Taí um filme (desenho) de que já gostamos antes mesmo de assistir. O trailer, com um voo panorâmico de asa delta sobre a Praia do Pepino, era de arrepiar. E o resultado, que vi neste final de semana, é bom. Lindo. Exuberante. Mas com uma pontinha de decepção.
Mas vamos começar pelo turismo. Turisticamente, o desenho Rio é bom para a Cidade Maravilhosa? Para o País?
RIO E TURISMO
O Rio de Janeiro, destino, ganhou um de seus melhores materiais de divulgação. Só de dar nome ao desenho, e ter essa nova marca exposta no mundo todo, a cidade, emocionada, agradece.
O Rio está belíssimamente pintado na tela. As imagens são deslumbrantes e clássicas. Parece que o diretor Carlos Saldanha (de origem gaúcha mas criado no Rio – e que hoje mora nos EUA), quis fazer não à moda Pixar, sucesso atualmente, mas no estilo Walt Disney. Como Disney faria um filme sobre aves brasileiras se vivesse atualmente. Visualmente, Rio é a resposta.
A cidade está linda, deslumbrante (mesmo na favela) e sedutora. Mas também muito tradicional. E do ponto de vista turístico (o que foge das obrigações de Saldanha, que é a de contar uma boa história), Rio não acrescenta nada à imagem que muitos têm do Rio real lá fora: samba (se passa na semana do carnaval), futebol (há uma misteriosa partida entre Brasil e Argentina em pleno carnaval, que acaba distraindo os bandidos contrabandistas de aves), mulheres bonitas (numa rápida e ousada cena, um dos pássaros bate como uma bola na bunda de uma mulata na praia), praia e belezas naturais. A exceção fica para a Lapa, mas a trilha sonora é tradicional também, pois foi entregue ao veterano Sérgio Mendes. Uma crítica americana disse que há bons momentos de bossa nova no desenho, mas que são poucos. Ou seja, não fomos além da bossa nova.
É mais do mesmo, mas é muito bom e bonito. Então, o salto é positivo. Faltou ousadia? Sem dúvida. Mas mais que tudo Rio, o desenho, carece de uma boa história.
FALTOU RIR MAIS
O roteiro de Rio não é dos melhores, o que é uma característica da produtora Blue Sky. Enquanto em Up, Toy story 3 e Procurando Nemo a gente gargalha o filme inteiro e chora aqui e ali; ou enquanto em Shrek a mão pesa em favor dos adultos; em Rio tudo é muito singelo e as imagens falam mais que qualquer frase ou piada sem graça. O humor é mais pastelão (como em A Era do Gelo), com piruetas mil, mais infantil e sobram uma ou duas piadas inteligentes (como vi a cópia dublada, acho que há uma piada sobre fio dental, mas não posso assegurar). Quase não ri. Mas fiquei extasiado com as imagens e me emocionei com o final, quando Blu finalmente resgata seu passado e se assume como ave selvagem.
Também achei duvidosa a escolha de macacos para o papel de malandros, assaltantes, integrantes de uma gangue que assalta os turistas.
Bom, faltou mostrar mais o Rio. Ser menos careta.
Mas Rio não podia ser mais bem feito e bonito. No mínimo ajudará a atrair quem quer ver esse Rio cartão-postal, que é realmente espetacular. Agora, se os bird watchers chegarem aqui querendo ver todas essas aves… vão ter de enfrentar nossa realidade aeroportuária e encarar voos para a Amazônia, o Pantanal, Foz do Iguaçu… Todas as aves do Brasil estão voando livremente em Rio. Mas a realidade é bem diferente.
Ainda quero ver Rio legendado, com as vozes originais. Especialmente as canções, que falam em Vem pro Rio, Experimente esse Rio… Como isso está em inglês.
O filme é campeão de bilheteria em todo o mundo e deve ultrapassar os US$ 500 milhões em arrecadação global. Bem menos que os primos de A Era do Gelo, ou os da Pixar. Mas tudo depende também do boca a boca. Vai que é esse o Rio que todos querem ver. Eu queria mais. Mas fiquei orgulhoso em ver a Cidade Maravilhosa tão bem pintada nas telas de cinema de todo o mundo. Que venham mais Rios… E muitos visitantes.
Artur,
Assisti com meus filhos neste final de semana.
Eles ficaram encantadíssimos e disseram que queriam conhecer o Rio!!
Assim como eles, quase que esqueci minha resistência de ir à Cidade Maravilhosa por causa do filme. Mais, o encantamento dado pelo desenho impacta mais fundo quando não vamos assistir a um desenho com espírito de adulto.
Deixa sua criança aflorar mais e assim você poderá se encantar mais com as coisas…
Abraços,
Gustavo
concordo Gustav…é um desenho bem infantil, com cenas pastelão etc. E os desenhos ultimamente colocam diversas piadas de adulto para que os pais também se entretenham. Mas mesmo assim achei a história fraca. Mas as imagens são surpreendentes, assim como seus filhos não conhecerem o Rio. Como assim?????
Prá você ver! É que eu tenho um certo receio de levá-los lá. MAscomo eu disse, depois do filme e dos pedidos deles VOU VENCER MINHA RELUTÂNCIA!!! ..rs.. Abraços
medo de ir pro Rio?????!!!! O cara mora no B do ABC, ou seja no miolo do miolo e tem receio de ir pro Rio??? Vou pedir pra uns amigos meus te recepcionarem na Abav e fazerem um tour UPP com você. Francamente…
Ainda não vi, mas como a última vez que mostraram o Brasil em filme contava sobre o “roubo” de órgãos de turistas, então, estamos no lucro.
Tour UPP, show! Se quiser mostrar os extras, leia-se: Niterói, São Gonçalo e adjacências, conte comigo! Vamos do A ao Z, circulando por aí divertindo gente que eu gosto até Búzios e Rio das Ostras rsrsrs
bjo
Niterói acho que já é um pouco pesado pro Gustavo… Vamos com calma.
Obrigado, Artur! 🙂
Artur, concordo está certo! Melhor deixar esta tarefa para o Manoel Carlos na próxima novela das 9. rsrs bjs
SOU PAULISTANA COM MUITO ORGULHO, MAS PELO MENOS 1 VEZ POR MES VOU AO RIO, E NÃO VEJO NADA DEMAIS, NADA QUE NÃO VEJAMOS EM QUALQUER CIDADE GRANDE, E AGORA ATÉ NAS PEQUENAS. A NÃO SER QUE VCS QUEIRAM IR NO MORRO, EM DIA DE INVASÃO, NÃO VERÃO NADA DEMAIS. APENAS PRAIAS LINDAS, PESSOAS LINDAS ( PRINCIPALMENTE OS HOMENS). NÃO PRECISAM FICAR COM MEDO, SEI QUE OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS FORAM MEIO PESADOS, MAS GENTE, VAMOS COM CALMA O RIO É MARAVILHOSO!!!EMBORA EU NÃO TROQUE SÃO PAULO POR NADA….
Ainda do lado positivo (não ví o filme…ainda), está um belíssimo e, como sempre, muito profissional, projeto integrado de marketing, com o McDonalds distribuindo bonequinhos dos personagens, pelo que ví, pelo menos nas lojas nos USA (o que deve aumentar enormemente o interesse pelo filme, e, claro, pelo Brasil e pelo Rio) e no Brasil. Mesmo que o objetivo não tenha sido divulgar o Rio e o Brasil, sem dúvida é uma ENORME E POSITIVA ajuda! Que venham mais turistas…com segurança, ordem e limpeza (!)
Sempre foi bem melhor que o famoso episodio dos Simpsons e do ja citado filme do trafego de orgaos (tourist eu penso). Mas como disse outro leitor, eu tbm tenho receio de ir ao Rio????
Sou de opinião que a cidade do Rio de Janeiro, com as repercussões mundiais desse filme, tem a rara oportunidade de realizar campanha turística a encontrar paralelo apenas na famosa I LOVE NY que o New York CVB consagrou há 30 anos.
Já a externei ao Superintendente do Rio CVB Paulo Senise, que me informou estar em andamento projeto conjunto com a RIOTUR para licenciamento e uso turístico da marca, personagens, músicas etc.
Já imaginaram o impacto de ação, similar à citada no McDonalds, no estande do Brasil nas feiras de turismo?
O filme é lindo, e até nos faz esquecer tantas maldades e atrocidades que ocorrem na cidade maravilhosa.
Ficamos boquiabertos em ver tanto colorido, tanta alegria e como as crianças ficaram encantadas com tudo, alias nós adultos tambem ficamos.
Parabens ao Rio e a todos os Brasileiros!
SOU PAULISTANA COM MUITO ORGULHO, MAS PELO MENOS 1 VEZ POR MES VOU AO RIO, E NÃO VEJO NADA DEMAIS, NADA QUE NÃO VEJAMOS EM QUALQUER CIDADE GRANDE, E AGORA ATÉ NAS PEQUENAS. A NÃO SER QUE VCS QUEIRAM IR NO MORRO, EM DIA DE INVASÃO, NÃO VERÃO NADA DEMAIS. APENAS PRAIAS LINDAS, PESSOAS LINDAS ( PRINCIPALMENTE OS HOMENS). NÃO PRECISAM FICAR COM MEDO, SEI QUE OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS FORAM MEIO PESADOS, MAS GENTE, VAMOS COM CALMA O RIO É MARAVILHOSO!!!EMBORA EU NÃO TROQUE SÃO PAULO POR NADA….
Boas a todos,
Mais do que eu, meu filho (5 anos) gostou bastante do filme. Entendeu a história do começo ao fim. Porém ao sair da sala fez uma recomendação importante:
“Papai, cuidado com os macaquinhos!! Eles não são legais!”
Talvez pudessem ser representados por “roubar” amendoins, seria mais “Hollywood” e menos pior do que roubar jóias, celulares, carteiras e etc…
Porém pelo conjunto da Obra, o Rio de Janeiro e o Brasil certamente ganharam um presente. Podería-se ter aproveitado melhor a oportunidade como mencionou o Aristides, porém o saldo é melhor conforme o Armando escreveu.
E voltemos a realidade, que certamente é bem mais frustante do que os “malandrinhos”, mas simpáticos macaquinhos…
Sucesso!!
Amei o filme, não acho que faltou nada para ser mostrado. Toda a beleza do Rio De Janeiro foi explendida nas telas da animação. Eu sou apaixonada por desenhos e depois de o rei leão, spirit e irmão urso, Rio foi demais. E pena não ter ganhado o Oscar. O filme é lindo e adorei os passaros. Tudo o que o Brasil tem de bom. O som da música, o tambor e as músicas de escolas de samba, são muito importante para o filme e é a cara do brasil, sim o samba de carnaval o pandeiro, tambor os carros alegóricos… Cara não tem que por defeito em nada. Mas eu amei. E estou orgulhosa por ter uma produção americana para o Brasil. Rio eu te amo!