Home do Blog » Dia a dia » PAIXÃO (CEGA) PELO GALEÃO
Dia a dia

PAIXÃO (CEGA) PELO GALEÃO

Na cobertura que fiz sobre a chegada do 787 da Ethiopian no Galeão, relatei o descaso que existe com o aeroporto e três leitores ficaram indignados. Nenhum, porém, defendeu o Galeão. Nenhum contestou o que eu disse: que havia inúmeras goteiras (inclusive em cima das cadeiras onde os passageiros em conexão da Ethiopian aguardavam o reembarque), que os banheiros são imundos (em um deles havia vazamento e pobre das mulheres que viajam de sandália ou sapato baixos, sem salto), que a estrutura é precária, que os funcionários são rudes e não têm informações (um segurança desabafou na frente de cerca de 30 jornalistas: “isso está uma bagunça”), que não há lugar para todos se sentarem e que os funcionários da Infraero agem como autoridade que não ouve ninguém. Não vou entrar em detalhes para não expor funcionários.

O que esses leitores indignados rebateram quando eu critiquei o Galeão foi: “e Guarulhos?”. Como se eu estivesse advogando em defesa de Guarulhos. Um aeroporto longe do ideal mas que, depois da concessão, já demonstra melhorias. O mesmo vai acontecer com o Galeão. Depois da concessão, vão realmente cuidar e não apenas tocar o aeroporto. Outro perguntou: e qual o melhor aeroporto? Guarulhos? Mais uma vez meu foco não era esse e sim apontar que é uma vergonha termos um aeroporto assim. Na hora H sobra para os funcionários de limpeza, como se a culpa das goteiras fosse deles, que corriam de um lado para outro. A corda sempre vai arrebentar no lado mais fraco…

O Brasil é pobre na qualidade de aeroportos. Por isso, prefiro os pequenos Santos Dumont e Congonhas, pois em qualquer mudança de portão, andamos menos. Em qualquer emergência, estamos perto de casa. E recentemente receberam melhorias que estão longe de os tornarem perfeitos (basta lembrar a falta de ar condicionado no verão carioca ou os problemas de segurança em Congonhas), mas que serviram de paliativos.

Os defensores do Galeão devem cobrar mudanças e eu, como carioca, quero vê-lo como um dos melhores do mundo. Não adianta rebater críticas dizendo que outros também são ruins. Isso pode servir de consolo, mas não resolve os problemas.

Nas palavras do secretário de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello: “o Galeão é uma tragédia”. Nas palavras do segurança do Galeão: “Isso aqui está uma bagunça”. Em minhas palavras: “Os cariocas e os brasileiros merecem aeroportos melhores”.

PS: Um dos “críticos” acaba de ligar. Pediu para tirar a identificação de sua empresa para não o expor… Como assim?

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Querido Artur,

    Quando faco cnx no GIG o sufoco e maior do que quando passo por GRU — tambem problematico, mas decolando com suas melhorias.

    A opcao carioca, via TAM, e mesmo pelo melhor preco a caminho de BSB. A privatizacao, torce-se, trara melhorias ali tambem.

    Lamenta-se que o mais belo cartao postal brasileiro nao tenha sido poupado de vexames na sua principal porta de entrada.

    A TAP ja faz LIS-BSB e a AF comeca ano que vem CDG-BSB. Com certeza, mesmo mais caro um pouco, sera melhor do que cnxs assim.

    Bencaos do Senhor e meu distante (e saudoso) abraco,

    Marcos Hernandez, MAN-UK

    • Mas Rubens… quem ama, cuida, não é? Quem ama quer ver o aeroporto crescer e melhorar e não se deteriorar. Tapar o sol com a peneira é o caminho?
      Abraços e obrigado pelo comentário
      Artur

