Home do Blog » Dia a dia » OPERADORES BUSCAM DIFERENCIAÇÃO
Dia a dia

OPERADORES BUSCAM DIFERENCIAÇÃO

Um dos maiores desafios de uma operadora é se diferenciar do concorrente. Ser mais um que oferece pacotes; ou pacotes para Porto Seguro, Fortaleza, Miami e Paris; ou ainda pacotes em xy vezes sem juros e você ainda ganha uma sacola super descolada…!!! Isso ficou no passado. Conteúdo (incluindo as escolhas do que fazer e de onde ficar, as dicas, as recomendações e o planejamento individualizado) vale mais que brinde atualmente. Diferenciar-se requer talento e nem todos têm isso.

Some-se a esse cenário um ano de crise ou de poucas oportunidade, onde muitos fizeram muita coisa errada. Superdimensionaram a temporada ou subestimaram o efeito Copa.

Um terceiro fato, o de ver um concorrente apenas como concorrente (às vezes até um inimigo íntimo, mas ainda assim alguém não confiável para negócios), ajuda a complicar o negócio de uma operadora, que nos últimos anos viu seus passageiros decolando com outros (se é que me entendem).

Alguns acham a solução: comprar. Outros: fechar. Há ainda quem prefira a luta solitária – quixotesca, às vezes.

Os mais antenados com os novos tempos buscam oportunidades.

DISNEY

Se há no turismo um grupo de operadores que não precisa fazer muito esforço para se diferenciar são os chamados Select Disney. Eles têm contratos exclusivos, vendem hotéis e ingressos, além de navios, com acesso direto ao inventário Disney.

Por que não trabalhar juntos? Criar uma espécie de clube de operadores oficiais e especializados… Dar algumas vantagens que eles (e somente eles) podem oferecer aos clientes…

Parece que essa hora chegou. Nas próximas horas será anunciado o Club Disney de Operadores Autorizado (nome não oficial… o grupo ainda negocia um nome unânime – mas sejam rápidos, hein… a Copa está na esquina).

Nada como uma Copa do Mundo no País da falta de organização, planejamento e estratégia para fazer os concorrentes verem oportunidades e cada um aflorar o seu diferencial. Pegou todo mundo de surpresa (Será mesmo?). Os passageiros, pelo visto, ficaram assustados… Seguraram o desejo de viajar.

Alguém duvida que muitos vão seguir o exemplo da Agaxtur, CVC, RCA, Tam Viagens e Trade Tours, os operadores Disney no Brasil?
E você? O que tem na manga? Tira essas ofertas da gaveta e mostre seu diferencial. Dê o brinde com algo mais. Vá além dos pools tradicionais. Ofereça experiências, expertise e exemplos do que você pode fazer por seus clientes.

Se a necessidade é que faz o sapo pular… Que venha a Rio 2016 e outros megaeventos. Recheados com eleições, claro. Um passo fundamental, apesar de lento.

 

 

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes