Foto Imagem Praça da Republica

Golpe na capital francesa?

Quase não há violência em Paris, não há roubo à mão armada ou agressões freqüentes. Paris pode ser considerada uma cidade bastante segura.

Porém, lembremos que Paris é uma cidade grande, extremamente turística. Além disso, a França está envolta de países mais pobres e culturalmente distintos. Então, como em várias cidades grandes do mundo, não estamos isentos de alguns aproveitadores no meio das multidões. Conheça os mais comuns golpes contra turistas aplicados em Paris e outras capitais européias.

  • O anel de ouro achado no chão: De repente, alguém encontra bem à sua frente um anel supostamente de ouro. Mostra-lhe indagando se o objeto lhe pertence. Uma vez que você nega a posse do anel, o felizardo afirma não poder fazer nada com esta preciosidade e insiste para que você fique com ela troca de algum dinheiro. Caso aconteça, ignore a pessoa sem pena!
  • Roupas de marca em um porta-malas: Mais um bom samaritano que perdeu a crachá de entrada da maior feira de moda de Paris e finalmente está vendendo seu estoque de grandes criadores no meio da rua para salvar o dia, o seu e o dele! Aproveite que o farol abriu e atravesse logo a rua.
  • O city tour gratuito da cidade: Tive a oportunidade de assistir uma reportagem a esse respeito. À medida que o tour avançava pela cidade, o pseudo guia aumentava o número de asneiras sem nenhum pudor. Para dar uma idéia, segundo o “guia” a pirâmide do Louvre teria sido construída para agradar uma amante egípcia de Jacques Chirac. No final, o famoso pedido de uma colaboração financeira lembra que o passeio é gratuito, mas que o guia apreciaria ser pago. Aliás, lembre-se desta história quando seu cliente contar que achou na internet um acompanhante baratinho para auxilia-lo durante sua visita a um destino turístico.
  • Batedores de carteira em lugares inesperados: para grande surpresa de muitos turistas, recintos fechados e pagantes não os resguardam da presença de batedores de carteira, pelo contrário. Sendo assim, no Louvre, nas grandes lojas ou nos barcos de cruzeiro do rio Sena, relaxe! Porém, tenha sempre seus documentos, dinheiro e cartões bem guardados, se possível no cofre do hotel ou em bolsa interna. Um amigo que trabalha no Louvre afirma que encontram dezenas de carteiras todas as semanas em vãos obscuros do museu.
  • Para quem não leu o artigo sobre as 10 coisas para não fazer em Paris, a última dica é sobre a assinatura de petições: crianças nunca andam sozinhas nas ruas da França, pelo menos crianças francesas. Então, quando aquele grupo de crianças chegar pedindo ajuda e que assine uma petição, lembre-se que mendicância cresce a medida que você participa. Criança deve estar na escola, que é obrigatória e gratuita para todos aqui. Esta mesma técnica de distração e a própria folha de petição servem muitas vezes para encobrir o roubo de um celular deixado indevidamente sem vigilância por um segundo, especialmente sobre as mesas de cafés.

Estes são golpes freqüentemente voltados para turistas, já conhecidos pelos parisienses, mas quem vive aqui também se sente lesado às vezes. Os sindicatos, as associações estudantis e até o patronado estão protestando fortemente porque não estão de acordo com a lei El Khomri e uma nova modalidade de contrato de trabalho, proposta do partido socialista. O golpe para os sindicatos, os estudantes e sobretudo para os participantes da Nuit de Bout, movimento contestador que dura várias semanas na Praça da República, leva o nome de 49.3. O número do artigo da constituição e sua alínea que permite ao governo forçar a passagem de uma lei sem votação no Senado. Uma tática considerada “musculosa” para adoção de uma polêmica lei trabalhista, como dizem os jornais daqui. O 49.3 foi utilizado esta semana pelo governo socialista criando muitos insatisfeitos. Resultado? Chamada de greve geral da CGT para área dos transportes, inclusive aéreos, quarta e quinta feira que vêm. Duro golpe para a democracia, diz a mídia européia.

Já num registro mais idílico, breves notícias à altura das belezas de Paris:

Começou dia 8 de maio a operação que transformou a Avenida Champs Elysées em uma grande alameda completamente pedestre um domingo ao mês. A novidade dá continuidade a um amplo projeto da municipalidade e da prefeita Anne Hidalgo de aumentar considerável e gradativamente as áreas pedestres da cidade. No link abaixo imagens

http://www.paris.fr/champselyseespietons

A 12ª edição da Noite Européia dos Museus, dia 21 de maio promete muita animação e descobertas em Paris. Além dos museus abertos durante a noite, escolas e diferentes comunidades são implicadas no projeto realizando atividades artísticas direcionadas para a juventude a e infância. No link a seguir a programação

Programa Noite Européia de Museus

O Festival Hip-Hop, que ocorrerá entre os dias 19 de junho e 3 de julho será a ocasião ideal para não somente apreciar a música e a dança Hip Hop, mas igualemente a ocasião de ideal para curtir um verdadeiro estilo de vida: concertos é claro, mas também a descoberta do resultado da ocupação de um edifício abandonado no centro de Paris, decorado completamente por grafiteiros conhecidos internacionalmente são algumas das propostas do evento. No link a seguir a programação

http://paris-hiphop.com/calendrier/

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

4 thoughts on “Golpe na capital francesa?

  1. Olá Silvinha, essa dicas são de suma importância para os nossos passageiros e procuro sempre manter nossos gerentes e vendedores informados sobre suas dicas. Isso ajuda bastante no ato do fechamento da venda, pois mostra ao cliente nossa preocupação can a segurança dele,

    Um grande abraço!!

    1. Oi querido Francisco
      Que bom saber que você acompanha nosso blog! Fico feliz em ler suas palavras e constatar que as dicas estão sendo úteis. Muito obrigada por seguir o blog e ter deixado seu comentário.
      Abração para você, Clara e todo seu pessoal

  2. Carlos Alberto
    Olá Silvia Helena. Bom dia.
    Primeiramente quero parabeniza-la pela iniciativa em compartilhar os golpes com o objetivo de precaver as pessoas. Parabéns pelo Blog.
    Recentemente, criei um projeto chamado AntiGolpe (www.antigolpe.com.br). Este projeto tem por objetivo reunir todos os golpes relacionados e direcionados a todas as pessoas, tanto no brasil como pessoas que desejam viajar para outros países e não conhecem alguns golpes praticados nos destinos turísticos. A ideia deste projeto é tratar a informação como ferramente de reconhecimento de golpes, golpistas e armadilhas do comercio. Vou adicionar seus golpes que você relatou que acontece na França no aplicativo e citar seu blog, além de divulgar seu blog na Fanpage AntiGolpe.
    Brazil/Minas Gerais/Belo Horizonte
    http://www.antigolpe.com.br

    1. Oi Carlos Alberto
      Como vai ? Obrigada por seguir o blog e deixar seu comentário.
      Nossa, você deve ter muito trabalho listando golpes. Haja animo! Deixo o link para nossos leitores e vou agora mesmo dar uma olhada.
      Feliz dia e mais uma vez obrigada por acompanhar o post e deixar comentário.Fico muito feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *