Em quanto tempo as reviews do Trip Advisor vão virar meros adereços, como ocorreu com as famosas estrelas da Embratur? Afinal, nesse mundo relâmpago…
Na semana passada mais de 1,8 mil hotéis brasileiros receberam “certificado de excelência” da empresa, que diz usar um algoritmo próprio para chegar a esse resultado. Mas basicamente vem da opinião dos hóspedes.
Mil e oitocentos hotéis? É isso mesmo? Nem a Embratur distribuiu tantas estrelas, hein.
Só em São Paulo, 407 hotéis ganharam o certificado de excelência… No Rio, 366!!! Em Pernambuco, 88. Será que eu e minha amiga Helozinha somos muito exigentes?
O que é excelência, afinal? Quer dizer que estão acima da média, no topo do ranking ou que são exemplos de excelência segundo os padrões Trip Advisor?
Quem usou, gostou. É isso? Só isso mesmo? Ou tudo isso mesmo?
Enfim… não demorou um dia para recebermos dezenas de press releases dos hotéis “ungidos por Deus”. Sim, pois para os hotéis receber o certificado parece ter sido melhor que 100% de ocupação com tarifa balcão durante um ano seguido…
É tudo isso mesmo? É só isso mesmo?
Na era do consumidor se expondo e expondo os outros na internet, quanto tempo vai durar essa febre? E o povo que está pagando R$ 4 mil por dia em um apê no Rio? (ah isso é com o Airbnb… troquei as bolas).
Hotelaria ainda é localização e preço? Serviço e manutenção? Recomendação de profissionais e de amigos? Devemos confiar nos estranhos? Ou é como nos aplicativos de sexo? Sempre há um risco… que pode compensar ou não.
Eu sou muito fiel a marcas na hotelaria. Sim, pesquiso na internet quando não há marcas disponíveis. Sim, pergunto a quem já foi. Se olho as reviews? Às vezes sim, às vezes não… Sei que em tudo que envolve pessoas (atendimento, serviços), muito vai depender se ela está num bom dia e bem treinada e bem supervisionada… Mas as bad reviews me assustarão, com certeza. Me influenciarão mais que as boas, talvez…
Mas com 1,8 mil hotéis com certificado de excelência no Brasil… acho que é só fazer uni-duni-tê.
Será que minha cama receberia certificado de excelência? Ah não… isso é também na Airbnb… uma onda que já está ficando maior que o Tripadvisor… Ou não é tudo isso?
Você tem certificado de excelência? Seus concorrentes também… http://t.co/89HFoxkzUC
Caro Artur,
Eu costumo pensar que é como resposta de pesquisa de satisfação de passageiro, depois de uma viagem em grupo. A viagem foi a mesma para 48 pessoas e eu como Guia estava lá também. Mas as opiniões são assustadoramente diferentes em vários aspectos. Sinceramente vou te dizer que tipo de gente é mais confiável: as que escrevem melhor, com texto bem feito, sem erros de Português. Uma pesquisa dizendo que não gostou disso ou daquilo, tendo sido bem escrita dá muito mais credibilidade. Tenho “causos” de gargalhar de dar risada, ao ler pesquisas respondidas por gente “menos” culta e preparada. Mas ao viajar o tempo todo e como responsável por Grupos de Incentivo, tenho recebido cada vez mais pedidos formais de gerentes de Hotéis para que eu escreva um Review a favor do Hotel e me pedem para não deixar de mencionar que sou Guia de Turismo. Mais um excelente post, parabéns!!
Você tem certificado de excelência? Seus concorrentes também… http://t.co/ml5ISANfGR
Você tem certificado de excelência? Seus concorrentes também… http://t.co/SHfZIPueUi
Artur,
Acho que falta espaço no Brasil para tanta excelência. Se temos 1800 hotéis excelentes, então eu devo ter andado por outro país nos últimos anos, aff! Mas a verdade é que não confio muito nos comentários de usuários, pois são tão diversos e subjetivos quanto podem ser diversas e subjetivas as pessoas. Um dia vi uma avaliação negativa em um hotel de Berlin pelo fato do café da manhã ter poucos itens. Ora, como eu não tomo café da manhã, se o defeito for aquele, para mim o hotel classificado como medíocre pode ser excelente, não é? Foi só um exemplo, mas acho que é por aí. Ainda confio mais nos padrões das marcas conhecidas. O resto, bem, o resto é muito subjetivo, como subjetivos são os títulos de excelência.
Um abraço