Recebi esse e-mail abaixo, de um agente de viagens que atua no mercado desde a década de 1970. Estará ele falando sozinho? Estará ele desatualizado? Certo? Errado? Mais que tudo: é essa a realidade.
“Caro Artur bom dia.
Tenho sido um acompanhante constante de seus comentários e blog. Não tenho a ciência de jornalista e talvez não consiga sintetizar as minhas ideias.
Sou agente de viagens desde 1970, quando ingressei, formado pela Ibero Americana, na Univertur Turismo, da colônia nipônica. Fui promotor da Pluna e em 1986 resolvi fundar a Expo Brasil Tur. Tive que fechá-la por uma atitude numa atividade particular de um de meus sócios, que acabou afetando o bom nome que construí ao longo dos 25 anos de operação.
Já vi planos, esquemas, overnight, over comission, over, over e mais over. Seguramente é muito mais complicado para a minha geração digerir e aplicar os novos esquemas e tecnologias, mas entendo que ainda haja agências que praticam a assessoria e público que quer comprar isso. Não sou avesso à tendência e tampouco à tecnologia. Compro sim muitas coisas pela internet e acho fantástico. OTAS, acho muito interessante, e tenho um posicionamento muito claro em relação a elas.
O canal de distribuição de produtos turísticos agente de viagens agora tem a companhia do canal OTA. Qual é o problema??? Eu entendo que temos que compreender e buscar dois caminhos: a) fundar uma OTA ou b) ser agente de viagens, aprimorar conhecimento e serviços e oferecer o diferencial.
Posso estar enganado, mas entendo que 80% das agências são de pequeno porte e nunca conseguirão transformar-se numa OTA.
Em uma época participei do fórum de executivos da Abav, da qual já me desliguei, e sempre saía muito frustrado, pois o interlocutor sempre ou invariavelmente nos colocava que não poderíamos mais ficar fora da rede e que necessitávamos de milhões de investimento para poder nos manter neste ramo.
Se fosse ou tornasse verdade estas colocações seguramente não haveria mais espaço e o segmento se resumiria em poucas ou pouquíssimas agências.
Eu não entendo desta forma. Entendo que todas (talvez) as agências estão absolutamente perdidas neste emaranhado, sem saber o que fazer e nestas condições, cada um tentando fazer o melhor para si. E é aí onde justamente encontra-se o descaminho e a sucumbência de muitos, pois estão preocupados com eles próprios e não com todos nos deste setor.
De curioso, recorri ao Google e tive a resposta de minha dúvida. São 290 mil associaçõess existentes no Brasil. A Abav é uma delas.
Dizer que os agentes não são unidos é a situação mais cômoda para quem dirige uma associação.
Para onde podemos convergir??? Existe algum ponto em que os agentes possam convergir??? Você busca este ponto, quando tem confiança, sente que existe boa intenção… Pergunte a um agente sobre a Abav. Sabemos já a resposta. É oba oba.
Tive reunido com um dos ex-presidentes da Abav-SP tão logo senti que começariam a “pipocar” as OTAs. Pedi para que pudesse centralizar uma campanha de divulgação do papel do agente de viagens (tradicional ou não OTAs), promover uma campanha publicitária para que o público pudesse discernir se iria comprar por uma OTA ou recorrer ao ”carinho” do agente de viagens. Isso porque, temos sim muitas ligações (por sorte) mas o público quer comprar — conversando comigo, eu transferindo meus conhecimentos de 35 anos de agência, a minha experiência de conhecer pessoalmente 53 países do mundo — mas pagando tarifa de OTA. Aí fica muito difícil.
Temos que muitas vezes “camuflar” taxa na tarifa para que o cliente não perceba (isso é terrível), pois caso contrário ele compra no site da própria companhia ou recorre às OTAs e só no final fica sabendo da taxa que também as OTAs têm que cobrar, afinal, é a remuneração deles.
Temos que apresentar ao mercado de forma clara qual a nossa função e que para isso temos que ser remunerados. A consultoria tem preço, a transferência de conhecimento idem. Não é o mesmo com médicos, advogados e outros profissionais??
(Ah, isso nos obriga a efetivamente a progredir profissionalmente. Como cobrar se não tenho conhecimento??)
