No começo de janeiro, começarei a fazer aquele famoso levantamento atrás de números confiáveis do setor ou números que possam nos guiar, para sabermos para onde caminha nossa indústria…
Um dos relatórios que servem de guia parcial, o Smash, recebido por várias empresas, traz a venda de bilhetes aéreos de companhias internacionais. Ou seja, não traz (vou repetir, pois é importante: NÃO TRAZ) venda nacional ou internacional na Tam, Gol, Azul, Avianca, Trip, Passaredo e demais empresas nacionais.
Assim, uma empresa que venda R$ 500 milhões em Tam e apenas R$ 50 milhões no internacional geral estará mais embaixo nessa lista do Smash, que, por não ter o nacional, é apenas parte do todo.
Mas é uma referência e quem vende bem, vende tudo, não é mesmo? É como a história do ator que só é bom em comédia… Ator é ator em qualquer gênero.
Andei espiando de canto de olho os números de janeiro a novembro e, em VENDAS INTERNACIONAIS COM COMPANHIAS INTERNACIONAIS OPERANDO NO BRASIL (acho que ficou claro, né?) a liderança é, como esperado, da REXTUR ADVANCE, nova líder entre as consolidadoras e provavelmente em qualquer parâmetro que se coloque (corporativo, lazer, doméstico, internacional…). Claro, NA VENDA DE PASSAGENS AÉREAS. SÓ PASSAGEM. PASSAGEM PURA.
Foram US$ 403 milhões em vendas nesses 11 meses. Mais de US$ 40 milhões à frente da Flytour (incluindo corporate e consolidação) e mais de US$ 70 milhões a mais que a T-LAC (Esferatur + Mix Tour) com US$ 331 milhões. Fecham o Top 6 a Decolar, com US$ 302 milhões, a Gapnet, com US$ 246 milhões, e a CVC, com US$ 151 milhões. B2W, Skyteam, Ancoradouro, High Light e Confiança são as seguintes no ranking.
Mas vem mais consolidação por aí. E a distância dos Top 6 para os demais deve crescer ainda mais. 2013 é o ano das oportunidades e de mais gigantes unindo-se a gigantes.
Impressionou também o crescimento da Decolar.com: 37%. O que pode explicar uma procura menor ou mais criteriosa por pacotes fechados com aéreo e hotel. Se é ou não mais barato comprar na Decolar, não discuto aqui. Mas que o público final está indo atrás… ninguém duvida (mais).
numeros impressionantes, e ainda os orgaos que teoricamente deveriam nos defender, em relacao ao DU, nao mechem uma agulha. abav, brastoa, etc apenas eh um lugar para um bando de pessoas que nao consegue, olhar alem do proprio umbigo e nao fazem nada nada nada pelo agente. parece mais um clube social, onde a unica vamtagem pessoal é o status de ser diretor de um orgao nacional.
quando a nossa categoria ira se unir de verdade? todos criticam a decolar por tes stand na abav etc, porem ninguem se une para pressionar de verdade as cias aereas, hoteis, etc…
ou estou errado?
Algumas dúvidas, Mariel: Supondo, pelo conteúdo do seu texto, que você exerce atividades profissionais relacionadas a uma agência de viagens, a sua empresa é associada a qual entidade? Participa de verdade de uma associação? Contribui com a união de forças?
sim tenho agencia de viagens, eu me recuso a estar em qualquer associacao que nao faz absolutamente nada, apenas falo e sempre falarei nesses canais que sim fazem algo pelo trade, nem que seja em carater informativo, e alem disso mme recuso a entrar em associacoes que querem apenas meu suado dinheiro e de tantoa outros agentes. A minha briga é sempre pelo agente e pelo cliente, onde sempre junta,ente com as operadoras parceiras que trabalho, buscamos as melhores opcoes para ambos.
agora me fala o que as associacoes que supondo voce esta defendendo faz? feira? coquetel? e botar a mao na massa?
Bom, a decolar.com cresceu 37% as custas de quanto dinheiro em publicidade? A quantidade de inserções diárias na TV é muito grande(cheguei a contar 10 em um espaço de 2 horas em apenas 1 canal), fora adwords, banners em sites, jornal, etc. É muito mais fácil quando tem investidor colocando muitos milhoes de dólares, resta saber até quando.
Parabéns a Rextur/Advance, Esferatur e Gapnet por venderem mais através dos agentes.
[]’s
wagner, mas vc concorda que é meritos deles? a minha agencia tambem esta presente em midias, anuncios, temos 4 celebrodadades que fazem propaganda pra gente e em 2012 gastei em torno de r$500.000 em publicidade, isso é errado? nao.
o que nao é correto sao agentes reclamando, mas nao saem a luta.
poucas agencias possuem twitter, facebook e outras redes sociais, para divulgar, no maximo possuem o site informativo.
anunciar por exemplo no facebook gasta pouco e tem otimo retorno.
o que é preciso é levantar da cadeira e ir a luta.