  • O Setor Vermelho do GIG, ficou alguns anos fechado para uma reforma que jamais ocorreu, como se esperava, aproveitando-se da ociosidade no movimento do T1. O tempo passa, e as mazelas sobram… É claro que merecemos todos de tudo melhor; ainda mais no Brasil, onde pagamos taxas elevadas, cobram-se das Cias.Aéreas, algumas das taxas aeroportuárias mais caras do mundo, pagamos impostos entre os mais elevados do mundo, para recebermos um 2 estrelas melhorado, quando muito. Aguarda-se pela privatização, como redentora de algo que pouco é feito. O transporte público urbano é privatizado, mas não oferece a qualidade desejada; o metrô não chega em NENHUM aeroporto do país; já “queimamos” 12 anos do novo século, mas a nossa estrutura aeroportuária e dos demais moldais, estão estacionados nos anos 70 / 80… Nossos Portos, não evoluem; em consequência disso, perdemos em dinâmica e a queda do movimento, por falta de novidades e opções, faz com que as armadoras levantem âncoras, oferecendo um número menor de alternativas. Ferrovias?… Anos se discutindo um Trem-Bala que não consegue sair do papel, nem mesmo super-faturado. Passamos os últimos 7 anos com expectativas de que haveriam significativas melhorias no campo de transportes, portos, aeroportos, metrô e ônibus e praticamente nada foi feito.. lamentável, pois o dinheiro correu para alguns ralos. Finalmente, desde junho passado, a população de uma forma geral, em todo o Brasil, resolveu “perceber” que realmente paga muito e recebe muito pouco. E o governo finge não entender direito, querendo um novo golpe, ofertando um plebiscito, que não resolverá nada, senão o moldar ainda mais ao “gosto” destes que hoje dominam. Bem feito para todos nós.

  • Gostaria de entender qual a “paixão cega” o senhor viu. O que eu vi foi um ataque totalmente gratuito ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O título de sua matéria era “Veja fotos do 787 Dreamliner da Ethiopian”. Sendo assim, qual a razão do 1ºparágrafo RIDÍCULO que o senhor escreveu ?

    O Galeão possui problemas graves e não foi com o chegada do 787 da Ethiopian que isso foi descoberto. Agora, se aproveitar do espaço no site para divulgar uma nova empresa aérea que começa a operar no país para desancar um aeroporto chega a ser patético.

    Acho que o senhor deveria ser olhar no espelho e ver que a paixão cega está mais próxima do que você acha. Começar uma matéria com “O primeiro 787 a operar regularmente no Brasil, da Ethiopian Airlines, merecia um aeroporto melhor do que o Galeão” seria o que ?? Paixão à vista ?

  • Prezado,

    acredito que os comentários negativos acerca de sua matéria – que eu particularmente considero que foi escrita de modo infeliz – não se devem ao fato das críticas ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. De fato, todos nós, principalmente aqueles que cultivam um carinho especial pelo Galeão e que portanto visitam-no com frequência tem exata consciência acerca dos problemas que este enfrenta. Não há, por parte daqueles que redigiram as críticas, a intenção de esconder as deficiências do Tom Jobim. O cerne da questão, neste caso, refere-se ao uso de uma matéria acerca de um outro evento para citar os problemas do aeroporto.

    Uma matéria escrita exclusivamente com o objetivo de denunciar os problemas que o passageiro encontra no GIG, creio eu, seria bem vinda. Entretanto, as críticas – que podem ser vistas como gratuitas -, no contexto em que foram colocadas, parecem ser de muito mal gosto.

    Sinceramente espero que suas próximas matérias sejam mais densas no que diz respeito àquilo que elas se propõem a tratar – usou-se muito texto para falar mal do Galeão e pouco para a. falar da Ethiopian, suas rotas, suas possibilidades de conexão, seus serviços, enfim e b. do Boeing 787, uma aeronave que entra de fato no mercado mundial agora – e que as críticas sejam feitas em espaços apropriados.

    Grande abraço!