Já falei também com uma grande operadora membro da Braztoa, sugerindo que eles deveriam acordar (e cumprir) que todas as operadoras cobrariam de nós agentes de viagens a cotização. Como eles representam a grande maioria das operadoras, automaticamente forçariam as agências cobrar de seu cliente. Ora não vamos todos ganhar???? Aí, o velho discurso. Se eu cobro, o meu vizinho não irá cobrar… que mediocridade hein???
Enfim, entendo que tudo está perfeito. O mercado talvez aquecido, as projeções do segmento fantásticas… Temos ou teremos clientes em potencial crescente.
Convicto estou de que, se bem dirigidos, não temos como não poder trilhar um caminho de boa rentabilidade e efetivamente pagar melhor aos nossos colaboradores. (Recebo invariavelmente ficha de financiamento onde o cliente apresenta a sua remuneração. E o nosso pessoal ganha muito, mas muito pouco)
Nós não vendemos remédio para um paciente terminal, nos não vendemos (desculpe) “caixão de defunto”, vendemos sim alegria, satisfação, sonho. Não somos entidade filantrópica, temos que ganhar sim e muito bem.
Acho que o momento é agora, desde que consigamos promover uma grande campanha e, efetivamente na prática, valorizar o agente de viagens (vejam, não é slogan demagógico de congresso da Abav).
Ah também já tentei, falei e me reuni com meu amigo Michelaão, mas, nada (Fenactur – uma dentre 290 mil associações). Avirrp???? Tenho acompanhado as reportagens.
Se conseguirmos chamar todas as agências de turismo NÃO OTAS e desenvolver uma campanha publicitária, conseguiremos sim provar ao mercado que vale a pena comprar serviços turísticos através de um agente de turismo FÍSICO.
Conclusão: se a grande maioria das agências não terá condições (por investimento) de se tornar uma OTA, por que essa maioria não iria aderir a uma campanha para vender “o seu peixe”????
É questão de encontrar um ponto convergente.”
Por Joji Kato (joji@excellencetours.com.br), da Excellence Tours (SP).
PROFISSÃO: AGENTE DE VIAGENS — DESABAFO OU DESALENTO? http://t.co/BubqnxJhUN
Concordo plenamente, mesmo tendo 12 anos de turismo e ser da geração nova trabalhando em agência. É necessário existir uma regulamentação correta e uma proteção maior somente para as agência de pequeno porte que são a maioria. Só por que operadoras e agências grandes tem cacife podem mandar indiretamente nas “regras” e nos das agências concordar (mesmo não querendo) em tudo que é imposto no nosso setor. A RAV ou DU que a GOL iniciou em “parceria” com a ABAV foi começo do fim da concorrência desleal que existe. Vivemos em um Brasil que os viajantes concideram as agências uma coisa, e as online outra coisa no grosso modo. Minha agência é diferente da decolar por exemplo, quando ao mesmo tempo a decolar é uma agência de viagens tb, que vai cobrar as mesmas “taxas” (as nossas RAV) mas sem ter poder de barganha, o contato com o agente para te aconselhar e com isso tudo muitas vezes te cobrando mais caro!
falta regulamentação correta e alguém para nos defender!
Excelente explanação!
Me vem uma ideia, porque todos agentes não-otas desse Brasil, não fundam um portal na internet, um catalogo digital com cadastro e com perfil de todos os agentes que compartilham do mesmo foco, da mesma filosofia e do mesmo fim. O FaceAgent ))
é uma utopia eu sei mas adorei
Desculpe-me mas descordo totalmente do Sr. Joji Kato, hoje é extremamente fácil vender on-line e ganhar a concorrência de qualquer OTA. Basta você aproveitar sua experiência como agente de viagens (Que nenhuma OTA tem – o atendimento deles é sofrível) e se tornar um P.O.T.A (Personal On-line Travel Agent) Você terá toda a tecnologia de vendas on Line com preços muitas vezes melhores que das OTAS, a um custo zero , terá um site totalmente moderno, a um custo zero, Basta firmar uma parceria com a Shultz Operadora, fiz esta parceria com eles e muito dos meus clientes nem me consultam mais, entram no meu site efetuam a compra de passagem aérea e outros produtos e eu praticamente não fiz nada, só receberei minha comissão, aqueles que preferem um atendimento personalizado ou não gostam de comprar pela internet vão ligar e ter o atendimento personalizado.
AGENTES DE VIAGENS, ACREDITEM, é muito fácil ganhar vendas destas OTAS.
