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VAI EMENDAR OS FERIADOS DE 2017, PATRÃO?

Qual a sua posição?

 

No Brasil ainda em recesso, algumas questões sobre posicionamento voltam a me atormentar.

 

É uma época em que a grande imprensa está sedenta por notícia (qualquer notícia que atraia leitores), em que as redes sociais querem criar os primeiros memes do novo ano, em que os novos prefeitos ainda tomam conhecimento da encrenca, ops, das cidades que acabaram de assumir.

 

Uma das notícias do ano, desde o fim de 2016, na imprensa e nas redes sociais, é a quantidade de feriados de 2017. Os representantes do comércio, notadamente a Fecomercio de São Paulo e do Rio, olham para esses feriados com preocupação, pois se os shoppings e as praias ficam cheias, o comércio tradicional “perde vendas”. Ao menos as espontâneas, já que quem precisa mesmo comprar vai comprar antes ou depois do feriado, ou on-line. As vendas on-line, diga-se de passagem, não caíram no ano passado e devem continuar crescendo por um bom tempo. Inclusive nos feriados, dia ótimo para navegar por ofertas…

 

De qualquer forma criou-se um sentimento que a quantidade de feriados é ruim para o País, que não pode parar devido à crise econômica etc etc.

 

Mas o País não é apenas comércio e as Fecomercio sabem disso. E seus estudos, legítimos, fazem muito bem em defender o comércio. Mas e o Turismo? E a aviação? E o transporte rodoviário? E o comércio de destinos turístico? E a venda de artesanato? E a inclusão social de vários trabalhadores que dependem do fluxo turístico? E o emissivo? E as empresas que transitam dentro ou perto da indústria de Viagens e Turismo?

 

Caberia não à Fecomercio (mas ela poderia ajudar, já que muitas têm conselhos dedicados ao Turismo), mas sim a nossas entidades, ao Ministério do Turismo e aos secretários e dirigentes ligados a nossa indústria mostrar como esses feriados beneficiarão o País. É como se uma parte do agronegócio defendesse pouca chuva e outra muita chuva… Ou terrenos de um só tipo. Ou plantação de um só produto…

 

Faltou sim ao estudo das Fecomercio a inclusão do benefício dos feriados ao Turismo. Talvez a sugestão de os feriados de meio de semana serem transferidos para sexta ou segunda-feira pudesse ser reavaliada. Talvez o Turismo pudesse se posicionar mais. Defender mais o seu setor. Pois se o comércio sabe fazer lobby, contas e pesquisas, parabéns a ele, setor organizado e que sabe quanto vale.

 

E nós? Quem fala pelo Turismo?

 

Coube ao empresário Ricardo Roman, dono de um hotel no Guarujá e de uma empresa de representação, sair em defesa do setor.

 

(em tempo: a imagem acima é da capa do Jornal PANROTAS desta semana, que traz reportagem sobre as oportunidades dos feriados para quem vende viagens, e para quem quer viajar)

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Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

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Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

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