Um dos maiores desafios de uma operadora é se diferenciar do concorrente. Ser mais um que oferece pacotes; ou pacotes para Porto Seguro, Fortaleza, Miami e Paris; ou ainda pacotes em xy vezes sem juros e você ainda ganha uma sacola super descolada…!!! Isso ficou no passado. Conteúdo (incluindo as escolhas do que fazer e de onde ficar, as dicas, as recomendações e o planejamento individualizado) vale mais que brinde atualmente. Diferenciar-se requer talento e nem todos têm isso.
Some-se a esse cenário um ano de crise ou de poucas oportunidade, onde muitos fizeram muita coisa errada. Superdimensionaram a temporada ou subestimaram o efeito Copa.
Um terceiro fato, o de ver um concorrente apenas como concorrente (às vezes até um inimigo íntimo, mas ainda assim alguém não confiável para negócios), ajuda a complicar o negócio de uma operadora, que nos últimos anos viu seus passageiros decolando com outros (se é que me entendem).
Alguns acham a solução: comprar. Outros: fechar. Há ainda quem prefira a luta solitária – quixotesca, às vezes.
Os mais antenados com os novos tempos buscam oportunidades.
DISNEY
Se há no turismo um grupo de operadores que não precisa fazer muito esforço para se diferenciar são os chamados Select Disney. Eles têm contratos exclusivos, vendem hotéis e ingressos, além de navios, com acesso direto ao inventário Disney.
Por que não trabalhar juntos? Criar uma espécie de clube de operadores oficiais e especializados… Dar algumas vantagens que eles (e somente eles) podem oferecer aos clientes…
Parece que essa hora chegou. Nas próximas horas será anunciado o Club Disney de Operadores Autorizado (nome não oficial… o grupo ainda negocia um nome unânime – mas sejam rápidos, hein… a Copa está na esquina).
Nada como uma Copa do Mundo no País da falta de organização, planejamento e estratégia para fazer os concorrentes verem oportunidades e cada um aflorar o seu diferencial. Pegou todo mundo de surpresa (Será mesmo?). Os passageiros, pelo visto, ficaram assustados… Seguraram o desejo de viajar.
Alguém duvida que muitos vão seguir o exemplo da Agaxtur, CVC, RCA, Tam Viagens e Trade Tours, os operadores Disney no Brasil?
E você? O que tem na manga? Tira essas ofertas da gaveta e mostre seu diferencial. Dê o brinde com algo mais. Vá além dos pools tradicionais. Ofereça experiências, expertise e exemplos do que você pode fazer por seus clientes.
Se a necessidade é que faz o sapo pular… Que venha a Rio 2016 e outros megaeventos. Recheados com eleições, claro. Um passo fundamental, apesar de lento.
OPERADORES BUSCAM DIFERENCIAÇÃO http://t.co/kjUynMfhOI
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RT @ArturLA: OPERADORES BUSCAM DIFERENCIAÇÃO http://t.co/kjUynMfhOI
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Precisam diferenciar produtos e atendimento, mas por enquanto estão pensando somente em diversificar…diversificar os canais de venda. Muitos não escondem isso, mas alguns ainda discursam a favor das agencias, mas escondidos atendendo cliente direto.
Artur, muito bom seu post!
Sempre comento isso, que as operadoras querem se diferenciar mas fazem acordo com o mesmo fornecedor de hotel, transfer e tudo mais! Como ser diferente oferecendo o mesmo produto?? Acho que a mudança tem que ser de dentro para fora, ou seja, melhorar (e muito!) o atendimento. O cliente quer ser atendido, ele descobriu que muitas vezes, a internet não é a melhor alternativa, então o caminho inicial na minha opinião é este. E daí focar num segmento como no caso as operadoras selecionadas Disney como você mencionou muito bem e seguir adiante. Abraço.
Na realidade estas Operadoras tradicionais, principalmente as BRAZTOA pararam no tempo, sites ultrapassados, todas operando os mesmos produtos, não tem vendedores, apenas tiradores de pedidos, pagam um salário de miséria, todas muitos burocráticas, O tal de entregar o voucher na semana de embarque, enquanto as modernas entregam no mesmo momento do pagamento, parece que elas estão esperando este tipo de negócio se esgotar e fecharem as portas.