aí… Mão a obra.
Comentar