Home do Blog » Dia a dia » UM CÉREBRO PRO LEÃO COVARDE (E CORAGEM PARA O ESPANTALHO)
Dia a dia

UM CÉREBRO PRO LEÃO COVARDE (E CORAGEM PARA O ESPANTALHO)

Enquanto o Menos Médicos ajuda cubanos a irem para os Estados Unidos ou desfrutarem da Terra Brasilis, os empresários de turismo têm a difícil missão de convencer os brasileiros a viajarem antes, durante e depois da Copa. Além disso, conseguir preços “normais”, de temporada, e não absurdos como os altos preços do réveillon – mas convenhamos, são preços bem altos, mas em que outro local do planeta as passagens de ano são tão divertidas? É preciso, portanto, fazer valer para se desfrutar do paraíso.

E a Argentina? Baratíssima para brasileiros… Que estão preferindo Miami e Nova York. Será que o câmbio vai ser suficiente para que os brasileiros voltem a fazer da Argentina destino número um? A comida continua boa, a neve continua fofa, o doce de leite continua imbatível… mas México, Estados Unidos, Caribe e até a Europa estão com preços também beeeem atraentes. Dizem os especialistas que primeiro Bariloche (falando apenas do inverno) deu azar com o vulcão chileno. Depois, na temporada seguinte, errou, ao aumentar preços e não saber negociar justamente (de forma justa) com os brasileiros. A temporada vai ser lançada já já… Há voos, há câmbio favorável, haverá brasileiros suficientes?

E a hotelaria? Tá preocupada com a Copa ou com o resto do ano? Em 2015 vai ter hotel voltando a procurar clientes a quem virou a cara… A oferta estará maior. Sandálias da humildade à vista. Vejam que não falo de preço e sim de disponibilidade. Gerenciamento de inventário…

E o Reclame Aqui? Divulgamos algumas listas e foi um chororô… Claro que são listas frias baseadas em quantidade. Basta entrar no site deles e ver quem resolveu os problemas, quem ignorou, e quem não está nem aí… Cada um sabe de suas estratégias. Uma crítica ruim não é o fim do mundo, mas sim o cliente quer saber o que se fez com ela. Foi resolvida? Tinha mérito? Foi uma exceção?

Mudando de assunto, muito legal ver o PH da Tap ser transferido (e promovido) para Madri. Vai dirigir os negócios da Tap por lá. Um brasileiro na Península Ibérica. Algo super normal nos mundos atuais. Vejam que na Delta aqui no Brasil temos um VP uruguaio, um diretor americano, outro brasileiro e outro argentino. A língua que tem de ser falada é uma só: profissionalismo. E conhecimento de mercado. O resto é picuinha.

OK nem sempre dá certo, mas vamos celebrar os bons exemplos.

Ah e estou cá pensando em uma matéria sobre remuneração. Comissões, taxas, overs, acordos, DU… Quanto vale o seu trabalho? Quem te remunera? Como as empresas estão gerenciando comissões e ganhos variáveis? Sugestões? Dicas? Conto com a ajuda de vocês.

Por fim (e por ora), muito bom o Workshop Agaxtur. O jeito acelerado e atropelado do Aldinho contrasta com a objetividade da Andrea e faz tudo dar certo. Haja criatividade. E é disso que o turismo precisa. Camarão que dorme a OTA leva… ops, a ONDA leva.

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes