Na sexta-feira, ainda em Atlanta (já estou em San Francisco para o Pow Wow), visitei o famoso Delta Technical Operations Center, carinhosamente chamado de TechOps, que vem a ser o Centro de Manutenção da Empresa.
Passei cerca de três horas no tour, guiado pelo excelente e simapticíssimo Wayne Kitchens, e só consegui ver menos de 10% do centro. Praticamente apenas a parte relacionada aos motores. Wayne é tão bom que, além de conhecer todo mundo e etr acesso livre a qualquer área, já chegou me cumprimentando pelos meus 20 anos de turismo e comentando sobre as 16 moedas de US$ 1 que eu havia recebido no aeroporto ao pagar por um carrinho de bagagens. Ou seja, mesmo sem falar português, Wayne tinha acessado este blog e sabia dos meus passos… Além do tour, onde me senti na Disney, fazendo aqueles tours de bastidores, ele ainda conseguiu que visitássemos um 777 que estava sendo limpo, para eu checar a nova classe executiva (eu havia experimentado a do 767-400), a classe Delta Comfort, com mais espaço que a econômica, e ainda dar uma olhadinha nas cabines que pilotos e tripulantes têm para descansar…
Sempre em um carrinho de golfe, e descendo algumas vezes para explorar o TechOps, Wayne ia explicando todos os setores, e a cada dez minutos repetia: segurança na Delta vem em primeiro lugar. Esse era seu mantra e parece ser o do lugar. Enorme (sete mil pessoas trabalham ali), mas já não dando conta de tanto serviço, tanto que a empresa passou a enviar serviços para o centro da Northwest, em Minneapolis (a Northwest e a Delta se fundiram recentemente e hoje são uma só empresa).
Quem também já está usando o TechOps é a Gol, parceria da Delta no Brasil.
Organização, processos rígidos, duas pessoas para cada checagem, altíssima tecnologia, e profissionais (a maioria homens) de carreira na empresa são as principais características da divisão, que atende mais de 150 outros clientes. Até aviões presidenciais de alguns países.
Uma visita vip, rápida, mas proveitosa, e muito divertida, por incrível que pareça. Um parque para adultos e geeks de aviação. Eu, que não sou especialista técnico em aviação, adorei. Imagina alguns aficionados que temos no trade. Confira abaixo algumas fotos.
Turbina de um 777, que estava sendo limpo. Impressionante a quantidade de coisas que os passageiros esquecem a bordo. Os funcionários da limpeza deixam tudo em cima das poltronas, para que os objetos sejam devolvidos aos donos.
Desmontando e consertando turbinas, que serão testadas depois em uma célula espetacular.
Inspeção com uma câmera na chegada e na saída da turbina. Os mecânicos viram médicos…
Turbina já na célula para ser testada
O supervisor desse departamento não estava… sem problemas, Wayne Kitchens explicou tudo muito bem.
Os mecânicos, na cestinha laranja, ficam pequenos perto da grandiosidade de um dos hangares
Wayne, que tem cerca de 1,90m, aprovou o assento da classe Economy Confort. Realmente a diferença de espaço para as pernas e do ângulo de reclinação em relação à econômica padrão é gritante.
Freios prontos para serem lavados… a máquina se chama Chicken Washer, em referência à limpeza das penas das galinhas em máquinas com processo similar.
Freios prontos para uso.
Viagem a convite da Delta Air Lines, com proteção GTA
Artur,
Tenho a certeza que neste lugar Murphy passa looonge…
Abraços.
Bom Terde Artur,
Fiquei encantado com a estrutura da aérea americana, a DL possui em torno de 700 aeronaves e realiza em torno de 1.600 vôos diários pelo mundo no mínimo deve estabelecer o alto padrão de qualidade para manutenção sendo que o principal valor das empresas é a segurança. Sou colaborador G3 (Parceira da DL pelo Smiles), que possui o maior centro de manutenções da America Latina, que tive a oportunidade de conhecer em Set/2010, hoje a G3 já tem mais de 900 vôos diários com apenas 10 anos de existência nem se compara ao tempo de mercado da DL, mas é bem expressivo. Espero um dia ter a oportunidade de conhecer o “TechOps”.
Um forte abraço.