Alguns estranharam as fotos sorridentes de Alessandro Innocenzi, da Alitalia, e Marc Bailliart, da Air France-KLM, nas notícias do Portal PANROTAS sobre o corte da comissão dos agentes de viagens. Acontece que nossas opções eram: ou colocá-los sorrindo ou fazendo careta.
Isso porque, quando todos do trade posam para nossas fotos, abrem aquele sorriso. Tem gente que vê o Emerson, nosso fotógrafo, e já mostra todos os dentes. Sério ninguém fica. A alternativa é pegá-los em discursos, mas aí é o festival da boca aberta e da careta. Fora os microfones…
Vamos ter de fazer um arquivo secreto com fotos de paparazzo. Fazer o Emerson tirar fotos sem que as pessoas percebam. Aí, quando viver a má notícia, colocamos a foto de cara fechada. Por enquanto, mea culpa. Ou culpa do Emerson. Eles sorriem por causa de nosso fotógrafo.
Tínhamos esse problema nas notas de falecimento. Depois da notícia triste vinha a fotinho do jornalista sorrindo. Criamos uma vinhet DA REDAÇÃO para esses casos. Não pegava bem.
Brincadeiras à parte, vale comentar como Alitalia e Air France-KLM se dirigiram aos agentes de viagens na carta de corte de comissão: Prezados Parceiros. Não precisava, né. Ficou pior que qualquer sorriso involuntário…
Artur,
Não carece “mea culpa”.
As fotos, mesmo involuntariamente, espelharam bem o tom que as cias. pretendiam emprestar ao anúncio.
Quando nos dirigimos a parceiros, geralmente o fazemos de forma sorridente.
Cabe a cada um julgar a “parceria” e o “sorriso” pretendidos…
[]’s
Luís Vabo
Neste caso parceria quis dizer: “eu entro com o pé e vocês entram com a…! Vocês sabem com bem o que…”