A Braztoa enviou comunicado discreto, anunciando a associação da Fidelidade Viagens (Tam Viagens) e outras duas (Brementur e Canadá Viagens) à entidade. Isso porque quer mandar o recado que todas são importantes e iguais para a associação. Nós, espectadores e analistas desse mercado, não podemos deixar de registrar, porém, que se trata de um momento histórico, de uma quebra de paradigmas. A Braztoa, vale registrar, tem se mostrado, desde a diretoria anterior, mais aberta e moderna em relação ao mercado. Se antigamente opiniões pessoais e panelinhas podiam influenciar, hoje é uma entidade muito mais democrática e aberta.
A entrada da MMTGapnet, por exemplo, também pode ser considerada parte dessa mudança de pensamento. E a chegada da Tam Viagens, que já foi proibida de expor na Feira da Abav, e que por muitos anos era vista como vilã, por pertencer a uma empresa aérea, é outro marco na história da entidade. Hoje, pode um assunto menor, até corriqueiro no dia a dia da Braztoa. Mas como já somos um pouco mais velhinhos, não temos como não registrar.
E fomos ouvir o presidente da Braztoa, Marco Ferraz (foto abaixo), que não fugiu do assunto visto por alguns como espinhoso. Até porque ele é irmão do diretor da Tam Viagens, Sylvio Ferraz. Quem conhece ambos sabe que foi uma mera coincidência.
Por que a entrada da Tam Viagens somente agora? Coincidência?
MARCO FERRAZ — A Tam Viagens nunca havia pedido para entrar. Havia sim uma resistência à operadora no seu começo, mas hoje ela já ocupou seu espaço. É algo que existe no mundo todo e mesmo no Brasil outras aéreas possuem operadoras.
Quando foi a votação?
MARCO FERRAZ — Na quarta, dia 30. Havia pelo menos dois terços dos 86 associados e a votação foi normal.
Acha que o fato de o diretor da Tam Viagens ser seu irmão pode levar a comentários mais ácidos?
MARCO FERRAZ — Acho que não. Nada a ver. A Tam Viagens tem sua representatividade e a Braztoa reconheceu isso.
A entrada da Tam Viagens soma para a Braztoa?
MARCO FERRAZ — Sim. E a Braztoa soma para a Tam Viagens. Mas vale destacar que a Tam Viagens é tão importante quanto as duas outras que entraram e todas as demais associadas. A Braztoa trabalha para todas.
Acredita que a Braztoa baterá a marca de 100 associados em 2012?
MARCO FERRAZ — Não. Mas chegaremos perto.
tam Viagens na Braztoa mais uma que não respeita o agente de viagens,sendo aceita normalmente nas entidades de classe, prpricipalmenteas ligadas diretamenteaos agentes de viagens
realmente certos dirigentes de entidades de turismo,alguns estão com memoria curta.A TAM viagens vai somar o que ????