  • Paixão cega, sim. Resta apurar de quem. O senhor é jovem e, com toda a certza, não acompanhou a construção e o projeto do então AIRJ. Não tem a menor noção das funcionalidades que o colocaram como o estado da arte em engenharia aeroportuária, incluindo novissimos sistemas em tempo real ( rodando em computadores PDP – Digital), ineditos no Brasil. E, é claro, não vivenciou o sucateamento do AIRJ, patrocinado por gente com essa sua visão, que entende que um Pais das dimensões o Brasil precisa, nessáriamente, passar por um unico Estado, so para alimentar ufanismos bairristas e provincianos. Felizmente, isso esta acabando, retirando pax de GRU . Voos internacionais para Brasilia, de diversas cidades do nordeste, Belo Horizonte, Porto Alegre etc estão colocando a aviação na posição exata de nossa dimensão. As suas observações, na reportagem da Ethiopian, foram fora de contexto, sem proposito. Um amontoado de criticas desnecessárias.

    • Muito bem colocado, Helcio, Talvez poucos saibam que o Galeão foi um dos marcos da nossa engenharia, junto com Itaipu e a Ponte Rio-Niterói. E ainda hoje, é um aeroporto dotado de soluções encontradas em poucos aeroportos da América Latina.

      Há problemas no GIG? Claro que há! Mas a fase da inércia total passou. Obras podem ser vistas em vários setores do aeroporto, justiça seja feita.
      A privatização é a solução? Tomara que seja, porque há privatizações boas e ruins.

  • Realmente o Galeão, assim como a maioria dos nossos aeroportos estão em situação lamentável. Há um conjunto de fatores que o levou a isso. Descaso da Infraero, do governo federal, estadual, ANAC. Descaso das empresas aéreas retirando seus vôos e suas sedes do Rio de Janeiro, etc. Há tambem o descaso da imprensa e principalmente da imprensa espcializada. Acompanho os seus posts e dos outros colaboradores e nunca vi algum que apresente, sugira soluções para o aeroporto. Apontar os graves problemas é no mínimo desperdício de espaço de informação. Qualquer passageiro que passa pelos aeroportos no Brasil consegue enxergar os seus problemas. Usar este espaço para isso é no mínimo ter uma “paixão cega” pela crítica gratuita. Usar o espaço para sugerir soluções, para chamar atenção dos responsáveis a uma solução seria uma ação muito mais inteligente e menos passional (vide o título deste post). Portanto, seja Galeão, Guarulhos, Congonhas, Viracopos, por favor, utilize o espaço para trazer a luz discussões que ajudem a solução e não críticas negativas que não vão surtir qualquer efeito.

  • Caro Artur,
    Confesso que não entendi a fúria nos post acima. Eu entendo que o blog é comentário/opinião enquanto as outras edições do Panrotas são jornalísticas, por sua vez, técnicas.
    Então aqui no seu blog dou minha opinião. Eu uso GIG, GRU, BSB e demais por conexão, já que moro no sul. Confesso que embora estando em melhor estado de conservação, não gosto de BSB. Acostumei com GRU e prefiro ele à CGH. Já Galeão tenho carinho, rola um sentimento, uma “brasilidade”que não tenho em outros. Ele é para mim a porta de entrada no Brasil e realmente está crítica a situação dele.
    Abraço

  • Espero em breve ler algum artigo seu com sugestões de melhoria dos aerportos. Espero em breve ler que o Panrotas está trabalhando em um projeto quer apresente as autoridades competentes ações que tornem o aeroporto do Galeão mais viável, apresentável, eficiente. Usar o espaço para fazer críticas negativas as entidades ou elogios infindáveis a empresas aéreas e hotéis que distribuem mordomias em troca de espaço publicitário como fazem aos colaboradores do Panrotas não é saudável e não trará qualquer benefício ao turismo como um todo. Somente aqueles que usufruem tais benefícios.

    • Prezado Albucasys, fazemos isso anualmente no Fórum PANROTAS (desde a primeira edição, há 11 anos, falamos dos problemas da infrestrutura aeroportuária e levamos especialistas que deixaram suas análises e sugestões) e em diversas reportagens no Jornal e Portal PANROTAS. Críticas e elogios continuarão acontecendo, quando os assuntos merecerem. Independentemente de gastos com publicidade. Isso está bem claro em nossa política.
      Obrigado pela participação no blog
      Abraços
      Artur

      • Prezado Artur, boa tarde! Obrigado pela resposta. Voce poderia me indicar alguma edição onde eu pudesse encontrar algumas desas análises e sugestões. Muito obrigado.

