Hoteleiros de Buenos Aires, Bariloche e outras regiões turísticas da Argentina, representantes do receptivo argentino e da Aerolíneas Argentinas, coordenados pelo governo do país (entre eles Jaime Rios, responsável pelo mercado brasileiro), receberam na quinta-feira, 8, na capital argentina diretores das operadoras Nascimento, Flytour Viagens, CVC, Agaxtur, Intercontinental, Tam Viagens, Visual e Ancoradouro.
Na pauta: a crise do turismo argentino. Como recuperar os brasileiros perdidos.
Os mais otimistas falam em perdas de 30% no número de turistas brasileiros este ano. Mas em alguns destinos e hotéis esse índice passa dos 50%.
Os operadores foram bastante diretos sobre o que está causando essa diminuição brusca. O câmbio é uma das causas. O país vive uma instabilidade que afeta o turista. Este não sabe o quanto está perdendo com as diversas taxas, não consegue usar cartão de crédito em restaurantes e lojas, e teme andar com muito dinheiro. Resultado: melhor ir para outro destino.
Outro problema é a sujeira nas ruas de Buenos Aires e uma excessiva população de rua. Quem vai retorna contando como está a bela cidade. Resultado: quem estava planejando, troca de destino.
Também foi citada a exclusividade que o governo argentino dá nas promoções e campanhas para a Aerolíneas Argentinas. Os operadores disseram que as companhias aéreas brasileiras têm de ser incluídas.
As medidas do governo federal, consideradas impopulares e pouco estimulantes ao turismo para a Argentina, também foram consideradas.
O governo argentino prometeu uma campanha no Brasil para incentivar as viagens. E estudará cada uma das reclamações dos operadores.
Ou muda, ou a sangria de turista continua.
Enquanto isso, na internet, compra-se bilhete aéreo ida e volta para Buenos Aires por R$ 400. Menos que uma perna de São Paulo para o Rio de Janeiro…
P.S. Os hoteleiros prometeram reduzir as tarifas para a campanha.
Precisam baixar a bola e RESPEITAR os brasileiros.
Durante anos a hotelaria Argentina esnobou e tripudiou os Brasileiros na alta temporada principalmente BRC, quem planta vento, colhe tempestade!
S.O.S ARGENTINA http://t.co/89xLLm1Hvp
A Argentina em geral há uns 3 anos vem apresentando as piores condições para turistas. A sujeira da cidade é a mais impressionante. Lixos e mais lixos na rua, próximos aos restaurantes tradicionais com cadeiras nas ruas são os mais afetados. Uma pena, o que era um charme virou um grande problema.
OI Artur, eu descordo pq meu numero de vendas pra argentina aumentou 150% este ano, a differenca esta na internet , quem vai investir mais em precos e boas negociacoes seus clientes vaom ir , e hj como barateou muito a ida a argentina, entao ta facil pra td mundo , tenho dois hoteis blockeados em nome em meu nome e vivem cheio, vender buenos aires ta mais facil doque vender qualquer outra coisa so basta saber aonde estao os clientes e focar encima disto
Artur, boa tarde.
Gostaria de esclarecer o verdadeiro motivo de nossa reunião. Operadores de nosso país se reuniram com hoteleiros e outras regiões turísticas da Argentina apenas com o proposito de criar um plano de ações que nos permita oferecer o destino com um crescimento sustentável para os próximos anos, principalmente para o segundo semestre de 2013, algo que em outras oportunidades não o fizemos já que este destino tem uma alta procura e que muitas vezes o turista consegue comprar com grandes ofertas através de portais de vendas. Outra característica importante é que Buenos Aires já se encontra renovada com o término das obras da avenida 09 de julho e principalmente em algumas ruas que foram totalmente asfaltadas em grande estilo como por exemplo a famosa Calle Florida. Obviamente sabemos que existe um problema cambiário que inclusive atrai turistas para esta cidade. Já estamos recebendo o apoio do governo Argentino, faltava apenas alinhar este apoio entre nós operadores e nossos fornecedores e com um bom plano de ações que estaremos realizando ainda este mês. Argentina é um ícone turístico que já atravessou varias crises e todas elas muito bem superadas principalmente com o compromisso e empenho que sempre estamos realizando. Aos que já conhecem Buenos Aires vale a pena voltar e conhecer como ficou a cidade ou aproveitar e estender a outras regiões deste país.
Prezado João Paulo, o que você escreveu está alinhado com as minhas fontes sobre a reunião e em relação ao que escrevi: os operadores querem se unir ao governo e aos fornecedores para reverter a queda de brasileiros. Que bom que há esse movimento. Em sua opinião, por que houve essa queda, sentida também pelos hoteleiros (portanto não se tratando de uma mudança de vendas do canal operadoras para o de OTAs, como alguns citaram)?
Abraços e obrigado
Artur