O turismo é feito de pessoas. Quem duvidar disso, mesmo em uma OTA ou em uma empresa de tecnologia (setor onde a fidelidade é pequena de funcionários a marcas e empresas e onde há disputa por bons profissionais), pode pagar caro ao descobrir isso mais à frente. Claro, nosso mundo é feito de pessoas, mas no turismo, o que alguns acusam de falta de profissionalismo (será?), as relações pessoais têm importante peso.
Mas não é disso que quero falar aqui… Quero falar de pessoas. De histórias de pessoas. Reconhecimento de pessoas. E na atual edição do Jornal PANROTAS, a 1.027 (ainda hoje no Portal PANROTAS) traz algumas reportagens especiais em que as pessoas são os destaques.
Na matéria de capa, falamos sobre inclusão. Como jovens carentes e pessoas com algum tipo de deficiência (visual, auditiva, de locomoção…) conseguiram não apenas emprego no turismo, mas uma oportunidade na vida, e ainda integração com as demais pessoas dessas empresas. A repórter Sávia Reis ficou amiga de todos eles e contou da felicidade de cada um no turismo e de estarem participando dessa reportagem.
E temos ainda mais uma etapa da pesquisa sobre os Melhores Promotores do turismo. Estamos no Interior de SP e depois divulgaremos capital e Rio de Janeiro. Sim, é uma pesquisa informal, sem caráter científico, mas também espontânea (não há nomes indicados) e participativa (os agentes votam). Ter seu nome lembrado é gratificante e quando ligamos para dizer que o promotor está na lista, é uma alegria só. E fazemos questão de não dizer o ranking, pois ser lembrado é o legal. O ranking só é divulgado quando a edição digital do JP vai ao ar.
Podíamos fazer pesquisa sobre empresas e marcas, mas focar em pessoas, em profissionais que não são donos ou diretores, e que constroem o turismo dia a dia é muito gratificante. A gente fica feliz, eles ficam felizes e esperamos que vocês, como leitores, também.
Ah, não resisti e vou dar uma palhinha do resultado que sai daqui a pouco: Íside Helena, da Tam, e Rafael Moraes, do Royal Palm Plaza, foram os campões da semana. Dois jovens engajados, bonitos, inteligentes, há mais de cinco anos nessas empresas e, curioso, em seu primeiro emprego ainda.
Daqui a pouco, o Jornal PANROTAS 1.027 está no ar.
Depois do post “ÓDIO” tinha de vir com um pouco de amor, não é mesmo?
Grande Artur ,
realmente nosso negócio é feito de relacionamento , consecutivamente isto envolve pessoas . Ledo engano alguém achar que relacionamento/pessoas , são coadjuvantes no turismo . Os grandes profissionais que fizeram história neste mercado , devem ser valorizados , sempre . Lembramos bem de todas as pessoas que começaram , quando o turismo engatinhava no mercado, coisa de 30, 40 anos atrás , mas com certeza todos os bons profissionais desta época são lembrados e respeitados até hoje . Relacionamento faz parte da competência dos profissionais do trade !! Um brinde ao RELACIONAMENTO e PESSOAS .Mais uma vez parabéns pelo post .Grande abraço.
Olá Artur,
Você tem toda razão quando fala que os negócios são feitos de pessoas. Imagina o Turismo então…
O nosso negócio é feito de pessoas que geram idéias, que atendem, que sorriem, que fazem sonhar e que trabalham nos momentos mais fantásticos de um ser humano…as férias tão sonhadas.
Mesmo assim , você já percebeu o quanto a atividade turística investe em pessoas? Quase nada !
Você não encontra empresa de turismo na lista das melhores empresas para se trabalhar, ações voltadas aos colaboradores, exemplos de gestão.
Para mim, muitas vezes parece que o turismo esquece que a indústria que mais trabalha pelo ser humano, esquece de cuidar dos seus.
Seria ótimo que o PANROTAS liderasse um trabalho mostrando as BRILHANTES AÇÕES feitas à quem trabalha em empresas de turismo. Quem sabe seria uma maneira de incentivar a melhoria do atendimento em vários sentidos.
Porque…gente que é bem tratada e feliz, faz seu trabalho com muito mais paixão.
Abraços…