Home do Blog » Dia a dia » UNINDO PONTINHOS
Dia a dia

UNINDO PONTINHOS

Terminado o Global Summit do WTTC em Abu Dhabi, colecionei alguns números e fatos que coloco a seguir, soltos, mas um bom analista saberá “juntar os pontinhos”, como naquela atividade infantil em que formamos figuras unindo os pontos (numerados ou não).

Ah, o Facebook, sempre ele. Mesmo com uma apresentação morna, o representante da rede no evento divulgou que as pessoas gastam 25% do tempo em que estão usando seu smartphone para interagir ou consultar o Facebook. É 10% mais que elas passam falando ao telefone ou mandando mensagens.

Ah, a China, sempre ela. A classe média emergente do país é de 300 milhões de pessoas. Mais que a população americana.

Na China, 200 milhões de pessoas acessam a internet por meio de um dispositivo móvel. É apenas 15% da população. Ah… e 140 milhões preferem o sistema Android.

O Aeroporto de Dubai já é o segundo do mundo em movimentação aérea, perdendo apenas para Heathrow. A expectativa é que passe o aeroporto de Londres em alguns anos.

O Aeroporto de Beijing é o segundo mais movimentado em número de passageiros. Já já passa o campeão, o Aeroporto de Atlanta.

A Etihad tem 42 code-shares com empresas aéreas. E participação acionária em quatri companhias na Europa, África e Austrália.

A China assinou acordo com 45 países, cujos cidadão ficam isentos de visto para ficarem até 72 horas no país. O objetivo é estimular as viagens curtas de quem já está na região. A tendência é abrir ainda mais as portas ao mundo.

Mais de 80% da receita da HRG vem via fees cobradas dos clientes., falta investimento em pessoal no turismo. “As pessoas são nosso principal bem. Temos de investir em sua capacitação e valorização”.

Uma das sugestões ouvidas no encontro foi de buscar jovens nas faculdades e treiná-los na indústria de viagens e turismo desde cedo. “É preciso trazer os jovens para o turismo”, disse James Hogan, CEO da Etihad.

85% das viagens dos chineses são feitas na Ásia. Vistos repelem essem público.

70% dos passageiros da Etihad usam Abu Dhabi para atingir outros destinos.

A margem de lucro das companhias aéreas em todo o mundo foi de 1,2% em 2012. A previsão para 2013 é de 1,6%, se tudo correr bem. A Europa ainda é a maior preocupação.

A obsessão das empresas aéreas americanas por market-share acabou. Agora o que conta é a lucratvidade. E entregar um produto que o passageiro esteja disposto a consumir. Enquanto eles pagarem pelas taxas auxiliares (ancillaries), as empresas vão descobrir novos jeitos de cobrança e novas taxas.

25% da receita do Orbitz.com vem de aparelhos móveis (mobile e-commerce).

O turismo vai contribuir com US$ 10,5 trilhões para o PIB glbal em 20123. 10% do total. Um em cada dez empregados estará no turismo, totalizando 340 milhões de profissionais.

E, claro, a polêmica final. Uma visão bastante realista do negócio do agente de viagens (em geral…). O agente que continua brigando por preço, que quer competir com a OTA…ou vira OTA ou está fora do negócio. Não importa onde é mais barato e sim o que o agente vai oferecer a mais para que o passageiro pague por isso. Mais barato será no site da empresa aérea, na OTA, nas grandes redes… Se é esse o seu diferencial, no way. Mas se você tem algo a acrescentar, bem-vindo. Concorda? Discorda? Claro, a opinião é de um acadêmico, mas diria que não está tão longe da realidade. Até porque, como disse o presidente da HRG: “Nós analisamos dados para nossos clientes, gerenciamos sua conta de viagem, aconselhamos, pesquisamos, damos e desenvolvemos ferramentas… ah, sim… também emitimos bilhetes aéreos”. Mais claro, impossível.

 

Para David Radcliff, presidente da TMC

 

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Oi Artur,

    Adorei este post, afinal sou aquela que adora saber das novidades…Obrigada! Gostei principalmente quando voce colocou que a HRG acha que devemos pegar os jovens de universidade e treinar….Já fazemos isto aqui faz alguns anos na Academia, voce mesmo já presenciou e contrribuiu com uma palestra, lembra?! E no parágrafo final, sou completamente desta opinião o diferencial vira de como o TMC poderá ajudar o cliente a economizar e otimizar seu tempo através de gestão do seu negócio & prioridades para os viajantes e não os preços e compras de tkts que serão cada vez mais viabilizados através da tecnologia! Saudades de vôcê! bjkas,

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes