Festa Nacional da Gastronomia, adicione em sua agenda.

Entre os dias 22 e 24 de setembro a França se transforma numa colossal festa gourmet.

Feiras, mercados, piqueniques, degustações gratuitas,  animações e banquetes públicos gigantes, entre outras ideias geniais e aparentemente deliciosas, animam o país e a cidade de Paris durante a “La Fête de la Gastronomie”.

Não somente porque a culinária francesa é parte do patrimônio mundial, mas sobretudo porque nós brasileiros somos tão “bons-de-garfo”, acho que as datas merecem entrar na agenda do agente de viagens e do turista brasileiro. Quem não curte uma feirinha ou a culinária gourmet?

Dentre as diversas atividades ligadas a “La Fête de la Gastronomie”, uma vai além do fim de semana, se estendendo do dia 19 de setembro ao dia 2 de outubro e merece menção especial

Com o lema “Seu convidado é nosso convidado”, mais de 1000 estabelecimentos na França e 150 restaurantes em Paris oferecem para 1 cardápio comprado 1 gratuito.

O evento concebido por Alain Ducasse é considerado como a festa nacional dos restaurantes e permite a população se deleitar descobrindo lugares míticos, grandes nomes ou novidades no ramo da culinária. O momento é ideal para ir a um restaurante estrelado ou no Jules Vernes, situado no topo da Torre Eiffel, levando um amigo e pagando “meia”.

Tous au Restaurant – site e lista de participantes

Ainda durante a “Fête de la Gastronomie”, dia 22 de setembro às 19 horas, grandes chefes estrelados participarão igualmente de um projeto em parceria com UberEats para entrega de refeições de alto padrão a 17,50 euros.

UberEats

Já no porto de Gros Caillou, Paris 75007 ( distrito 7), o Village International de la Gastronomie apresenta mais de 400 expositores e a cozinha de mais de 40 países diferentes. Para você ter uma ideia, a feira recebeu só no ano passado 25000 visitantes, serviu 35 000 pratos, ofereceu 40 cursos de culinária, 40 concertos e 1 desfile de carnaval. Entrada 4euros.

Village International de la Gastronomie

Se você está (como eu) com água na boca, mas não fez previsões para 2017, fique atento para as datas de 2018, teoricamente de 28 a 30 de setembro.

 

Paris 2024 em primeira mão

Paris e, sobretudo Anne Hidalgo & Emmanuel Macron estão em festa.  O Comitê Olímpico oficializou o que já era esperado, Paris acolherá os Jogos Olímpicos de 2024 e Los Angeles em 2028.

Vamos esperar que a ocasião gere mais ganhos que gastos.  Os projetos prometem um verdadeiro sucesso da operação.  Reformas e obras em toda periferia de Paris, restauração e promoção das áreas antigas e nobres da cidade. Ao contrário de muitas outras Olimpíadas, que ocasionam desperdício de verba e recursos, ouso crer que em Paris o evento será uma real oportunidade para aproveitar destas áreas periféricas em mal estado e construir a Grande Paris do futuro.

Os planos garantem melhorias para a cidade e sua população e Olimpíadas fantásticas, à altura do destino turístico que é a capital francesa.

Não perca o site de apresentação do evento:

Paris 2024 o Conceito em 3D

Paris 2024 mapa interativo   clique em Versalhes e Champs de Mars para imagens 3D