Operadoras e principalmente consolidadoras não gostam muito de identificar os nomes das agências que premiam ou participam de seus eventos. A justificativa? A concorrência ir em cima e assediar seus maiores vendedores.
É um medo justificado? É uma informação que os concorrentes não têm? É insegurança? É falta de confiança no seu taco? Seria medo da falta de ética do mercado? Seria uma ilusão achar que a lei do mercado não chegará em sua empresa? É informação realmente confidencial?
Há 19 mil agências de viagens cadastradas no Ministério do Turismo. Sabemos que uma boa peneira limaria algumas milhares, pois até posto de gasolina e empresas de transporte estão lá como agências. Por outro lado, alguns milhares de profissionais independentes, ignorados pelas entidades, prestigiados pelos grandes fornecedores, estão aí, à margem das estatísticas. São nomes cobiçados e protegê-los pode ser uma arma. Mas… até quando?
O que você acha dessa prática? Particularmente acho exagerada, mas quem está no dia a dia da guerra por clientes é que sabe onde doem os calos…
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