P.O.T.A. muito legal!! Gostei da idéia porque quando preciso de tratamento vou ao medico e não ao farmaceutico!
OTA, POTA seja lá o que for, é venda mecânica. O medico, neste caso, deve ser um especialista com conhecimento: e isso é o verdadeiro agente de viagens. Fisico, real.
OTA, POTA seja lá o que for, é venda mecânica. O que o texto quis dizer é outra coisa: mundo real, agente fisico, personalização, atendimento com conhecimento de causa…..enfim mundo real.
Pelo jeito já vendeu 80% do seu Faturamento mensal pelo POTA e está bastante satisfeito !! Se não fez isso, por favor isso dai não é solução !! Para se tornar Online, requer muito muito investimento em Adwords, Marketing etc …
Concordo com o Alexandre, já tentei ser uma OTA, sem sucesso. Porque? Por que não tenho capital p/ concorrer com uma Decolar da vida. Afora isso, é muito dificil concorrer com os sites da Azul, Gol e Tam que não cobram DU, tornando a nossa tarifa
mais cara. Não entendo, porque essas associações e os próprios GSAs não interferem junto às essas Cias. p/ que pratiquem a mesma tarifa com o DU embutido. Isso chama-se concorrência predatória. Realmente estamos orfãos
Minha agência tem mais de 22 anos e estamos minguando, não por causa da internet em si, e sim por causa dessa concorrência predatória. Creio que muitas agências já fecharam e outras devem estar prestes. Não entendo como esse fato não incomoda os grandes GSAs, pois se as agências desaparecerem, para quem eles vão vender? ossas vendas estão minguando dia a dia
Agente de viagens desde a década de 1979, Joji Kato, da Excellence, enviou um “desabafo” à redação da PANROTAS…. http://t.co/DaVCzpH9CT
PROFISSÃO: AGENTE DE VIAGENS — DESABAFO OU DESALENTO? http://t.co/OBMR89GbOv
RT @portalpanrotas: Agente de viagens desde a década de 1979, Joji Kato, da Excellence, enviou um “desabafo” à redação da PANROTAS…. http…
Infelizmente enquanto o “mercado” não se tornar indústria for respeitado pelo governo como gerador de empregos, divisas a sociedade nos virá como “atravessadores ” como não temos líderes no segmento nos representando na camara e no congresso não temos hoje nem um órgão regulador a profissão regulamentada para que?? Se qualquer um pode ser um agente !
O pior é ter que dizer que tem 25 anos de mercado para que as pessoas acreditem que você não é mais um aventureiro desonesto!
Eu como agente de viagens, já derrotei Mappin Turismo, Itaú Turismo, C&A Turismo, Todas Gigantes, onde elas estão hoje? todas faliram e minha agencia continua funcionando direitinho, se já venci todas estas Gigantes, porque não vencerei também estas OTAS que prestam um péssimo atendimento? A OTA La Selva fechou as portas, uma outra espanhola faliu, a Expedia está perdendo dinheiro na Bolsa a Decolar lidera o Ranking de reclamações, até onde você acha que elas irão. O AGENTE DE VIAGENS É INDISPENSÁVEL.
Em 30 anos de turismo, eu ouvi muita coisa sobre o mercado, e vi muita coisa acontecendo. Hoje estamos por nossa conta, vejam só, as cias aéreas por exemplo no site direto elas cobram os valores menores, pq não cobram a DU nem a Rav. Temos também como exemplo A Tam e a Gol, que atendem diretamente empresas, (corporativo) as duas tem um departamento para atender a pequenas e médias empresas com faturamento de 30 dias e descontos das nossa DU, isso certamente dificulta para nós, que somos as pequenas agencias, sem contar operadoras que disputam os mesmos clientes que nós, e muitas vezes praticam o mesmo repasse ao cliente. Fica difícil a concorrência desta maneira. mas a boa briga continua, mas ninguém e nenhuma entidade nem sindicato move uma unha para impedir isso. Das demais situações aceito numa boa a concorrência, fazer o que, temos que trabalhar e vender sim a consultoria, não vejo outra maneira.
