OK, nossos bosques são mais verdes (os que nos restam), nosso mar é mais azul (o que ainda não foi poluído), nossas paisagens são mais belas, mas o aeroporto de Atlanta, megacidade de negócios americana, sede de inúmeras empresas, como a Delta, Coca-Cola, CNN, Home Depot, UPS, Sun Trust, AGCO…, e hub principal da DL nos Estados Unidos, o danado do aeroporto deixa qualquer um dos nossos vermelho de vergonha. E nós roxos de raiva.
Atlanta se compara a São Paulo como destino de negócio (70% de seus passageiros fazem conexão para outra cidade americana ou do Exterior), mas Guarulhos é uma rodoviária perto do Jackson-Hartsfield, que agora fica um passo mais distante ao inaugurar, amanhã, o terminal F, que forma o complexo internacional (com o terminal E, hoje em operação) Maynard H. Jackson Jr. Agora todos os passageiros que chegam a Atlanta descem no E ou no F e saem do aeroporto pelo F, não necessitando mais rechecar sua bagagem, passar pela segurança e pegarem suas malas lá na frente, no terminal de desembarque. Quem for fazer conexão, claro, continua rechecando bagagens e fazendo o transfer internamente, pelo trem subterrâneo.
Enquanto nós chamamos o novo terminal de check-in da Webjet em Guarulhos de puxadinho (somos bonzinhos) e nem sabemos onde fica; enquanto brigamos por um lugar para sentar nas salas de embarque; somos extorquidos por preços exorbitantes de comida no terminal; e perambulamos por ambientes escuros, sujos, antigos e defasados, o novo terminal da Delta é um modelo para os próximos anos: amplo, claro, lógico, moderno, tecnológico, seguro, confortável, comercial… Foram gastos US$ 1,4 bilhão e diríamos muito mais frente à tecnologia e aos belos exemplos de arquitetura, decoração e comodidade que vemos. Até novos acessos foram feitos, pois o aeroporto passa a contar com duas entradas, uma no terminal F e a outra regular.
Como estou em um itinerário bem apertado, ainda não consigo colocar todas as fotos que tirei no Portal PANROTAS. Mas separei duas para que vejam a diferença gritante entre nossos aeroportos e o sétimo terminal do Aeroporto de Atlanta, o aeroporto mais movimentado do mundo. Clique na foto para ampliar. E confira mais tarde no Portal PANROTAS mais fotos, o novo Sky Club da Delta e o que os executivos da empresa disseram hoje à imprensa. O slogan da Delta, vale lembrar, é Keep Climbing (Continue escalando, subindo, crescendo). E ela tem surpreendido e se diferenciado. Muitas vezes com pequenos gestos e detalhes, outras focando no passageiro premium. Mas disso também falo depois… (ah sim, no ano passado o lucro da empresa foi de US$ 1,4 bilhão aproximadamente)…
O Portal PANROTAS viaja a convite da Delta
Artur,
Esse novo Terminal no Aeroporto de Atlanta fortalece a posição da Delta no mercado brasileiro, onde ja vem apresentando inovações que tem agradado bastante, como novas aeronaves e melhores configurações.
Enquanto isso sofremos para usar nossos “terminais” brasileiros.
Abraços,
Flavio Vieira
Sofremos mesmo, Flávio.
E olha que aqui a segurança está mais rígida, você responde mais perguntas na Imigração, é escaneado por máquinas robôs… Mas tudo com estrutura. No Brasil o desânimo de quem olha seu passaporte é um cartão de visitas e tanto, seguido do banheiro pequeno e sujo no desembarque, malas que demoram, poucas esteiras, táxis piratas, preços exorbitantes, estradas estranguladas…e por aí vai. Copa? Queremos pra ontem as melhorias!!!
comparar os aeroportos de lá com os daqui, sem olhar quem investe nos aeroportos de la e quem investe nos aeroportos daqui, e meio complicado né nao?
Ricardo, dinheiro a Infraero e o governo brasileiro têm (de sobra)… Agora com a classe C, votante, viajando, pode ser que a coisa melhore. Ou será que a classe C só merece puxadinho? Abs Artur
Artur, é ate exagerado mesmo comparar GRU com este novo terminal. Nem acho que tem que ser assim aqui até porque a nossa realidade é outra mesmo. Mas que podia estar mais proximo ou melhor do que aeroportos menores tipo SFO, MCO e deixar esse ar de puxadinho/rodoviaria pra tras, ah isso podia. E nem custa tanto assim pra melhorar o basico. Falta o de sempre aqui: vontade e vergonha na cara.
Jaime, acho que temos de pensar grande sim… Veja a África do Sul, que usou a Copa para construir belíssimos aeroportos, que não teremos tão cedo. Estamos atrasados. Deveríamos estar no nível dos aeroportos dos EUA, ao menos São Paulo.
Abs
Artur
Caro Artur,
Mais um oportuno artigo, de colocações críticas e sensatas.
Na verdade, nossos terminais e GRU é exemplar, não estão nem no nível das rodoviárias!
Recentemente, embarquei no Terminal Rodoviário Tietê para Caxambu, em trabalho para o SEBRAE/MG e pude comprovar. Um exemplo? Não tem uma vez que, na fila do check-in doméstico, de TODA e QUALQUER empresa aérea, que não testemunho um funcionário, a plenos pulmões, esbravejar se tem passageiro para o voo tal, que encerrou o atendimento para o voo qual… É inacreditável!
Um abraço,
Bem, tudo isso posto, eu que tenho dito há tempos que nossos aeroportos – incluindo sem nenhuma dúvida GRU, Cumbica ou Arapuca – só podem e devem ser comparados a “rodoviárias de quinta”! Nenhuma chance de comparação com outros teminais aéreos pelo mundo afora, o que dizer dessa maravilha em ATL! Triste, muito triste. Artur, prepare-se para a volta, pois GRU piora a cada semana! Abraço
Arhur Olá gostaria de uma ajuda farei conexão em Atlanta e o tempo entre um voo e o outro é de apenas 40 minutos, estarei vindo de MCO e indo para GRU, vc pode por favor me orientar o que devo fazer? Para na hora conseguir fazer tudo correndo e não perder o voo seguinte? Obrigada. A cia aérea é Delta.
Olá Melissa,
40 minutos é bem apertado hein. As companhias geralmente sabem quando há grupos chegando com conexão curta e podem ou não esperar. O ideal é uma conexão de duas horas. Já saia do avião sabendo para que portão se dirigir. Se der sorte, será no mesmo terminal. As aeromoças informam os portões quando a aeronave está taxiando até o finger (ponte de embarque).
Abs
Artur