Quando o Ministério do Turismo foi criado, ainda não havia a moda das hashtags, mas ela bem que podia ser #temosministério. O então ministro Mares Guia se empolgou com a área (inclusive estabelecendo metas um tanto altas – ou fora da realidade – não atingidas até hoje), conquistou a simpatia do setor e era o #homemdasestatisticas.
Mares Guia saiu do MTur, depois do governo, mas ficou a boa lembrança de quem começou o MTur. Até hoje o dream team (Eduardo Sanovicz, Jeanine Pires, Airton Pereira, Milton Zuanazzi, Tânia Brizolla, José Francisco de Salles, entre outros), é lembrado como referência. Outras hashtags da época: #destinosindutores, #mapeamentodoturismo, #regionalização.
Marta Suplicy, de olho na prefeitura de São Paulo, focou no #viajamaismelhoridade, mas ficou lembrada pelo #relaxaegoza em pleno #caosaéreo.
Luiz Barretto, o mais técnico a passar pelo MTur, fez uma boa trajetória para o lugar da excelência em conhecimento técnico, o Sebrae, que preside até hoje. Algumas de suas hashtags foram #capacitação, #pronatec, #preparacaoparaosgrandeseventos.
A era mais política do MTur foi a mais decepcionante. Pedro Novais não deixou marcas (ou saudades) e Gastão Vieira teve de conviver com um desafeto político na Embratur, Flávio Dino, mais de olho no governo do Maranhão, que levou. Turismo dá voto ou o Maranhão pedia mesmo mudanças? Hashtags da época incluíam #mapeamentodasobras, foco nas #emendasparlamentares, #oportunidadeperdidacomaCopa.
Na época da Copa estava o ministro Vinicius Lages, que pouco conseguiu fazer. Quando conseguiu, revisando planos já existentes (o Nacional de Turismo, o de Marketing), definindo prioridades ligadas ao lado comercial do turismo, trazendo uma objetividade jamais vista na pasta, foi trocado por Henrique Alves, ex-presidente da Câmara. O trade sabia que Lages cumpria um mandato tampão, mas houve uma afinidade tão grande que nasceu uma torcida genuína para que ficasse. #partiuministro, #partiubrasil.
Qual será a hashtag de #henriquealves? Que seja #evolução, #soma, #multiplicação. Que construa sobre uma base que já existe e não no terreno ao lado, recomeçando do zero. Que convença o governo da importância do turismo. Que não sejamos mais usados como moeda de troca e sim como capital fundamental e estratégico para o desenvolvimento do País. Que batamos recordes, não de troca de ministros, mas de resultados que só irão ajudar a todo um País.
Ministro novo #queremosministrodotrade
precisamos do ministro ser do trade…alguém quem convive os problemas do dia dia do turismo…
#viajareviver e #viajasemcrise