A mais nova atração da Galeries Lafayette

Desde sua criação, a Galeries Lafayette sempre foi uma instituição inovadora. Antes mesmo de falarmos da nova atração e para você entender do que estamos falando exatamente, vale a pena dar uma volta ao passado deste verdadeiro monumento de Paris.

Em 1893, dois primos vindos da Alsácia, Alphonse Kahn e Théophile Bader se associam e adquirem um comércio de “novidades” no número 1, da Rua Lafayette, uma espécie de bazar de luxo . Assim, nasce a Galeries Lafayette.

Galeries Lafayette: a novidade na virada do século.

A direita o prédio principal onde surge a cúpula entre as ruas Lafayette e Morgador

Em outubro de 1912, com a compra de diversos comércios vizinhos, a loja é ampliada pelo arquiteto Ferdinand Chanut, conceptor também da famosa cúpula.

Este é o momento de aparição da Galeries Lafayette localizada atualmente entre as ruas Lafayette e Morgador, no Boulevard Haussmann.

1913 inovação não somente arquitetônica – Creche infantil para vendedoras da loja

Galeries Lafayette : um hino à Belle Époque  

Situada a quarenta e três metros de altura, a estrutura em metal da nova cúpula se apoia em dez pilares do então inovador material chamado concreto, dispostos em plano circular a partir do térreo da loja.

Louis Majorelle , reconhecido artista decorador da Belle Époque  e mestre no estilo Art Nouveau  projeta em seu ateliê siderúrgico as varandas e uma escadaria monumental, da qual hoje resta uma lembrança comemorativa.

Impressão 1920. Bibliothèque historique de la Ville de Paris.

Quanto aos maravilhosos vitrais, eles são obra do grande mestre Jacques Gruber.

Galeries Lafayette : uma atração incrível

Com a instalação temporária de uma nova passarela de 9 metros de comprimento, suspensa a 16 metros de altura, a Galeries Lafayette oferece ao seu visitante uma oportunidade de estar no meio da histórica e impressionante cúpula.


A quantidade de detalhes decorativos e a beleza são encantadores.

Visitar a Galeries Lafayette, além de desvendar as melhores tendências da moda e acessórios, oferece agora um momento inédito de diversão e admiração da história, elegância e estilo de vida à francesa.

O evento é temporário, mas a data para termino ainda não foi comunicada.

Acesso à passarela a partir do 3º piso da loja principal.

A grande loja oferece igualmente serviços de “detaxe”, desfiles de moda, assim como cursos de confecção dos renomados docinhos chamados macarrons tanto para adultos como para famílias.

Aberta de segunda a sábado das 10h às 20h
e, aos domingos, das 11h30 às 19h30.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

2 thoughts on “A mais nova atração da Galeries Lafayette

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *