Laselva (livraria), Walmart (hipermercado), Peixe Urbano (compras coletivas), Bora Viagens (do Grupo Alatur)… Quatro empresas que lançaram há poucos dias suas OTAs. Agências de viagens on-line.
O que eles viram que outros não viram? Por que essas empresas decidiram abrir agências on-line e a maioria das agências off-line ainda relutam em ter um pé (ou o corpo todo) no mundo acelerado dos conectados ? Será que a Decolar.com dará espaço para eles? Será que eles precisam do espaço da Decolar.com? Ou há muito espaço ainda?
Aguardem mais OTAs em nosso mercado. Mas… o que acontecerão com elas? E com as off-line? Será que vem aí a McDonalds Viagens? A Marisa Viagens para Mulheres? A Avon Viagens? A Brahma Tours?
Depois de tudo isso, o que virá será tambem a MUNDO REAL VIAGENS.
Descobrirão que OTA é mercado para quem possui “banco de dados” para pescar os cliques no mouse e os buscadores impessoais de preço. Coisa exatamente para atacdistas de cliques e capitalistas que possas bancar a verba milionaria de links patrocinados e afins.
O agente off line, poderá se destacar, e marcar seu território, no “a la carte”, na venda corpo a corpo, que vende conhecimento, know how, e SEGURANÇA PESSOAL. Há mercado para todos!
Excelente comentário Oldemar!!! Totalmente de acordo!
E vamos falar sério, todos sabemos que a qualidade dos serviços turísticos nos últimos anos tiveram uma queda impressionante. Nunca vi tantos problemas com viajantes não tem tendo reserva mas com bilhete emitido, hotel não aceitando a entrada, outro ficar fechado para reforma desde junho e vender aptos normalmente para o período q estará fechado etc etc.
Não sou dos antigos no trade, vou completar 10 agora em novembro, porém 10 anos atras não tínhamos tantos problemas como existem agora. Estou percebendo um pequena mudança de habito de passageiros voltando as agências físicas por ter sofrido N problemas. Vc não gasta 5-10-15-50mil reais através de um site simplesmente. Uma coisa vc comprar um ipad e outra coisa vc comprar uma Lua de Mel! A ABAV pelo menos deveria cobrar mais sobre a qualidade de serviços e atendimento.
Mercado existe para todos, porem uma regulamentação séria é algo pra ontem
O primeiro contato cara a cara com o produto é fundamental para a compra. Como exemplo temos as concessionárias de veículos, onde os vendedores pedem para o cliente entrar no carro, para que ele sinta-se dono do veículo, sinta o cheiro de novo do carro e motive-se a fechar negócio. Com viagens não é diferente. Se o cliente senta-se em frente à um ótimo agente de viagens, simpático, atencioso e que surpreenda-o, nenhuma OTA será capaz de substituir tal atendimento. Na constante caça ao tesouro, os que mais lucrarão serão os que vendem as picaretas.
Agências de viagens físicas precisam direcionar o foco para a qualidade e jamais para a quantidade como fazem as OTAS. Qualidade não tem prazo de validade. Qualidade gera propaganda gratuita, sem necessidade de investimento em milhões com artistas etc. Encaro essa invasão das OTAS como algo positivo. Deixemos que eles mesmos pratiquem esse canibalismo virtual, pois estaremos de braços abertos para receber os internautas oprimidos.
Caros comentaristas de plantão,
Entendam que as OTA’s ganharam mercado por um simples fato: não é mais necessário agenciamento para viajar mundo afora. Os viajantes atuais buscam preços, facilidades (comprar tkts, hoteis, seguro, etc.. por volta das 23h, quando chegam em suas casas após trabalho e estudo). As agencias OTA’s vieram para suprir essa demanda de facilidades.
Os multi-canais de distribuição de passagens e hoteis crescem a cada dia por um simples motivo: as pessoas que compram não aceitam aguardar, não aceitam negociar, e muito menos não aceitam pagar sobretaxas (DU, fee, RAV. etc) para se ter um serviço… o novos brasileiros (nascidos a partir de 1985) não pagam a mais para ter serviços.. eles simplismente o fazem no site… ou seja, caros agentes de plantão, esqueçam passagens e hoteis…… foi-se o tempo em que era possível sobreviver de margens (e que margens! saudosa CO que pagava 6+50% em tarifas B2!!). A realidade de hoje é outra! Busquem alternativas, ou busquem outros segmentos! (o se seguro saúde será interessante daqui em diante, já que é regulamentado!)
Para quem presta serviço personalizado e de qualidade, sempre haverá mercado.
Cada um só mostra o que é, só dá o que tem, só faz o que pode.
Salve o Agente de Viagens .