Gobee bicicleta livre serviço Paris

Agora ficou fácil pedalar em Paris

Uma novidade está colorindo de verde as ruas de Paris. Com sua cor fluorescente muito característica, as bicicletas Gobee apareceram subitamente pelas calçadas. Após uma estréia bem sucedida no mês de outubro em Lille e Reims, onde já somam mais de 400 bicicletas em cada cidade, quinhentas  bicicletas Gobee chegaram a Paris no decorrer de novembro. Eu não paro de vê-las para todos os lados.

Assim, a partir de agora, fica muito mais fácil pedalar na cidade. Fazendo o download do aplicativo Gobee através da Apple Store ou Google Play e pagando uma taxa de inscrição de 15€  qualquer pessoa já tem tudo que precisa para sair por ai em bicicleta.

Se o usuário, seja ele turista ou parisiense, não tropeçar em uma Gobee pelo caminho, fazendo uma busca no aplicativo Gobee logo encontrará à proximidade seu meio de transporte compartilhado. Uma vez achada sua Gobee basta scanear o código QR situado no guidão ou na parte traseira da bicicleta para desbloquear automaticamente o cadeado que prende a roda traseira.

Gobee trava na roda

Uma curiosidade: um GPS de controle e o dispositivo de bloqueio são alimentados por um pequeno painel solar fixado na “bike”.

Uma vez no seu destino o usuário apenas coloca o pé no chão, estaciona sua bicicleta em um local onde não vai interferir com o tráfego ou no estacionamento de bicicletas mais próximo e fecha manualmente a trava na roda de trás. Imediatamente ele recebe por e-mail uma notificação com o resumo de sua rota, assim como a fatura. O valor da utilização é de 50 centavos por cada meia hora de percurso.

E como se a surpresa verde não bastasse nesta mesma semana outra concorrente no ramo, desta vez amarela e cinza, também fez sua aparição: oBike. Mesmo sistema, porém sem taxa de adesão e o valor do aluguel é de 1 euro por hora de percurso. Ambas as empresas são chinesas e estão se implantando em diversas cidades européias, uma inovação que deve colaborar para uma mobilidade mais saudável, ecológica e lúdica, enfim, benéfica para todos.

oBike Paris
oBike

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

One thought on “Agora ficou fácil pedalar em Paris

  1. Muito interesante, ja notei essas bikes em alguns cantos da cidade, porém não sabia do que se tratava. Creio que o fato de tudo ser via aplicativo facilita o acesso tanto para moradores quanto para turistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *