Você sabia?

A semana passada não consegui “postar” e escrever sobre as diversas atrações turísticas parisienses,  o clima político me manteve prisioneira de um estado inexplicável. Como a grande maioria dos cidadãos que vive aqui, estava segurando o fôlego.

Depois da tempestade, a calmaria. Sendo assim, o momento não poderia ser mais propício para compartilhar com você leitor um fato pouco conhecido sobre Paris e, no entanto extremamente interessante:

Você sabia que a origem histórica da divisão entre a esquerda e a direita na política encontra-se na localização geográfica que tomaram os partidos políticos na Assembléia Nacional de Paris em agosto de 1789?  Durante um debate, sobre o peso da autoridade real face ao poder da assembléia popular na futura constituição, deputados em prol do veto real (principalmente membros da nobreza e do clero) reagruparam-se à direita do Presidente da Assembléia Constituinte (posição relacionada ao uso dos lugares de honra). Enquanto adversários deste veto reuniram-se à esquerda sob o rótulo de “patriotas”.

Após a revolução esta clivagem foi instituída no sistema de assembléias por todo o país: de um lado, à direita,  contra revolucionários e favoráveis das causas reais, do outro lado, à esquerda, os liberais, principais herdeiros da Revolução francesa, das liberdades individuais e defensores do livre comércio, partidários de uma monarquia constitucional equilibrada. No meio, entre os dois extremos, o Centro ou os Constitucionais e os Independentes.

No decorrer dos séculos seguintes essa cultura política se espalhou pelo planeta. Um conceito que atravessou os mares, o tempo, veio construir minha visão política do mundo. Por esta razão, cada vez que vejo o prédio da Assembléia Nacional fico emocionada e penso o quanto isso é incrível. Paris é e sempre foi assim, um caldeirão de novas idéias !

Além de ser o berço deste paradigma extraordinário, o antigo palácio Bourbon está situado na magnífica Praça da Concordia, frente ao Obelisco de Luxor e a Igreja da Madeleine. O conjunto arquitetônico é também de tirar o fôlego, mas felizmente graças ao centrista (socialista? quem sabe?!) Macron, voltamos a respirar tranquilamente!

fotos Wikipédia

Post-Scriptum

O edifício Palais de Bourbon foi uma mansão privada, construída pela duquesa de Bourbon, filha de Louis XIV e Madame de Montespan em 1722.  A primeira reunião da Assembléia Nacional foi realizada em Versalhes, mudou-se para Paris pouco depois, quando o povo trouxe Luís XVI e sua família de Versalhes para a capital.

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

5 thoughts on “Você sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *