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Dia a dia

SEM QUERER SER REPETITIVO…

… mas a grande expectativa da Feira da Abav é em relação à briga CVC X TREND X FLYTOUR VIAGENS.

É guerra de gigantes e as especulações de bastidores estão tensas. Quem toma partido, toma mesmo. Está parecendo guerra de torcidas de futebol.

Dentro desse cenário, os protagonistas do embate chegam só amanhã no Rio de Janeiro, e com suas armas já definidas.

A Flytour Viagens só lança seus produtos no ano que vem, mas Michael Barkoczy não quer perder tempo e promete vários anúncios na Abav.

A Trend atrasou uma semana suas vendas de lazer e chegará fazendo barulho na Abav.

A CVC usou sua força de negociação e promete uma megapromoção, ainda mantida sob sigilo. Fala-se em um milhão de assentos bloqueados de novembro a fevereiro.

No meio disso tudo, a Brasil Travel, nova holding que uniria nomes como Queensberry, Visual, Rio Travel, Casablanca, BRT e mais duas dezemnas sob o mesmo guarda-chuva, mas que só existirá se o IPO der certo e atrair os bilhões de reais que se esperam, começa a se divulgar e plantar notas na imprensa. A primeira foi na revista Exame. Paulo Castello Branco, ex-Tam, teria sido contratado para cuidar da nova empresa.

Como ficam as operadoras Braztoa nessa guerra? Como ficam os agentes de viagens, com tantos fundos estrangeiros comprando grandes empresas do turismo? Trend e Flytour vão resistir aos investimentos estrangeiros ou vão permanecer 100% brasileiras????

É amigo… esses são os assuntos da Abav 2011. E afetam a TODOS. Pois envolvem corporativo e lazer.

Ah sim… chove no Rio. Aeroportos fechados… estaria São Pedro querendo evitar o confronto direto?

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Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Feira de Turismo ou Feira de Ilusões ou Contos de Fadas?
    Repito…com tantas operadoras com seus novos(??) produtos nas prateleiras….. sera que temos tantos passageiros(clientes) para pagar a conta??

    Que a Feira seja proveitosa a todos!

    • Fernando,

      Na verdade essa conta tem gente que não deve ter feito…pelo menos para 2012 e 2013.

      -Vai ter paxs para todos ?
      -Vai ter bloqueios aereos para todos ?
      -vai ter fretamentos para todos ?

      Claro que não…

      Como disse em um blog aqui no Panrotas outro dia , o negócio é trabalhar duro e assistir essa “briga” de camarote. Aliás está parecendo UFC ( risos).

      abracos a todos !

  • A Feira da Abav ja perdeu seu foco a muitos anos. Deixou de ser enriquecedora e passou a ser meramente uma feira de corrida aos brindes e a megalomania de Operadoras. Nao funciona mais, ao menos que nao se mude o foco …
    *Concordo com o amigo ai de cima …meramente ¨Contos de Fadas¨!

  • Amigos,

    Entendo suas preocupações e respeito suas críticas com relação às operadoras e aos “caçadores de brindes” nas feiras. Mas vamos separar as coisas e ser coerentes: dizer que a feira da ABAV não tem importância e perdeu o foco é ignorar a importância do networking. Ora, se um evento concentra a grande maioria (grande mesmo, quase 100%) dos formadores de opinião de determinado segmento (o Turismo), trazendo, inclusive, muitos dirigentes do exterior, parece lógico que é importante (pelo menos para aqueles que precisam relacionar-se nesse mercado, ou seja, TODOS nós) fazer o possível para, ainda que seja um dia só, estar presente no evento e reforçar os laços com aquele público. Em três dias de feira é possível conversar, fazer reuniões ou agendar compromissos com pessoas com as quais você demoraria meses para conseguir falar se não fosse o evento. Vamos deixar as paixões de lado e concentrar-nos no que é importante? Pena que depois de mais de duas décadas eu não poderei estar presente. Vou lamentar isso por muito tempo.

    Abraço

    • Estimado Rui,

      Entendo como corretas suas observaçoes, acho tb importante o contato pessoal.
      Porem creio, que a Feira perdeu em muito seu foco.
      Eu somente banalizei quando citei os ¨Caçadores de brindes¨na realidade nivelei por baixo a questão, apenas para marcar o meu pensamento.
      Sem paixões, logicamente, mas com razao unicamente.

      Uma pena nao estar presente.

      Felicidades ao amigo.

  • Fernando,

    Acho que você tem razão com relação aos “caçadores de brindes”, mas, como diz a Heloisa Prass (e muito bem), é preciso também acabar com os expositores “distribuidores de folhetos”, pois não se mede o sucesso de uma feira pelo número de kits distribuídos (a maior parte deles vai para no lixo e não se converte em vendas). Se a feira perdeu o foco, talvez seja interessante prestar mais atenção ao congresso. Pela programação eu vi que haverá palestras e seminários com temas muito interessantes e apresentados por ícones do nosso trade. Assim sendo, insisto em que, quem for à feira para reforçar, manter ou ampliar o círculo de relacionamento, e para participar das palestras tomando conhecimento das novas tecnologias e das novas (às vezes nem tanto) idéias, já estará no lucro e isso, por si só, justificaria a existência do evento. No mais, estamos de acordo. Para você que vai, bom proveito, espero que tudo dê certo.

    Um abraço

  • Uma feira com tantos expositores só pode ser ruim se o comportamento deles for também. Se não estiverem interessados em realmente mostrar seus produtos e sim em desovar folhetos ou fazer oba-oba a feira certamente não será proveitosa. Mas não se esqueçam do Congresso. As palestras, debates e paineis merecem talvez mais atenção que a própria feira. E quem são os oradores agentes de viagens? Aqueles que trabalham em agências, não em operadoras, cias. aéreas, consultorias, etc. Os que conhecem a situação da parte AV da sigla da entidade por vivenciarem em suas células, neuronios e bolsos o dia a dia de uma AV. Aqueles que podem falar aos agentes de igual para igual e não de fora para dentro ou de cima para baixo. E depois desse devaneio volto para uma parte do post do Artur. Sinceramente não vejo a Flytour Viagens como grande player tão cedo. Talvez nem tão tarde. É provável que eu esteja errado mas sem as agências vendendo não devem ir tão longe. E porque as agências venderiam? Outra pergunta: as lojas Flytour ficarão algemadas ou poderão continuar vendendo outras operadoras?

  • Caro Adriano Pereira,
    Sugiro a leitura do ultimo Jornal Panrotas de 11 a 17 de outubro de 2011, pagina 17, desta forma você estaria mais bem informado antes de fazer algum comentario.
    Abraço,
    Christiano

    • Agradeço a sugestão. Texto lido. Mas o texto trata apenas dos planos. Como mencionei acima, é provável que eu esteja errado. Posso estar subestimando. Mesmo assim a minha opinião não mudou. Mas é só isso, minha opinião.
      Abraço,
      Adriano

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

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