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TÚNEL DO TEMPO NO MUSEU DELTA

A Delta Air Lines, em sua sede em Atlanta, na Geórgia, no coração do aeroporto mais movimentado do mundo, o Hartsfield-Jackson, mantém um ótimo museu, apesar de pequeno em quantidade de aeronaves, e que é fruto do trabalho de funcionários voluntários. O Delta Air Transport Heritage Museum foi fundado em 1995 e fica em dois dos hangares mais antigos da empresa, que está em Atlanta há 70 anos (foi fundada em Monroe, na Louisiana, em 1928).

Além de muitas fotos, murais e uma loja de suvenires, o museu conta com cinco aeronaves: um Travel Air 6-B Sedan, de 1931 (os primeiros voos de passageiro da companhia foram em 1929); um Stinson SR-8E Reliant, de 1936, que veio da Northeast, que se juntou à Delta em 1972 (não confundir com a Northwest, cuja fusão tem poucos anos); um DC-3, Ship 41, de 1940, encontrado em Porto Rico por aposentados voluntários da Delta, que também reformaram a aeronave, o segundo DC-3 da frota da empresa e conhecido como Ship 41; um Lockheed L-1011 TriStar, que virou a loja do museu e é de 1970; e um B-767, de 1982, que é nada menos que o histórico The Spirit of Delta – o avião foi comprado em um esforço de funcionários e aposentados da empresa, que levantaram US$ 30 milhões e deram a aeronave de presente à companhia, que passava por dificuldades (foi o primeiro 767 da frota da Delta). Dentro do The Spirit of Delta há uma exposição de uniformes, fotos e objetos e até uma sala de reuniões.

O museu conta também com um “simulador” de 1936, da Northeast, uma réplica da sede da Delta em Monroe, na Louisiana e arquivos disponíveis para consulta.

O segundo hangar, onde está o 767, é usado também para eventos. A visita ao museu deve ser agendada com antecedência. Confira no www.deltamuseum.org. Uma viagem que vale a pena e enriquece ainda mais a região do Aeroporto de Atlanta.

Os hangares do museu ficam atrás desta parte da sede da Delta em Atlanta

Travel Air 6B Sedan, de 1931, com capacidade para cinco passageiros e dois pilotos. Sua rota era Dallas-Shreveport-Monroe-Jackson-Birmingham. Fabricante: Curtiss-Wright Airline Company, de St. Louis (MO)

Canecas com antigo logo da Delta vendidas na lojinha que funciona dentro de um Lockheed L-1011

A cabine de comando do avião-loja

O DC-3 restaurado pelos funcionários e aposentados

Interior do DC-3

Cockpit do DC-3

Os assentos restaurados – a capacidade é para 21 passageiros e três tripulantes. Fabricante: Douglas Aircraft Company – Santa Monica (CA)

O Stinson SR-8E Reliant, para dois passageiros e dois tripulantes. Fabricado em 1936 pela Stinson Aircraft Corporation, em Wayne (MI)

Foto de como era o atual aeroporto mais movimentado do mundo, o de Atlanta

Assentos do Travel Air

Simulador de antigamente

Simuladores atuais – no Centro de Treinamento da Delta, também na sede da empresa, em Atlanta

Simulador atual visto por dentro, já com imagens do Aeroporto de Atlanta projetadas

The Spirit of Delta

Uniforme inspirado em Jornada nas Estrelas

Como eram bonitos, coloridos e fashion os uniformes… Que houve com os estilistas de companhias aéreas?

Projeto que não saiu do papel – o Concorde da Delta

Viagem a convite da Delta Air Lines, cokm proteção GTA

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Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

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Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

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