  • Não sei porque os bairristas de plantão ficam tão perturbados quando uma verdade é dita.. O AEROPORTO DE GIG É HORRÍVEL!

    Já usei vários aeroportos nesse país e estamos muito distantes do mínimo de qualidade e conforto de aeroportos na Europa ou EUA.

  • Artur,
    concordo totalmente com as criticas feitas para o aeroporto de GIG , acho que podem ser estendidas para GRU e outros aeroportos daqui. Se fizermos comparação com aeroportos no exterior , passamos grande vergonha. Veja o exemplo de GRU cedo de manhã quando chegam varios voos da Europa e USA, a fila que se forma na policia federal , retirada de bagagem – quantas vezes escuto meus clientes reclamarem e lamentarem o pessimo cartao de visita que é entregue na chegada ao nosso pais. Não precisamos comparar com aeroportos americanos ou europeus – quem conhece JNB , CPT ou DUR na Africa do Sul (onde foi realizada a ultima copa) vai concordar que perdemos de 10 a 0 para os aeroportos sul-africanos !!

  • Meu deus quanto bairrismo pra defender um aeroporto sucata como o GIG. Não importa se um dia já foi o melhor do Brasil. A anos esta sucateado, ninguem da a minima e se viu isso na quantidade de cias aéreas que pularam fora de la nas ultimas duas decadas e so retornaram nos ultimos 2,3 anos devido a copa e olimpiadas. Fala-se muito que GRU é privilegiado mas o fato é que também é uma porcaria. Como quase todos neste país.

    Concordo que comparar com EUA e etc nao via adiantar pois nem em 200 anos vamos ter coisa parecida aqui. Mas a Infraero é uma m…. , ja esta provado a anos, a privatização deve melhorar alguma coisa mas o que se falou na reportagem foi que uma empresa que vem pela primeira vez a nosso pais, com um avião “state of the art”, o primeiro desse modelo em nossas terras e ve o que quando aqui chega? A porcaria de GIG com todos os problemas apresentados. Poderia sim ter algo melhor pra receber o mundo que esta por vir ai nos proximos anos.

  • O fato é o seguinte, prezado Arthur: verdade ou não, o comentário foi inoportuno e deselegante por demais.

    É muito fácil hoje dizer que os nossos aeroportos são ruins. Há poucos anos, não se previa um crescimento tão expressivo na nossa aviação. Obras em aeroporto é algo que demanda tempo e alto volume de recursos financeiros. Hoje é fácil bancar o paladino e ser o profeta do passado.

    E aposto que se, os aeroportos de hoje no Brasil tivessem o nível que você deseja, viriam outros paladinos dizer “só no Brasil temos aeroportos de primeiro mundo e escolas e hospitais de terceiro…”.

    Enfim, a equação é muito complexa para uma análise tão fácil.

    • Prezada Claudia,
      obrigado por seu e-mail.
      Não fiz análise na nota do Boeing 787, e sim uma constatação. Um avião tão moderno em um aeroporto com goteiras e remendos. OK, vc mencionou que há obras (eternas) em andamento. E o atendimento? E o serviço? E a educação dos funcionários? Isso é normal também?
      Acho lamentável sua posição de esconder as mazelas pra debaixo do tapete.
      É de dar medo. O Brasil precisa de mudanças e não de tapar o sol com a peneira.
      Abraços
      ARTUR

  • Artur
    Depois falam do bairrismo dos gaúchos… Imagina se eles (entre “eles” eu) fossem defender o trânsito entre os terminais q tem cerca de 1km de distância] Ou o aeroporto de Floripa q só tem uma esteira de desembarque]
    Na verdade, acho q o pessoal deveria ir no banheiro em algum aeroporto na Europa – EUA e logo qdo desembarcar ir no banheiro de GIG e GRU (q já melhorou um pouco sim)!
    Pagamos taxas muito altas para um serviço tão ruim!
    Abs!!

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes