Sair do óbvio, diversificar, achar novos caminhos, deixar um percentual do orçamento para ousadias, testes e investimentos, focar no core business, atualizar-se… há várias formas de uma empresa crescer, sobreviver e atravessar décadas. Mais importante, porém, é sempre dar aquilo de que seu cliente necessita. Em um determinado momento o agente de viagens brasileiro precisou (e muito) de tecnologia. Foi quando Tam saiu dos GDSs (no doméstico) e a Gol chegou já com seu portal. Foi quando o corporativo passou a exigir automação de processos e relatórios, e o papel foi substituído por transações eletrônicas.
Algumas empresas viram rapidamente essa necessidade e investiram em soluções. Algumas não apenas viram como foram obrigadas, como as consolidadoras de bilhetes aéreos. Entre elas, umas apostaram alto e erraram o caminho. Outras, mais preguiçosas, talvez, seguiram a maré. Uma ou outra investiram em soluções próprias, como a Advance, que agora sai do óbvio, vendendo o óbvio: seu sistema Reserva Fácil é considerado o melhor entre todas as consolidadoras e vai concorrer com as grandes do setor. Até porque a empresa Reserva Fácil já nasce grande, pois a Advance atende milhares de agências e já começa a fechar contratos importantes. Alguns surpreendentes.
E o que sua empresa tem para vender além do óbvio mais óbvio? Que outras obviedades se escondem embaixo de seu nariz? Conhecimento? Talento para unir pontas? Marketing? Marketing pessoal? Mais tecnologia? Distribuição? Know-how de vendas? Faro para novos produtos? A arte de empacotar? A arte de fazer roteiros individuais? Um nicho? Todos os nichos?
Ponha tudo para fora. Sem isso, ninguém saberá que você quer vender. E há vários querendo comprar, pois a tecnologia acelerou o mundo do turismo. E ainda bem.
Artur
Precisamos ficar de olho na força do Google, parece que o pessoal lá têm as lentes do satélite olhando todas as possibilidades e criando novos recusros que podem nos impressionar, cheguei a comentar isso no blog do Sidney.
O óbvio merece respeito pois dele nascem novas idéias e consequentemente novos hábitos, novos negócios e novas possibilidades. Nosso poder criativo não tem limite e esse DNA está no sangue de todos os Brasileiros.
Parabéns pelo post.
Abs.
James