A revista Veja desta semana traz uma reportagem especial sobre O Mundo Mágico de Harry Potter (The Wizarding World of Harry Potter). Aliás, parêntese. Quem é que está dando nome a essas atrações da Universal Orlando. Nada de nomes simples, só frases imensas: Harry Potter and the Forbidden Journey – a atração do Mundo Mágico de Harry Potter; Hollywood Rip Ride Rockit (nunca vou conseguir decorar esse), a montanha-russa superlegal do Universal Studios…
Não entendo ainda por que em um parque chamado Ilhas de Aventura (Islands of Adventure) não nominar o mundo de Potter como mais uma ilha. A Veja já está chamando de parque mesmo, talvez influenciada pelo slogan “parque dentro do parque”. Enfim… Quem entendo o povo do Marketing, não é…?
Aliás, a matéria tem alguns errinhos de inromação (diz que serão 130 mil brasileiros em Orlando em julho, sendo que a previsão é para o país inteiro, coloca o parque Aquatica, do Sea World Parks, dentro de Walt Disney World…acho que é a velha confusão entre Orlando e Disney – talvez quem legendou as fotos não foi o autor da matéria), mas traz detalhes da nova atração, a Viagem Proibida. Pena que o tom seja tecnológico (estilo revista Superinteressante) e acaba desvendando os mistérios, dizendo que a impressão é cair de tantos metros, mas cai de menos, que a pedra não é pedra… Mas enfim, esse é o grande trundo da Universal, que pela primeira vez tem uma atração, um mundo inteiro repleto de magia e fãs ávidos por mais e mais e mais. Pelo visto conseguiram ultrapassar a tecnologia da atração do Homem Aranha, no mesmo parque…
A magia, até então, vivia no parque ao lado.
Ah sim: a Veja revela ainda que a Universal e a Warner investiram US$ 265 milhões no mundo de Potter.
E ainda: esdrúxulo foi ver o Alexandre Sampaio, VP da ABIH, sendo o entrevistado para falar de gastos de brasileiros no Exterior… Hein? Já o presidente da Abav, o Kaká, teve uma citação dizendo que brasileiro não vai a museu e quer visitar o máximo de atrações no mesmo dia.
Há ainda um comentário de que a CVC precisou fretar 19 aviões por causa da procura… na verdade, foi uma aposta, baseada na temporada passada e no crescimento dos brasileiros para os EUA (mais de um milhão este ano, segundo previsões do Departamento de Comércio do país). E pelo que se sabe…ainda há muitos lugares disponíveis nos tais fretamentos. Muitos mesmo.
Estreia dia 18. Harry Potter vai disputar atenção com a Copa do Mundo de 2010… O bruxinho leva a vantagem de que a Copa é só de quatro em quatro anos. E que ainda há dois filmes para serem lançados. Para fazer frente a Potter, talvez só os vampiros de Crepúsculo/Lua Nova/Eclipse. Veremos daqui a alguns anos um parque recriando esse mundo dos vampiros assépticos e bonzinhos? Não duvido.
O Artur, o Panrotas dando lições a Veja… simples de explicar: FOCO… vocês entendem de turismo como ninguém… abracos e sucesso!
Claudemir
É! Pesquisar muito é fundamental antes de publicar algo, até mesmo quando estamos em nossa zona de conforto, se não dá nisso.
Prezado Artur,
Parabéns pelos seus comentários e correções. Infelizmente temos que conviver com erros como os que você aponta em seu post. Seguimos na linha educativa, visando que as mensagens corretas sejam passadas ao mercado consumidor: O destino é Orlando e há 3 grupos distintos e independentes operando parques na região. Isto é básico.
Aproveito para deixar um pensamento: Que estas ocasiões onde a grande imprensa publica matérias de setores que dominamos com tantos erros, sirvam para exercitar nossa criticidade com relação a tudo aquilo que lemos, escutamos e assistimos, sobre temas que não fazem parte do dia a dia.
Abs,
Mauricio Alexandre
SeaWorld Parks & Entertainment
Artur, mais uma vez (e sem ser sempre repetitiva) parabens pelos comentarios.
Vou me ater apenas nos dados sobre o comportamento do turista brasileiro…chega a ser comico que “especialistas” do turismo falem de forma tao superficial e generalizem os habitos de viagem…
Enquanto o senso comum dominar, o Turismo nunca sera levado a serio e, portanto, nao alcancara uma posicao de destaque no desenvolvimento do pais.
Abraco!
Mariana
I am repeatedly to blogging and i in point of fact admire your gratify. The article has really peaks my interest. I’m going to bookmark your situate and retain read-through for brand pristine in mint condition information.