Uma ação como a anunciada hoje pela Anac – suspensão das vendas de bilhetes domésticos Tam até sexta-feira – além de drástica, é muito prejudicial para a imagem da empresa. Se a agência chegou a esse ponto (o que às vezes é necessário e é seu papel punir), concluímos que a Tam foi alertada e não fez nada. Ou que a Anac só descobriu o problema agora. Mas não é o mesmo problema que Gol e Webjet tiveram? Pela lógica, faltam Azul e Avianca? As menores também entram nessa lista?
Muita dúvida para pouca explicação. OK, a Anac está preocupada com os passageiro. OK, a Tam vinha atrasando voos acima da média de mercado. Mas como a Anac ajuda a Tam a resolver isso? Que medidas foram tomadas antes? É um problema estrutural? Político? Trabalhista? Administrativo?
Ou seja, faltou a explicação de como se chegou a esse extremo. Vamos aguardar também o pronunciamento da Tam. No caso de Gol e Webjet, só vieram comunicados de imprensa. Nenhum porta-voz “deu a cara para bater”.
E vem aí uma nova Secretaria de Aviação Civil, que a presidente eleita Dilma Roussef vai criar. E que, independentemente de mérito, já está sendo disputada a tapa pelos partidos. Afinal, aviação é nobre, não é? E as obras milionárias…
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Será que esta ação contra a TAM é para punir a TAM ou punir os passageiros. Será que podemos analisar desta vez o tamanho do buraco quando uma empresa possui tamanho SHARE de mercado ?
Não isentando a outra cia, penso que a ANAC deveria ter uma saída mais coerente para o caso, pois a ação tomada só mostra poder político e não resultados.
menino e vim de Tam para Porto Alegre, mas sabe que escapei de atrasos?
Oque será que vem por ai? Será que cancelar voo até dia 03 vai realmente resolver oque precisa ser resolvido?
Embora um tanto surpreendente, dada a sua truculência, essa atitude da ANAC é coerente com a roteiro midiático exibido ao máximo quando da convocação às empresas aéreas, com direito a manchetes de jornais e de portais, bem como a destaques nos noticiários das rádios e de todas as televisões, inclusive no Jornal Nacional. Muito mais importante é a demonstração perante a opinião pública, pouco interessando que seja mesmo uma solução que beneficie aos passageiros. A ver até que ponto as empresas aéreas suportarão caladas esse papel de coadjuvantes que lhes foi reservado.