RT @ArturLA: PROFISSÃO: AGENTE DE VIAGENS — DESABAFO OU DESALENTO? http://t.co/BubqnxJhUN
RT @ArturLA: PROFISSÃO: AGENTE DE VIAGENS — DESABAFO OU DESALENTO? http://t.co/BubqnxJhUN
Oi Roberto, concordo e acredito que seja fácil ganhar venda das tais OTAS, até porque elas não têm flexibilidade no atendimento para fazer, por exemplo, alteração numa reserva já efetuada, como incluir noites adicionais, estender o período de uma locação de veículo ou até mesmo mudar a data de voo, entre outras coisas. Mas devemos levar em consideração que o poderio que elas têm em divulgação e abrangência de clientes (atuam no mercado a nível nacional e na maioria das vezes a nível internacional, ex da Decolar) é muito grande em relação a uma agência. Outra coisa que o agente tem se preocupado é a origem do serviço oferecido ao seu cliente, ou seja, hoje em dia as agências ficam não mão, pois muitos operadores fecham e o agente não tem o serviço garantido a oferecer ao seu passageiro, tendo que pagar, muitas vezes do seu próprio bolso para não ter problemas com processo. Infelizmente é uma realidade e que está aumentando. Posso dizer isso, pois já vi muita coisa desse tipo acontecer, já estou neste segmento a bastante tempo. É lamentável e difícil de aceitar, especialmente para quem atuou neste mercado anos atrás e precisa viver nele agora.
Concordo com o artigo plenamente, temos um mercado com muito potencial , mas é muito desleal esta concorrencia com as OTAS! Hoje vejo um movimento inversao aparecer, passageiros decepcionados com as OTAS voltando mas ainda é muito pouco!
A nossa maior concorrência não vem das OTA´s. Elas, como bem disse o Roberto, estão ai oferecendo maus serviços e não apostaria que ficarão por muito tempo. São empresas empenhadas em ganhar market share para serem vendidas a algum fundo de investimento mal avisado. O nosso maior e mais perigoso concorrente é o nosso principal fornecedor, são as cias aéreas !! Elas sim me põem medo ! Estao cada vez mais aprimorando seus sites e os facilitando a fim de atingir o consumidor final a preços melhores que os nossos, pois deduzem nossas comissões nessas vendas diretas. Essas entidades de classe deveriam focar suas energias num dialogo mais firme e eficiente com elas.O ramo de seguros é muito parecido com o nosso, e nós não vemos uma Mapfre, Porto Seguro, Allianz tentando vender seguros para os clientes finais, as seguradoras respeitam e valorizam os seus corretores. Assim deveria funcionar nosso mercado.
é isso que eu falo todos os dias. enquanto não acabar a concorrência predatória dessas cias, não vamos a lugar nenhum. é o mesmo que discutir sexo de anjo
PROFISSÃO: AGENTE DE VIAGENS — DESABAFO OU DESALENTO? « Sem reserva http://t.co/TyVm46CW26
Concordo plenamente o texto.
A informação custa, a orientação custa, a atenção custa, somente cada um começando a cobrar por seu orçamento ou melhor pela sua consultoria, porque se o seu computador, laptop, tablet enfim tiver algum problema o técnico vai te cobrar a visita, vai cobrar só para dizer o que ocorreu, mesmo o médico, advogado então nada mais justo que aprendam a pagar por orientação e informação, quem sabe assim realmente comecemos a atender quem nos valoriza como profissionais que somos.
Compra nos ponto com e vem pedir orientação para o agente de viagens? Sem querer pagar? Acorda….
Agora garanto que de graça não fazem os seus trabalhos profissionais agora querem que nós façamos.
A hora de mudança é agora e é urgente.
A regulamentação da profissão do Agente de Viagem é a única saída, procurando preservar através de uma legislação específica que a comissão (mais que justa) esteja incorporada na tarifa aérea, não expondo o profissional a situação humilhante, para não dizer, perversa de ter de “embutir” ou “argumentar” sobre seu ganho frente ao passageiro que irá escolher em comprar dele ou diretamente do site da empresa aérea. A lei nº11.771/2008, arquivou o projeto que regulamentava a profissão, porque os Deputados entenderam que a mesma já supria a regulamentação, um absurdo! Nossas entidades e associações de classe precisam retomar esta bandeira urgente.
Tendo trabalhado por alguns anos numa grande rede hoteleira do país posso dizer o seguinte: “Não adianta ser OTA, POTA, Agente Credenciado ou Free Lance” o que vale mesmo é a velha máxima: “Empresas precisam faturar para sobreviver, o investimento é alto, a folha de pagamento é gigante”. Portanto a tendência é de que se apeguem naqueles que lhe trazem respostas às suas necessidades, mesmo que momentâneas, já que os números do ano estão definidos, o planejamento registrado e as estratégias definidas, definidas porém não engessadas.
