Terminado o Global Summit do WTTC em Abu Dhabi, colecionei alguns números e fatos que coloco a seguir, soltos, mas um bom analista saberá “juntar os pontinhos”, como naquela atividade infantil em que formamos figuras unindo os pontos (numerados ou não).
Ah, o Facebook, sempre ele. Mesmo com uma apresentação morna, o representante da rede no evento divulgou que as pessoas gastam 25% do tempo em que estão usando seu smartphone para interagir ou consultar o Facebook. É 10% mais que elas passam falando ao telefone ou mandando mensagens.
Ah, a China, sempre ela. A classe média emergente do país é de 300 milhões de pessoas. Mais que a população americana.
Na China, 200 milhões de pessoas acessam a internet por meio de um dispositivo móvel. É apenas 15% da população. Ah… e 140 milhões preferem o sistema Android.
O Aeroporto de Dubai já é o segundo do mundo em movimentação aérea, perdendo apenas para Heathrow. A expectativa é que passe o aeroporto de Londres em alguns anos.
O Aeroporto de Beijing é o segundo mais movimentado em número de passageiros. Já já passa o campeão, o Aeroporto de Atlanta.
A Etihad tem 42 code-shares com empresas aéreas. E participação acionária em quatri companhias na Europa, África e Austrália.
A China assinou acordo com 45 países, cujos cidadão ficam isentos de visto para ficarem até 72 horas no país. O objetivo é estimular as viagens curtas de quem já está na região. A tendência é abrir ainda mais as portas ao mundo.
Mais de 80% da receita da HRG vem via fees cobradas dos clientes., falta investimento em pessoal no turismo. “As pessoas são nosso principal bem. Temos de investir em sua capacitação e valorização”.
Uma das sugestões ouvidas no encontro foi de buscar jovens nas faculdades e treiná-los na indústria de viagens e turismo desde cedo. “É preciso trazer os jovens para o turismo”, disse James Hogan, CEO da Etihad.
85% das viagens dos chineses são feitas na Ásia. Vistos repelem essem público.
70% dos passageiros da Etihad usam Abu Dhabi para atingir outros destinos.
A margem de lucro das companhias aéreas em todo o mundo foi de 1,2% em 2012. A previsão para 2013 é de 1,6%, se tudo correr bem. A Europa ainda é a maior preocupação.
A obsessão das empresas aéreas americanas por market-share acabou. Agora o que conta é a lucratvidade. E entregar um produto que o passageiro esteja disposto a consumir. Enquanto eles pagarem pelas taxas auxiliares (ancillaries), as empresas vão descobrir novos jeitos de cobrança e novas taxas.
25% da receita do Orbitz.com vem de aparelhos móveis (mobile e-commerce).
O turismo vai contribuir com US$ 10,5 trilhões para o PIB glbal em 20123. 10% do total. Um em cada dez empregados estará no turismo, totalizando 340 milhões de profissionais.
E, claro, a polêmica final. Uma visão bastante realista do negócio do agente de viagens (em geral…). O agente que continua brigando por preço, que quer competir com a OTA…ou vira OTA ou está fora do negócio. Não importa onde é mais barato e sim o que o agente vai oferecer a mais para que o passageiro pague por isso. Mais barato será no site da empresa aérea, na OTA, nas grandes redes… Se é esse o seu diferencial, no way. Mas se você tem algo a acrescentar, bem-vindo. Concorda? Discorda? Claro, a opinião é de um acadêmico, mas diria que não está tão longe da realidade. Até porque, como disse o presidente da HRG: “Nós analisamos dados para nossos clientes, gerenciamos sua conta de viagem, aconselhamos, pesquisamos, damos e desenvolvemos ferramentas… ah, sim… também emitimos bilhetes aéreos”. Mais claro, impossível.
Para David Radcliff, presidente da TMC
Oi Artur,
Adorei este post, afinal sou aquela que adora saber das novidades…Obrigada! Gostei principalmente quando voce colocou que a HRG acha que devemos pegar os jovens de universidade e treinar….Já fazemos isto aqui faz alguns anos na Academia, voce mesmo já presenciou e contrribuiu com uma palestra, lembra?! E no parágrafo final, sou completamente desta opinião o diferencial vira de como o TMC poderá ajudar o cliente a economizar e otimizar seu tempo através de gestão do seu negócio & prioridades para os viajantes e não os preços e compras de tkts que serão cada vez mais viabilizados através da tecnologia! Saudades de vôcê! bjkas,
Concordo plenamente!!!