As empresas querem e precisam otimizar seus potenciais e para isso apelam para todas as possibilidades que se apresentam.
Dessa forma a minha dica para os profissionais da área continua sendo para estendam o tapete vermelho para seu cliente e o encante se quiser mantê-lo. Se não o fizer outro irá fazê-lo.
Excelente publicação !!!
É exatamente por isso que a Decode (empresa que sou sócio) criou a página “VIAGEM COM QUEM SABE” no Facebook (www.facebook.com/viagemcomquemsabe), para levantar a bandeira e defender a utilização das Agências de Turismo, e fazer a ponte entre elas e todos os viajantes !!
Entrem lá, curtam, e compartilhem !!!
Abraços
Eu acho que toda esta discussão está com o foco errado. O mundo mudou. Ponto. As pessoas dispõe hoje de novos meios para fazer as coisas, seja marcar um rolêzinho, seja comprar uma viagem. Sabem como um artista lança seu “CD” hoje em dia? coloca as músicas na Internet. Depois vai suar a camisa fazendo shows, senão não ganha mais dinheiro com direitos autorais, pois não vende mais disco. A indústria fonográfica praticamente acabou, depois de muito espernear. Se os agentes de viagem (dentre tantos tipos de profissionais) não perceberem isso, então …..
Concordo plenamente com você Joji, o agente de viagem no Brasil não ganha um terço do que merece, claro que eu estou me referindo ao Turismólogo com qualidade profissional, não estas pessoas que são simplesmente ” tiradoras ” de pedidos em agências de ” fundo de quintal ” ! Trabalho em uma grande agência de corporativo no Rio e pelo andar da carruagem, fatalmente nos próximos anos tanto as pequenas agências de corporativo quanto as pequenas consolidadoras, terão que se unir as grandes para continuarem no mercado, mas isso tudo é fruto da conivência do governo que não incentiva em absolutamente nada os profissionais de turismo no Brasil.
Discordo de vc, pois apartir do momento q cobrarmos por uma cotação eu perdi o cliente para internet. Eu mesma não compraria de mim e sim da Internet. O q as Agências de Viagens precisam é um órgão q realmente lute por elas e não uma ABAV q vê o interesse de seus diretores e os ganhos q eles terão com Operadores, Cias. Aéreas e Hotéis. Temos que fazer sim uma campanha para o Ministério do Turismo obrique as Cias. Aéreas praticarem os mesmo preços q nós em seus sites. Sempre embutiram as comissões antes. Outra coisa q o Ministério do Turismo deveria fazer é que Operadora vende somente para Agêntes de Viagens e esses para os seus passageiros. Hotelaria é outra q faz preços mais acessíveis para compras direta na internet e nós quase não vendemos mais hotelaria. Quem tem q reger tudo isso é o Ministério do Turismo, q deve proteger os empregos que as Agências tem no Brasil. Afinal meu cliente compra comigo via internet, ele me solcita tudo por e-mail se não quer gastar em telefone e tb se tem alguma dúvida e prefere falar , pode me ligar e claro q sempre será atendido como sempre foi. No aéreo internacional acho tb q podemos nós mesmos colocar nossa comissão, mas deve no portal das cias. Aéreas Internacionais no Brasil ter um mínimo de comissão embutida na tarifa, o mais é por nossa conta e risco. Agora pq na Europa ( em alguns países somente) e Estados Unidos eles não pagam comissão e daí???? Aqui é Brasil e funciona diferente, tenho certeza q as Cias. Aéreas não teriam tantos problemas com os agentes resolvendo os problemas dos passageiros , pois entendemos como funciona.
Obrigada e até mais.
Existe uma gangorra onde em uma ponta está o valor e na outra o preço. Quanto mais valor você coloca em uma ponta mais o preço sobe na outra. Ou seja, quanto mais valor o cliente enxergar em algo mais dinheiro estará disposto a investir.
Acredito que os profissionais devam antes de mais nada tirar da cabeça que vender é ruim. Que persuadir é ruim. Que apontar sem pudor todos seus valores é ruim.
Duvido que 100% das pessoas que aqui discutem não pagam mais caro por N produtos e serviços que consomem em suas vidas. Pergunte-se: por que? Por que tem mais valor?
Por exemplo, ao invés de enviar somente um orçamento quando solicitado, por que não enviar sim o orçamento + uma lista de sugestões baseadas no perfil do cliente? Um casal está indo a um destino Europeu pela primeira vez? Liste os lugares e coisas mais românticas a se fazer no destino. Inclua no orçamento uma linha chamada “Consultoria”, descreva detalhadamente o que isso significa, por exemplo: Atendimento 24 horas; Orientações, acompanhamento e solução de problemas que possam ocorrer; Fornecimento de lista personalizada com dicas de dias, horários, locais, roupas, custos para maximizar os benefícios da viagem; Etc… etc… etc… Coloque as taxas nesta linha, faça o cliente ENXERGAR o porque ele está pagando algumas taxas na Agência que não existem na Cia por exemplo. quando ele lê “DU” ele não enxerga nada nisso! Essa sigla não diz nada para quem vai pagar por ela!
Não adianta saber quais suas vantagens e valores se o cliente também não percebê-los. Os clientes não são Agentes, tampouco maus, eles simplesmente não sabem a diferença entre comprar com um Agente ou em outros canais. Faça-os saber! Eles pagarão o que vale, nada mais nada menos.
Reflita novamente, quais coisas você paga mais caro todos os meses e não abre mão pois reconhece a qualidade e não quer arriscar? Você faz isso por que a marca deste produto ou serviço cuidou de lhe fazer entender o valor deles.
“Ah, mas muitos só querem preço mesmo”! Então envie um link a eles com opções baratas. Oriente-os a procurar uma OTA, um site de Cia. Você não precisa desse cara! Eu sei, é contra intuitivo, mas se você quer se posicionar, naturalmente vai ter que filtrar. Com o tempo você constrói uma carteira rentável, sólida, leal e que paga o que você vale.
Pare de perder tempo com aqueles que buscam preço e use esse tempo para criar ainda mais valor aos que buscam qualidade. A cada 3 “caçadores de preços” que você está atendendo existem pelo menos 2 “caçadores de qualidade” perdidos por aí, esperando enxergar valor em você!
Qualificação é TUDO numa venda! Qualifique o cara em 2, 5 minutos. Tende entender se ele busca preço e elegantemente mate o atendimento no ninho! quando você identificar um cara que busca qualidade dê tudo no atendimento.
Trabalhei com 6 anos na maior operadora do país. Fiquei próximo a centenas de Agências, sei bem como é, e acreditem: Muitas estão fazendo o que eu disse e crescem. Mal conseguem atender os fornecedores de tanto trabalho… o dinheiro está correndo pra quem se posiciona e cria valor. Mas são muito poucas! :/
Hoje trabalho com tecnologia. acreditem, é um setor incrivelmente complicado também! Meus colegas norte americanos, quando tomam conhecimento sobre como é o Brasil em relação a governo, associações etc… Nos vêem como heróis! Eles mal acreditam que conseguimos fazer as coisas acontecer aqui. Mas somos um segmento que pulsa inovação, ação, “let’s rock!” E sempre fazemos acontecer. Alguns colegas meus competem diretamente com Google e Cia, tem uma startup nacional que está mudando o mercado de publicidade on-line, concorre pau a pau com facebook, google etc… E consegue!
O que quero dizer com isso e espero que possa de alguma forma inspirá-los é: Esqueça governo, esqueça associação, você não estará vivo para vê-los mover os dedos! Não seja criatura das circunstâncias, seja o CRIADOR das circunstâncias!
“Por que esse cara da tecnologia está aqui dando pitaco?”
Como disse, trabalhei por 6 anos nos segmento, e estou voltando…. Esse debate aqui me motivou muito, queremos ajudar as Agências, vamos trazer toda nossa garra,energia e expertise pra revolucionar esse mercado! Queremos ser parte de algo que mude esse cenário, queremos estar ao lado das Agências e juntos fazermos acontecer.. Queremos estar lá para estourar o champagne com vocês… E tenho certeza que isso irá acontecer…
Por hora, reflitam sobre o que eu disse acima, sobre criar valor, este é o cerne de tudo!
Ah, e não achem que estou aqui fazendo propaganda! Ainda nem estamos no ar e sequer vou deixar aqui um link pra chamar atenção… Acreditem na sinceridade de minhas intenções!
Abraços, sucesso e GARRA a todos!